Buscar

Questões de Biologia Vegetal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201607193254)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O floema é o tecido vegetal que é responsável
		
	
	pela sustentação do vegetal.
	 
	pelo transporte de água e de sais minerais por todo o vegetal.
	 
	pelo transporte de substâncias orgânicas como a sacarose por todo o vegetal.
	
	pelo revestimento do vegetal, formando a camada mais externa.
	
	pela fotossíntese e síntese de móleculas orgânicas no vegetal.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607846160)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o sistema de classificação dos seres vivos julgue os seguintes itens: I - Fanerógamas são plantas que não apresentam flores. II- O nível mais próximo de parentesco entre duas espécie é o gênero. III - Briófitas são exemplos de plantas traqueófitas. IV- A sistemática vegetal agrupar plantas dentro de um sistema, levando em consideração suas características morfológicas externas, suas relações genéticas e suas afinidades.
		
	
	II e V estão corretas
	 
	II e IV estão corretas
	
	I, II, III estão corretas
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	Apenas I está correta.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607761792)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As restingas e os campos de altitude são dois ambientes da Mata Atlântica que impõem condições abióticas extremas às plantas que neles vivem. Os campos de altitude são regiões acima de 1800m de altitude, em montanhas da Mata Atlântica. Essas regiões apresentam características climáticas peculiares, com inverno extremamente seco e frio, com temperaturas variando entre 15°C e -8°C. O verão tem alta incidência de radiação UV, e é muito chuvoso e quente, com temperaturas variando entre 15°C e 30°C. As restingas sofrem influência direta do Oceano Atlântico, e apresentam verão chuvoso, com temperaturas que variam de 20°C a 40°C, enquanto o inverno tem pouca chuva e as temperaturas variam de 15°C a 23°C. Outro fator abiótico importante que influencia a vegetação das restingas é a alta salinidade do solo e da água disponível. Com situações tão extremas, nos campos de altitude são encontradas altas taxas de endemismo, isto é, ocorrência de plantas que só são encontradas lá. Nas restingas, ambientes mais recentes, as taxas de endemismo são relativamente mais baixas. As plantas medicinais endêmicas dos campos de altitude ou das restingas sobrevivem àquelas condições ambientais, graças à sua capacidade fisiológica de responder quimicamente às pressões impostas pelo ambiente. Neste sentido, é possível inferir que as qualidades químicas de plantas provenientes dos dois ambientes devem ser diferentes, já que as pressões que sofrem são diferentes.
		
	
	Toda planta medicinal endêmica dos campos de altitude sobrevive, quando plantada nas restingas, porque em seu ambiente sofre pressões mais severas.
	 
	As plantas medicinais endêmicas dos campos de altitude ou das restingas não devem sobreviver, quando trocadas entre estes ambientes, porque não são capazes de responder quimicamente a todas as pressões.
	
	Toda planta medicinal endêmica das restingas sobrevive, quando plantada nos campos de altitude, porque lá não há a salinidade, principal pressão sofrida pela vegetação.
	
	Somente as plantas medicinais de campos de altitude ou de restingas são capazes de sobreviver, se trocadas de ambiente, uma vez que só elas têm a capacidade de responder quimicamente, através dos fitocomplexos. As demais plantas não produzem fitocomplexos.
	
	As plantas medicinais endêmicas dos campos de altitude ou das restingas sobrevivem em qualquer ambiente, já que são capazes de responder quimicamente da mesma forma, a qualquer tipo de pressão do ambiente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607794988)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale uma das funções relacionadas ao vacúolo
		
	
	nenhuma alternativa correta
	 
	armazenamento de substâncias ergásticas e controle osmótico.
	
	síntese da celulose
	
	fotossíntese
	
	armazenamento de amido
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607795583)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	João e Maria escreveram seus nomes no tronco de uma árvore quando começaram o namoro, a 1,20m do chão. O tempo passou, o casou casou-se, teve filhos e quando fizeram 25 anos de casados, voltaram ao mesmo local e lá estava a árvore, no mesmo lugar, com 15m de altura. Eles ficaram surpresos de ver que os nomes estavam na mesma altura onde tinham escrito décadas atrás. Considerando-se o desenvolvimento das plantas, marque a opção que explica corretamente porque os nomes estão na mesmma altura, pós 25 anos.
		
	
	Os nomes permanecem na mesma altura porque quando as árvores atingem 5m de altura, a casca não acompanha mais o crescimetno do restante do corpo da planta, ficando parada no mesmo lugar.
	
	Os nomes permanecem na mesma altura porque os caules têm um crescimento definido e, quando o casal escreveu os nomes, o caule já tinha parado de crescer.
	 
	Os nomes permanecem na mesma altura porque o crescimento em altura das plantas ocorre apenas nos ápices, através da ação dos meristemas primários. As regiões das árvores abaixo do ápice estão com seus tecidos definitivos diferenciados e só haverá crescimento em espessura.
	
	Os nomes permanecem na mesma altura porque quando as árvores atingem 5m de altura, o crescimento primário termina e começa o crescimento secundário apenas.
	
	Os nomes permanecem na mesma altura porque os vegetais têm um crescimento definido e, quando o casal escreveu os nomes, a árvore já tinha parado de crescer.

Continue navegando