Buscar

trabalho Rotulagem Ambiental (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ROTULAGEM AMBIENTAL 
DISCENTES: CRISTINA BIENERT DE LIMA E TIAGO FASSINA ALVES
DISCIPLINA: ENA215 - GESTÃO AMBIENTAL
PROFESSORA: JULIANA FERREIRA SOARES
 SANTA MARIA/RS, 20 DE ABRIL DE 2017
Rotulagem ambiental é um método de certificação de produtos propício ao uso, os quais apresentam menor impacto no meio ambiente em relação a outro produtos semelhantes disponíveis no mercado;
É praticada no mundo inteiro;
Também conhecido como Selo Verde;
 Introdução
A rotulagem ambiental tem por objetivo favorecer a evolução da Qualidade Ambiental de produtos de modo a torná-los menos agressivos ao meio ambiente, além de desempenhar suas funções com alta qualidade, consumindo o mínimo possível de recursos naturais.
Estes produtos também não podem conter nenhuma substância que possa ser perigosa ao meio ambiente ou à saúde humana quando forem utilizados.
 Objetivo
Em 1977, na Alemanha o primeiro país a implementar um programa de Rotulagem Ambiental nacional para produtos – Blue Angel, que serviu de modelo para muitos outros países; 
Incentivando outros países a criarem seu próprio programa de rotulagem, são eles: Canadá (1988), Japão (1989), Estados Unidos (1990) e Singapura (1992);
No Brasil existe O Rótulo Ecológico ABNT, o qual foi apresentado em 2008 e segue critérios internacionais de sustentabilidade definidos pela Global Ecolabelling Network (GEN), porém no Brasil é 	representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 Histórico 
 GEN é uma entidade sem fins lucrativos que organiza e promove a rotulagem ambiental tipo I 
 e a regulamentação desse rótulo está na norma NBR ISO 14024
4
A rotulagem ambiental foi normalizada pela ISO somente no final da década de 90 por meio da série de normas ISO 14020 relativas a rotulagem ambiental:
ISO 14020:2002- Rótulos e declarações ambientais princípios gerais
ISO14021:2004- Rotulagem tipo II 
 (Autodeclarações- diretrizes e definição e uso de termos)
ISO14024:2004- Rotulagem tipo I
 (Certificação com abordagem qualitativa da ACV)
ISO14025:2004-Rotulagem tipo III
 (declaração com abordagem quantitativa da ACV)
ACV – Análise do Ciclo de Vida
5
 Rótulo Ambiental Tipo I: Conhecido como “selo verde” tem por objetivo reduzir os impactos ambientais da categoria de produto selecionado. O selo verde consiste em um símbolo impresso no rótulo da embalagem e é concedido por um programa de terceira parte (normalmente um órgão de certificação nacional, que no caso do Brasil e a ABNT) que fornece uma licença autorizando o uso do rótulo ambiental.
Figura 1 – Exemplos de rótulo ambiental tipo I
6
 Rótulo Ambiental Tipo II: Declaração de cunho ambiental que a empresa divulga no rótulo das embalagens de seus produtos e que fazem referências ao desempenho ambiental do produto, como por exemplo “reciclável”, “consumo de energia reduzido”. As autodeclarações foram normalizadas pela ISO com o objetivo de evitar o uso de expressões indefinidas, tal como “produto verde”.
Figura 2 – Exemplo de rótulo ambiental tipo II
7
 Rótulo Ambiental Tipo III: Contém uma série de dados ambientais quantitativos baseados em estudos de Análise do Ciclo de Vida (ACV) desenvolvidos por terceira parte especificamente para o produto em questão, devendo ser submetido a uma revisão crítica. Por ser complexo, este rótulo tende a ser mais aplicado em relações comerciais ao invés de ser divulgado ao público em geral.
Figura 3 e 4 – Exemplos de rótulo ambiental tipo III
8
 Plásticos
Figura 5 – Rotulagem ambiental tipo III em embalagens de plástico
 Alumínio
Figura 6 – Rotulagem ambiental tipo III em embalagens de alumínio
 Aço
Figura 7 - Rotulagem ambiental tipo III em embalagens de aço
 Longa Vida
Figura 8 - Rotulagem ambiental tipo III em embalagens de longa vida
 Vidro
Figura 9 - Rotulagem ambiental tipo III em embalagens de vidro 
 
 Lixo Comum
Figura 10 - Rotulagem ambiental tipo III de embalagens com lixo comum 
Rotulagem tipo II e simbologia 
 Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=9Bb5YALGjHc
O selo tem seu papel de importância junto ao consumidor e no ato de se efetiva uma compra, pois os consumidores acreditam no selo como algo que contribui para agregar informações verdadeiras e confiáveis e comprova também a qualidade do produto.
A rotulagem ambiental, mostra-se como uma maneira dos consumidores estarem informados da ações de preservação das empresas para com relação a seus produtos. Esta relação de informação e de suma importância pois científica o consumidor ao mesmo tempo que divulga a empresa como sendo preocupada com o lado ambiental.
 Conclusão
NBR ISO 14001:2004
ENCICLO, Soluções Sustentáveis. Disponível em: <http://blog.enciclo.com.br/5-selos-ambientais-que-voce-precisa-conhecer/>. Acesso em: 17 abr. 2017.
FOELKEL, C. Disponível em:< http://www.celso-foelkel.com.br/artigos/Palestras/RotulagemAmbiental/02_Conceitos%20b%E1sicos%20eco-label_Celso_Foelkel.pdf>. Acesso em: 19 abr. 2017.
Inmetro cria programa de rotulagem ambiental. 2’’15’. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9Bb5YALGjHc>. Acesso em: 19 abr. 2017
GUÉRON, A. L. Rotulagem e certificação ambiental: Uma base para subsidiar a análise da certificação florestal no brasil. In: Tese submetida ao corpo docente da coordenação dos programas de pós-graduação de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2003,109 p.
GONÇALVES, P. Rotulagem Ambiental. Disponível em: <https://rumoaqualidade.files.wordpress.com/2010/06/rotulagem-ambiental.pdf>. Acesso em: 30 abr 2017.
Associação Brasileira de Normas Técnicas. Disponível em: <http://www.abntonline.com.br.>. Acesso em: 15 abr. 2017.
SANTOS, S. R. Programas de rotulagem ambiental. In:Programa de pós-graduação em engenharia de produção, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil, 8 p.
 Bibliografia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais