Buscar

direito tributario

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I
Aluno: Alex Fernandes da Costa 
Matrícula: 201401388752
Aula 03 Caso Concreto 
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, no ano de 2014, aplicou multas no valor total de R$278.000,00 a 69 prefeituras por descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Estas prefeituras deixaram de encaminhar no prazo legal àquele Tribunal o Relatório de Gestão Fiscal, o Relatório Resumido de Gestão Orçamentária e o Comparativo das Metas Bimestrais de arrecadação. Neste sentido, considerando a natureza do Tribunal de Contas e as regras da Lei de Responsabilidade fiscal, responda:
1) A aplicação de multas do Tribunal de Contas é ato regular? 
RESPOSTA: Sim, pois o Tribunal de Contas é órgão do Estado, responsável por fazer a avaliação técnica das contas públicas. Em função disso, como órgão de controle externo possui atribuições para aplicar sanções pelos descumprimento das regras constitucionais e da lei de responsabilidade fiscal, em relação aqueles que exercem a gestão de contas publicas. Aplicação de multas estar prevista no artigo 71, inciso VIII, da CF. desta forma possui autoridade para aplicar multas e sanções para os que descumprem as regras constitucionais de responsabilidade fiscal. 
2) Estas multas podem ser questionadas perante o Poder Judiciário, ou já se encontram alcançadas pela coisa julgada? 
RESPOSTA: Estas multas aplicadas pelo Tribunal de Contas resultam em documento que terá eficácia de titulo executivo, na forma do art 71, §3°da CF/88, porém uma vez que o Tribunal de Contas não exerce Jurisdição do Estado com atributo de definitividade, podem sim ser questionadas judicialmente.
3) Independente da solução aplicada pelo Tribunal de Contas, qual é o princípio contido na Lei de Responsabilidade Fiscal relacionado com os relatórios exigidos?
RESPOSTA: O caso em tela decorre de aplicação do Princípio da Transparência, que se encontra no art 48 e seguintes da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Questão objetiva - O Tribunal de Contas
( ) d. não integra nenhum dos Poderes, condição assegurada por cláusula pétrea constitucional.

Outros materiais