Buscar

anatomia, sistema muscular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O sistema muscular é composto por músculos lisos, estriados esqueléticos e estriados cardíacos. Os músculos são tecidos cujas células ou fibras musculares possuem a propriedade de contratilidade e de produção de movimentos e as fibras musculares são controladas pelo sistema nervoso, que é encarregado de receber a informação e respondê-la. O mesmo tem como função o movimento do corpo, gerar calor, fornecer estabilização, regular o volume dos órgãos e auxiliar a circulação de fluidos corporais; também tem como característica a contratilidade (a capacidade de se encurtar ou contrair), a extensibilidade (capacidade de distensão), excitabilidade (capacidade de responder a estímulos) e a elasticidade (capacidade em voltar a sua forma original depois da contração ou relaxamento). 
INTRO
O sistema muscular é composto por células ou fibras musculares, que são estruturas alongadas e fusiformes altamente especializadas na contração e relaxamento sendo controladas pelo sistema nervoso, que é encarregado de receber as informações e respondê-las. As fibras musculares agrupam-se em feixes para formar os músculos, que se encontram fixados em suas extremidades. O mesmo tem como função o movimento do corpo, gerar calor, fornecer estabilização, regular o volume dos órgãos e auxiliar a circulação de fluidos corporais; também tem como característica a contratilidade, a extensibilidade, excitabilidade e a elasticidade. Existem três tipos de músculos: o músculo liso e os músculos estriados esqueléticos e estriados cardíacos.
O sistema articular é formado pelas articulações e seus ligamentos associados que representam a união/ligação entre ossos ou entre ossos e cartilagens nos diferentes segmentos corporais, permitindo mobilidade e conferindo funcionalidade a um determinado indivíduo. Podemos classificar as articulações em: sinartrose, anfiartrose e diartrose e de acordo com o tipo de tecido entre as peças, as articulações podem ser classificadas em 3 grandes grupos: as fibrosas (sinartroses), as cartilaginosas (anfiartroses) e as sinoviais (diartroses).

Continue navegando