Buscar

Atividade Discursiva Ava Fundamentos Históricos do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva 
Os Direitos Humanos foram escritos sobre os impactos das atrocidades acontecidas na Segunda Guerra Mundial. As revelações das desumanidades da guerra só foram reveladas após o seu fim, fazendo com que em 1948 fosse escrito a Declaração Universal de Direitos Humanos.
A Declaração representa, em âmbito universal, o reconhecimento dos valores da liberdade,  da igualdade e da fraternidade entre os homens. O grande mecanismo que impulsionou o processo de proteção dos direitos humanos possui dois tipos de instrumentos, os gerais e os especiais. Falando nesses instrumentos gerais, estamos nos referindo àqueles que integram a Carta Internacional de Direitos Humanos, que é formada pelo Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais. São gerais, pois estão direcionadas a todas as pessoas, sem nenhuma distinção.
A Organização dos Estados Americanos (OEA), no livre exercício de suas próprias soberanias estruturaram um sistema regional de incentivo e proteção dos direitos humanos. A Comissão tem por função a defesa dos direitos humanos. Para alcançar tal feito formulam-se recomendações aos governos dos Estados membros para prepararem estudos ou relatórios contendo informações sobre as medidas que adotarem sobre ocorridos que necessitam da ação dos direitos humanos.
A consagração da Carta da OEA foi conquistada do reconhecimento da existência de uma democracia solidária na América e a consequente adesão das Repúblicas Americanas aos princípios do direito internacional. Seu texto é amplo e liberal, estabelecendo que o direito de cada homem seja determinado pelo direito do outro e que a proteção internacional destes direitos deveria servir de guia ao direito americano em evolução.

Continue navegando