Buscar

INDICADORES E AGENDA 21

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A sustentabilidade é algo que não pode ser obtido instantaneamente, ela é um processo de mudança, de aperfeiçoamento constante e de transformação estrutural que deve ter a participação da população como um todo, e a consideração de suas diferentes dimensões.
Para termos um devaneio de tudo que vem acontecendo mundialmente é preciso ter conhecimentos de diversos aspectos que ocorrem em nosso dia a dia e para isso foram criados indicadores que nos permitem ter uma visão ampla de tudo que ocorre em nosso país.
Os indicadores de desenvolvimentos sustentável elaborado pelo IBGE nada mais é do que um parâmetro com a função de descrever um estado ou uma resposta dos fenômenos que ocorrem em um meio. Eles servem para representar uma forma de percepção de nossa realidade.
Esses indicadores facilitam nossa visão, traduzindo o estado de nosso ambiente através de aspectos socioeconômicos, culturais, econômicos, políticos e demográficos. Mediante a esses feitios somos subsidiados aos processos de etapas de uma determinada empresa, seja em seu planejamento, implantação e principalmente envolvimento com os recursos naturais e ambientais. 
Portanto, s indicadores do IBGE apresentam um panorama abrangente dos principais temas relacionados ao desenvolvimento sustentável no Brasil.
Já a Agenda 21 é vista como um plano de ação formulado internacionalmente para ser adotado em escala global, ou seja, é ela quem estabelece diretrizes para tais mudanças no crescimento global, tendo em conjuntura e participação do governo e sociedade civil.
Adiante, ela pode ser construída em municípios ou qualquer território como bacias hidrográficas, regiões metropolitanas e etc.
Sendo assim, a Agenda 21 é um instrumento fundamental para a construção da democracia participativa e da cidadania ativa de um País.

Outros materiais