Buscar

PROVA de metodologia e pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RGM:
 
11171102863
Nome do aluno:
 
Jéssica Garcia
Disciplina: 
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTIFICA
 EAD -PROFA ADRIANA TOMA
– 2º Semestre de 2017
Período:
 
 
2°
Turma:
MC - T10
Data:
14
/10/2017
PROVA – M1
Questão 1
Nesse contexto de trabalho de conclusão do curso a elaboração do conteúdo adequada é aquela seguindo o senso comum ou conhecimento científico? Diferencie ambos.
A elaboração do conteúdo deverá ser aquela seguindo o conhecimento científico. Pois o conhecimento científico, é um tipo de saber sólido, não composto por especulações, é sistematizado (contém formas rigorosas de metodologia, investigação e linguagem. Já senso comum, é um tipo de conhecimento passado de geração para geração, e não possui base sólida para suas afirmações, ou seja, nenhuma forma de comprovação de sua veracidade.
Questão 2
Para que o trabalho científico seja construído é importante que aja a um questionamento inicial, sendo ele o tema geral de estudo. O pesquisador inicia, assim, o planejamento de seu estudo, do qual resultará um projeto de pesquisa. Que perguntas são elaboradas e devem ser respondidas ao longo da pesquisa? Cite pelo menos 5.
O pesquisador utiliza-se de várias perguntas para facilitar o planejamento e dar o pontapé inicial do trabalho de pesquisa, dentre elas podemos citar: 
“Como fazer?”, usada para se definir qual metodologia será utilizada; 
“Para que fazer?”, usada para definir os propósitos do estudo; 
“O que fazer?”, usada para definir um tema e um problema;
“Onde fazer?”, usada para definir o local de pesquisa; e
“Com que fazer?”, usada para definir que recursos usar.
Questão 3
Após escolha do tema do trabalho a ser desenvolvido, o aluno e o orientador abordarão o problema, de maneiras distintas, podendo a pesquisa ser classificada como quantitativa ou qualitativa. Diferencie ambas.
A pesquisa qualitativa, é um tipo de pesquisa que não pode ser traduzida em números, ou seja, ela leva em conta aspectos mais subjetivos dos seres humanos e das coisas, onde o pesquisador participa diretamente da pesquisa e o entrevistado tem mais liberdade para responder da forma que quiser; é feita por meio de relatórios escritos pelo pesquisador, contendo as análises do objeto de estudo. Por outro lado, a pesquisa quantitativa é aquela que pode ser medida, ou seja, traduzida em meros números (estatísticas e porcentagens, pois faz-se uso de todos esses meios para se chegar a uma conclusão), geralmente é feita por meio de questionários fechados, generalizando-se os dados obtidos.
Questão 4
No dia da apresentação do trabalho, certo professor da banca de avaliadores identificou como familiar certos trechos do trabalho e questionou o aluno sobre isso e sobre a ausência de referência. O graduando se mostrou muito nervoso e não conseguiu esconder um erro grave na pesquisa científica que pode gerar processo e destruir carreiras. Que erro foi esse? Cite 3 maneiras de evitá-lo.
O erro cometido foi o plágio. Podemos aqui citar 3 maneiras simples de o evitar:
Primeiramente entender o que pesquisou é fundamental, já que assim as ideias obtidas seram mais universais e claras, facilitando o registro dos resultados e etc;
Em segundo lugar, reservar mais tempo para a sua pesquisa também é uma das maneiras, já que assim você administra melhor e otimiza seu tempo, tendo assim um período maior para registrar suas ideias;
E por último, confiar em si mesmo é essencial, pois assim o graduando não vê necessidade em copiar ideias que não lhe pertencem.
Questão 5
Vários são os tipos de plágio. Baseado nas suas leituras, cite e explique pelo menos 3 deles.
Podemos citar aqui: 
O plágio direto, o plágio parcial e o plágio mosaico. O primeiro, consiste no autor copiar palavra a palavra de um texto, sem ao autor fazer menção ou deixar claro que o trecho é uma citação. O segundo consiste no autor copiar vários trechos do mesmo ou de diferentes autores sem dizer que é uma citação citar as obras. E terceiro se dá quando o autor não copia completamente o texto, mas faz uso muito parecido do conteúdo original e usa-se de paráfrases sem colocar as referências ao dono do texto.

Outros materiais