Buscar

Resumo hematologia clínica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

- O hemograma consiste no estudo qualitativo (morfológico), e quantitativo das células sanguíneas. A partir da análise morfológica podemos avaliar o estado de saúde e doença de cada paciente, permitindo conclusões diagnósticas e prognósticas de inúmeras patologias. Para que isto seja possível, é importante saber aspectos da hematologia, transpor para o hemograma e passar as informações pertinentes de forma correta ao médico.
- RDW é a amplitude de distribuição do volume corpuscular dos eritrócitos. Avalia, junto ao histograma de volume eritróide, a heterogeneidade volumétrica das populações eritróides, ou seja, avalia a presença de anisocitose. Pode ser expresso pela seguinte fórmula: DP do histograma/VCM= RDW
- Os neutrófilos, durante a granulopoese, passam por diferentes compartimentos anatômicos e funcionais. São eles:
	Compartimento medular de formação, que pode ser subdividido em duas fases, a de proliferação, e a de maturação. Na fase de proliferação são encontradas células-tronco pluripotentes, mieloblasto, pró-mielócito e mielócito; e na fase de maturação encontram-se os metamielócitos e bastonetes.
	Compartimento medular de reserva, onde são encontrados neutrófilos segmentados e poucos bastonetes.
	Compartimento circulante (plasma), onde os neutrófilos segmentados ficam suspensos até serem recrutados para o tecido (diapedese). Podem ser encontrados alguns bastonetes ainda em maturação quando a demanda por neutrófilos aumenta.
	Compartimento marginado (endotélio vascular), onde os neutrófilos começam o processo de diapedese, e através de integrinas e adesinas ficam aderidos ao endotélio.
	Tecido conjuntivo, onde os neutrófilos segmentados são ativados, atuam como fagócitos e sofrem hemocaterese por macrófagos. 
-A neutrofilia por estimulação medular ocorre, inicialmente, frente a resposta inflamatória, que estimula a liberação de neutrófilos presentes no compartimento medular de reserva. Entretanto, há também a neutrofilia consequente da liberação do pool marginado para o compartimento circulante, e este processo pode se dar através de estimulação hormonal, como liberação de adrenalina durante o estresse, e por estimulação de corticosteróides durante processo inflamatório.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando