Buscar

Relato de experiências..docx 01

Prévia do material em texto

Alunas: 
Franciele Aparecida Bueno RU: 1028133
Sonia Araújo RU: 
PAP Telêmaco Borba PR
Introdução
 O ensino a distância surgiu em decorrência da necessidade social de proporcionar educação aos segmentos da população não adequadamente servidos pelo sistema tradicional de ensino. Eles podem ter um papel complementar ou paralelo aos programas do sistema tradicional de ensino. Por vezes, são a única oportunidade de estudos oferecida a adultos engajados na força de trabalho e às donas de casa, que não podem deixar crianças e outras obrigações familiares para frequentarem cursos totalmente presencias que requerem frequência obrigatória e cujos professores, nem sempre estão preparados para atender às necessidades do estudante adulto.
 É nessa perspectiva que se apresentam os elementos constitutivos de uma nova ferramenta para democratização do ensino superior no Brasil. Mesmo que, ainda em fase de adaptação, estes trazem benefícios para uma grande parte da população, no entanto, por ser uma experiência nova, também deixa alguns reflexos na educação, principalmente daquele profissional que busca apenas um diploma de curso superior, deixando de lado a busca pelo conhecimento. Sabendo que esta busca independe de uma universidade à distância ou com aulas regulares. O bom desempenho da instituição também depende do aluno. Um dos exemplos são as provas do ENADE, onde muitas instituições ficam com notas baixas, mas são os alunos, achando que estão protestando contra algo só contribuem para que sua universidade seja vista como uma instituição de baixa qualidade. Enquanto outras conseguem boas notas.
 O problema surge em decorrência das discussões de teóricos que criticam a Educação à Distância (EAD) e aqueles que veem uma oportunidade de ensino para quem nunca tiveram esta chance de estarem em um curso superior, apoiando-se nesses debates, tentaremos mostrar aqui o equilíbrio entre o presencial e o virtual.
Relato sobre a nossa Trajetória Acadêmica
 Gostaria de compartilhar com vocês a nossa própria experiência no Ensino a Distância.
 Durante o período, aprendemos muito e percebemos que o ensino aprendizagem á distancia não tem muita diferença do presencial, pois exige de nós, o mesmo compromisso e responsabilidade de um curso presencial.
 Falta de tempo - uma das características da nossa sociedade neste fim do milênio tem sido causa de inúmeros males paradoxalmente alavancadores de avanços incríveis em muitos setores da vida do homem - trata-se da questão do uso do tempo - Dessa forma, a educação a distância possibilita uma certa flexibilidade - dependente das linhas didáticas e metodológicas adotadas - na administração do tempo de estudo e das respostas aos estímulos da busca do saber. Como o aluno, em geral, tem essa administração mais centrada em suas possibilidades e interesses, a questão de aproveitamento do tempo pode ser melhor equacionada;
 Distância - outra das motivações que nos impelem a utilização destas metodologias de trabalho que se desvinculam das necessidades presenciais físicas. Com a possibilidade de trabalho a distância, o aluno não fica obstruído por habitar em regiões de difícil acesso ou mesmo em regiões onde as possibilidades de estudos mais aprofundados ainda não foram possíveis em virtude de uma falta de estrutura física para se fazer a educação. Outra particularidade é que a Educação a Distância possibilita que o discente atue em prol de sua formação educacional [da própria região onde habita, evitando assim a necessidade de deslocamento provisório ou permanente]; 
 Finanças - o custo da educação a distância é menor do que da educação presencial. Neste sentido, as informações advindas do BID nos estimulam a entender o custo de um aluno a distância em aproximadamente 1/3 do custo de um aluno presencial;
 Oportunidade de fazer cursos - A perspectiva de treinamento, formação, reciclagem ou capacitação de profissionais fica muito mais atraente e possível na medida em que o profissional tem a sua disposição uma gama de cursos;
 Como consequência os participantes ganham não só conhecimento, mas também novas habilidades sociais, incluindo a habilidade de comunicar e colaborar com colegas largamente dispersos, os quais, eles podem nunca ter visto. 
 É o método de ensino no qual aluno e professor não se encontram em um mesmo ambiente presencial. Utilizam – se de tecnologias cada vez mais modernas a fim de propiciar ao aluno um ensino de qualidade completo, tornando a cada dia uma opção mais confiável e viável.
 O sucesso do Ensino a Distância (EAD), só está sendo possível devido a evolução das tecnologia de informação.
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA);
- Áudio e Videoconferência;
- Vídeo – Aulas;
- Chats e Fóruns;
- Bibliotecas Virtuais.
Vantagens do uso da tecnologia na EAD
A utilização destas tecnologias traz uma série de vantagens, como por exemplo:
Os alunos tem a possibilidade de buscar informações por conta própria, desenvolvendo a autonomia.
Os métodos de ensino utilizados na EAD possibilitam a troca de experiências entre os alunos, professores e tutores.
As aulas ficam disponíveis para qualquer aluno que desejar acessá-las novamente, e, com isso, aqueles que perderam alguma aula ou não entenderam algum conteúdo poderão revisá-los quando necessário.
O aluno tem a comodidade de assistir às aulas, realizar atividades, contribuir com coletas, esclarecer dúvidas e consultar materiais de estudo em qualquer horário e lugar.
Não se engane pensando que tudo será mais fácil só porque você eliminou o deslocamento diário até a escola. Como a dinâmica de aprendizado é de responsabilidade do aluno, é preciso ter organização para se dedicar ao conteúdo. Por isso, é necessário administrar o próprio tempo.
Da mesma forma, é fundamental ser proativos e ter autonomia de estudo, fatores que permitirão ao estudante dar conta das demandas do curso sem que precise ser cobrado por isso.
Conheça o perfil de aluno que busca a modalidade de educação à distância
 Quem são as pessoas que abrem mão da convivência diária com uma turma de faculdade e optam por fazer um curso à distância? Normalmente, são adultos, com ou sem uma profissão anterior estabelecida, mas que buscam uma formação mais sólida.
 Diante de questionamentos sobre a qualidade da EAD no Brasil, vale ressaltar que a flexibilidade de estudo nesta modalidade de ensino é uma característica peculiar que por sua vez apresenta vantagens e desvantagens. Uma das vantagens é a possibilidade dos cursistas estudarem no horário de sua conveniência, em vez de frequentarem aulas em horários pré-estabelecidos pela instituição que oferece o curso. Quase sempre o cursista pode decidir seu próprio ritmo de estudo e submeter-se a exames quando pensa que está bem preparado. Representando uma grande conveniência para a sociedade contemporânea, sobretudo, para o estudante adulto que trabalha em tempo integral e tem outras obrigações que não podem ser adiadas em favor dos estudos.
 Eu tenho como expectativa profissional; aplicar e desenvolver meu conhecimento adquirido durante toda a minha jornada escolar.
 Tenho como uma de minhas mais firmes expectativas profissionais estar sempre no topo do conhecimento, e para isto pretendo estudar ao máximo e manter-me ativo sobre tudo que possa trazer benefícios para mim. A experiência e o dia a dia no trabalho são tão importantes na aprendizagem como a teoria passada na sala de aula. Paulo Freire já dizia que é preciso trabalhar a realidade do cotidiano do estudante para uma efetiva aprendizagem. É o aprender fazendo, com o aprender pensando a respeito do que está sendo feito.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Com vistas a um ensino de qualidade e consequentemente a formação principalmente de docentes, sendo esta uma profissão que dela depende as outras, mesmo que não tenha o reconhecimento merecido. Muitos estão buscando a formação docente como formade obter estabilidade, mas, isso também traz em seu bojo uma quantidade significativa de profissionais que não estão compromissados com a formação do indivíduo e continuam formando pessoas alienadas. Pessoas que apenas buscam uma melhoria em seu salário. O mercado busca profissionais capazes de se relacionar com os outros e que por meio desta comunicação haja um retorno, pois, o capitalismo como sempre busca lucro, e a formação superior tem conseguido elevar o nível na qualidade de vida de muitos tendo esses acessos ao que não tinha antes e com esta conquista financeira fazem o que o capitalismo gostar, que é o consumismo. Mas, este debate entre as duas modalidades de ensino ainda perdurará por muito tempo. Outro fator preponderante, dentro de cada modalidade de ensino é a falta de relações interpessoais e, por se tratar de ciências humanas, fica muito a desejar a prática com a teoria, e as faculdades deveriam valorizar mais esta parte, deixando as formalidades técnicas um pouco de lado e valorizando mais os alunos como seres humanos com sentimentos e outras especificidades, para que os modos como a faculdade lhes tratam não reflitam em seu ambiente de trabalho: a escola. O reflexo na sociedade deve ser positivo, ou seja, o professor deve ter em mente que estarão com crianças que serão adolescentes e, por conseguinte adultos e estes deverão estar preparados para ter uma visão crítica e reflexiva, buscando a oportunidade de atuar como um verdadeiro formador de opinião.
Referências
BELLONI, M. L. Educação a Distância. 5ª Ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
FORMIGA, M. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
https://www.ufmg.br/ead/seminario/anais/pdf/Eixo_7.pdf

Continue navegando