Buscar

Apresentação SLIDS NBC TA 240

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NBC TA – 240
FRAUDES

 NBC TA – 240 - Fraudes 
Introdução
O tema que iremos abordar é sobre a NBC TA 240 – que trata sobre a “Responsabilidade de Auditor em Relação a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis”. Foi elaborada de acordo com a sua equivalente internacional ISA 240, e aprovada pela resolução CFC de nº 1.207, na data de 27 de novembro de 2.009.
Esta Resolução entrou em vigor nos exercícios iniciados em ou após 1º de janeiro de 2010. 

Definição
O que significa Fraude?
Fraude é o ato intencional de um ou mais indivíduos da administração, dos responsáveis pela governança, empregados ou terceiros, que envolva dolo para obtenção de vantagem injusta ou ilegal.
 NBC TA -240 - Fraudes

3
NBC TA - 240 
Definição
O que é fator de risco de fraude?
Fatores de risco de fraude são eventos ou condições que indiquem incentivo ou pressão para que a fraude seja perpetrada ou ofereçam oportunidade para que ela ocorra.
 NBC TA – 240 - Fraudes

Alcance
A NBC TA 240, menciona sobre a responsabilidade do auditor no que se refere à fraude na auditoria de demonstrações contábeis.
 NBC TA – 240 – Fraudes 

Características da fraude
A origem de distorções nas demonstrações contábeis podem ser decorrentes de fraude ou erro. A diferença esta no fato destas distorções serem intencionais ou não.
Embora juridicamente o conceito de fraude seja muito mais amplo, a maior preocupação do auditor é se a fraude pode ocasionar distorções relevantes que afetam as demonstrações contábeis.
E mesmo que o auditor tenha suspeito, ou identificado uma fraude ele não tem poder jurídico para dizer que esta de fato ocorreu. 
 NBC TA – 240 – Fraudes 

Responsabilidade do auditor
Qual a responsabilidade do auditor?
O auditor é responsável por obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, como um todo, não contem distorções relevantes, causadas por fraude ou erro.
 NBC TA – 240 – Fraudes 

Responsabilidade do auditor
O risco de não ser detectada uma distorção relevante decorrente de fraude é mais alto do que o risco de não ser detectada uma fraude decorrente de erro. Isso porque a fraude pode envolver esquemas sofisticados e cuidadosamente organizados, destinados a ocultá-la, tais como falsificação, omissão deliberada no registro de operações ou prestação intencional de falsas representações ao auditor. 
 NBC TA – 240 - Fraudes 

Objetivo
O objetivo do auditor quanto a essa norma é o de identificar, avaliar, obter evidências e de responder de forma adequada face a uma suspeita ou confirmação de fraude quando às distorções que possam afetar as Demonstrações Contábeis de forma significativa.
 NBC TA – 240 - Fraudes

Avaliação da evidência de auditoria 
O auditor deve avaliar se os procedimentos analíticos aplicados perto do final do período, na formação da conclusão global de que as demonstrações contábeis, como um todo, estão consistentes com o entendimento sobre a entidade e do seu ambiente obtido pelo auditor indicam um risco anteriormente não reconhecido de distorção relevante decorrente de fraude.
 NBC TA – 240 – Fraudes 

Avaliação da evidência de auditoria
Caso haja indicio de distorção, e esta seja relevante ou não, e tiver suspeita que pode ser decorrente de fraude, e que a administração esteja diretamente envolvida, o auditor deve fazer uma nova avaliação dos riscos de distorção relevante decorrente de fraude e do impacto resultante na natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria para responder aos riscos avaliados. Ao reconsiderar a confiabilidade da evidência, o auditor também deve considerar se as circunstâncias ou condições indicam eventual conluio envolvendo funcionários, diretores ou terceiros. 
 NBC TA – 240 – Fraudes 

Avaliação da evidência de auditoria
Caso seja identificada uma distorção, o auditor deve avaliar se a indicio de fraude. Se houver suspeita, o auditor deve avaliar as implicações da distorção relativamente a outras aspectos da auditoria, especialmente quando a confiabilidade das representações da administração, reconhecendo que dificilmente um caso de fraude será uma ocorrência isolada. 
 NBC TA – 240 – Fraudes 

Avaliação da evidencia de auditoria
Quando o auditor confirma ou não está em condições para concluir se as demonstrações contábeis contêm distorções relevantes decorrentes de fraude, o auditor deve avaliar as implicações para a auditoria.
Ou seja qual o risco a auditoria esta exposta quando se depara com uma situação de fraude .
 NBC TA – 240 – Fraudes 

Art. 1º Aprovar a NBC TA 240 
 "Responsabilidade do Auditor em Relação a Fraude, no Contexto da Auditoria de Demonstrações Contábeis", elaborada de acordo com a sua equivalente internacional ISA 240.
 NBC TA – 240 – Fraudes 

Acadêmicos
Andressa Souza dos Santos RA: 8642255014
Clemildes G. Sousa Queiroz RA:5947407893
Micaele Ferreira Barbosa RA: 9902006441
Valéria Divina de Almeida RA: 8205975013
Alexandro Barbosa Carvalhães RA:9902011542
 NBC TA – 240 – Fraudes 


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando