Buscar

AV2 PATOLOGIA BÁSICA

Prévia do material em texto

PATOLOGIA BÁSICA
	Nota da Prova: 5,5 de 10,0      Nota de Partic.: 0
	 1a Questão (Ref.: 230429)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	EDEMA OU TUMEFAÇÃO CELULAR APARECE SEMPRE QUE AS CÉLULAS SÃO INCAPAZES DE MANTER A HOMEOSTASE IÔNICA E HÍDRICA. O EQUILÍBRIO ENTRE A ÁGUA E OS ÍONS NO INTERIOR CELULAR ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADOS À INTEGRIDADE DAS MEMBRANAS. EXPLIQUE COMO OCORRE O EDEMA CELULAR CONSIDERANDO A ISQUEMIA COMO AGENTE ETIOLÓGICO.
		
	Resposta: Acúmulo de líquidos intracelular, que podem extravasar para o meio intracelular. No caso da Isquemia ocorre uma desordem inflamatória que podem gerar trombos.
	
Gabarito: A PRIVAÇÃO DE OXIGÊNIO E GLICOSE LEVA A REDUÇÃO OU AUSÊNCIA DA SÍNTESE DE ATP, O QUE COMPROMETE O FUNCIONAMENTO DA BOMBA DE SÓDIO E POTÁSSIO, PERMITINDO A SAÍDA DE POTÁSSIO E A ENTRADA DE SÓDIO CARREANDO ÁGUA PARA O INTERIOR CELULAR.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 234385)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	A Hipersensibilidade tipo IV é também conhecida como mediada por células ou hipersensibilidade tardia. O exemplo clássico dessa hipersensibilidade é a reação (Mantoux) tuberculínica que atinge um pico em 48 horas após a injeção do antígeno (PPD ou antiga tuberculina). A lesão é caracterizada por calosidade e eritema. A hipersensibilidade tipo IV está envolvida na patogênese de muitas doenças autoimunes e infecciosas (tuberculose, lepra, blastomicose, histoplasmose, toxoplasmose, leishmaniose, etc.) e granulomas devido a infecções e antígenos estranhos. Uma outra forma de hipersensibilidade tardia é a dermatite de contato (hera venenosa), agentes químicos, metais pesados, etc., nos quais as lesões são mais papulares. Hipersensibilidade tipo IV pode ser classificada em três categorias dependendo do tempo de início e apresentação clínica e histológica. Os mecanismos de dano na hipersensibilidade tardia incluem células específicas. Tais células podem causar danos diretos enquanto que outras secretam citocinas que ativam e recrutam mais células, que causam a maioria das lesões. As lesões da hipersensibilidade tardia contém principalmente tais tipos celulares. As linfocinas importantes envolvidas na reação da hipersensitividade tardia incluem fator quimiotáctico dos monócitos, interleucina-2, interferon-gama, TNF alpha/beta, etc. Testes diagnósticos in vivo incluem reação cutânea tardia (ex. teste Mantoux) e teste local (para dermatite de contato). Testes in vitro para hipersensibilidade tardia incluem resposta mitogênica, linfo-citotoxicidade e produção de IL-2. Corticosteróides e outros agentes imunossupressores são usados no tratamento. Com base no texto destaque os principais tipos celulares envolvidos nas lesões da hipersensibilidade tardia.
		
	Resposta: neutrófilos, leucócitos e monócitos.
	
Gabarito: Linfócitos T e monócitos e/ou macrófagos.
		
	 3a Questão (Ref.: 768813)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A ação dos agentes agressores, independente da sua origem, ocorre a partir de dois mecanismos básicos: a)__________, a partir de modificações moleculares que se traduzem em modificações estruturais; b) __________, a partir de processos de adaptação que quando ativados acarretam a neutralização ou a eliminação da agressão, viabilizam modificações em nível molecular que ocasionam alterações estruturais. A opção que corretamente completa as lacunas em (a) e (b) são respectivamente:
		
	 
	Ação estrutural e Ação molecular
	
	Ação horizontal e Ação Vertical
	
	Ação indireta e Ação direta
	 
	Ação direta e Ação indireta
	
	Ação molecular e Ação estrutural
	 4a Questão (Ref.: 663269)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto às lesões não letais é correto destacar que:
		
	
	são representadas pela necrose e pela apoptose.
	
	são representadas pela necrose.
	
	são representadas pela apoptose.
	
	não são compatíveis com a recuperação do estado de normalidade após terminada a agressão.
	 
	são compatíveis com a recuperação do estado de normalidade após terminada a agressão.
		
	
	 5a Questão (Ref.: 566379)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O edema celular consiste no acúmulo de água dentro das células. Este evento precede a maioria das patologias. Que tipo de mecanismo leva ao edema celular?
		
	
	Ativação das caspases.
	 
	Influxo de cálcio.
	 
	Inibição do Complexo Enzimático Sódio/Potássio ATPase.	
	
	Digestão enzimática da célula.
	
	Redução do pH intracelular.
	 6a Questão (Ref.: 785369)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um homem de 36 anos de idade sofre de dor abdominal na região epigástrica média nos últimos 3 meses. Uma endoscopia gastrintestinal superior apontou a existência de uma ulceração superficial e bem delimitada, medindo 2 cm, no antro gástrico. Uma amostra de biópsia da base desta úlcera mostrou angiogênese, fibrose e infiltração de células mononucleares contendo linfócitos, macrófagos e plasmócitos. Qual dos seguintes termos melhor descreve esse processo patológico?
		
	 
	Inflamação crônica
	
	Inflamação isquêmica
	
	Infecção
	
	Inflamação desordenada
	
	Inflamação aguda
	 7a Questão (Ref.: 671155)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na hipertrofia cardíaca há o envolvendo o ventrículo esquerdo. O número de fibras do miocárdio não aumenta, mas o tamanho pode aumentar em resposta a uma carga de trabalho aumentada, levando ao espessamento marcado do ventrículo esquerdo em um paciente que desenvolve:
		
	
	Trombose.
	
	Vasoconstrição tegumentar.
	
	hipotensão sistêmica.
	 
	hipertensão sistêmica.
	
	Bradicardia.
		
	 8a Questão (Ref.: 671204)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um papiloma é um tipo de tumor epitelial, que causa projeções na pele em forma de papilas ou verrugas. Muitas vezes encontra-se associado ao vírus do papiloma humano. É correto afirmar que trata-se de um caso de:
		
	
	tumor maligno.
	 
	adenoma.
	
	carcinoma.
	 
	tumor benigno.
	
	sarcoma.
	 9a Questão (Ref.: 242833)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nosso organismo apresenta uma série de mecanismos que são ativados em resposta aos quadros de agressões teciduais. Por exemplo, diante de uma lesão cutânea é possível observar que aparecem CÉLULAS DE DEFESA que ATRAVESSAM OS CAPILARES e caem no tecido conjuntivo, protegendo o organismo. Os termos destacados referem-se, respectivamente, aos:
		
	
	Fagócitos e quimiotaxia
	
	Eritrócitos e diapedese
	
	Leucócitos e fagocitose
	
	Eritrócitos e pinocitose
	 
	Leucócitos e diapedese
		
	
	 10a Questão (Ref.: 785949)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação a hipersensibilidade do tipo III , considere as seguintes afirmativas: I - Também denominadas doença dos imunocomplexos, em que Ac se ligam a Ag e ativam o complemento. II - As frações do complemento então atraem neutrófilos, que destroem o tecido pela liberação de enzimas lisossomais e formação de radicais livres tóxicos; III - Potencial patogênico dos imuno-complexo depende do seu tamanho. Conclui-se que:
		
	 
	Todas afirmativas estão corretas;
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas;
	
	Somente afirmativas III está correta;
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas;

Continue navegando