Buscar

Scrum: Framework para Desenvolvimento Ágil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SCRUM
É uma framework leve e simples de entender e extremamente difícil de dominar para desenvolver e manter produtos complexos, enquanto entrega produtividade, qualidade e criatividade de alto valor possível. 
Scrum também não é um processo ou técnica para construir um produto, através da framework pode ser incrementados várias metodológicas de processos e técnicas; que pode ser definidos como conjuntos de papeis, eventos, artefatos e regras.
O scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental maximizando o feedback para aperfeiçoar a previsão e controle de riscos. Ele se divide em três pilares fundamentais:
Transparência: aspectos significativos e padronizados devem estar visível aos responsáveis pelos resultados seja através de uma linguagem comum a todos os participantes.
Inspeção: os usuários devem frequentemente inspecionar os artefatos e o progresso afim detectar variações ou falhas desde que não atrapalhe suas atividades tarefa diárias.
Adaptação: o processo deve ser alterado caso o inspetor verificar desvios que se torne o resultado inaceitável essas avalições serão feitas através de reuniões.
Os papéis
Time scrum: escolhe qual a melhor para realizar seu trabalho possuindo todas as competências e não depende de outros fora da equipe, ele responsável por entregar produtos de forma iterativa e incremental.
O time scrum é composto por um product owner, equipe de desenvolvimento e scrum master.
Product owner: é responsável por maximizar o valor do produto e do trabalho 	da equipe de desenvolvimento, sendo o único por gerenciar o product backlog; no entanto ele pode delegar as atividades de gerenciamento, mas será responsável pelos resultados.
Equipe de desenvolvimento: devem ser compostas por 3 a 9 integrantes de modo que não seja pequenas demais que haja restrições de habilidades e grande demais impossibilitando o gerenciamento.
Scrum máster: é facilitador que garante que o scrum seja entendido e explicado. Ele deve comunicar claramente a visão e objetivos do product backlog; ensinar as equipe criar itens claros e concisos, treinar a equipe de desenvolvimento em autogerenciamento e autodisciplinaridade entre outros.
Eventos Scrum
Os eventos do scrum são time-boxed: são usados para criar rotinas e minimizar a necessidades de reunião não definidas pelo scrum.
 A Sprints inicia após a conclusão da sprints anterior sendo compostas por uma reunião de planejamento, reuniões diárias, trabalho de desenvolvimento, revisão da Sprint e retrospectiva dela mesma.
Durante a execução da Sprint e proibido realizar mudanças que afetam o objetivo além de mudanças nas equipes ou diminuir a metas de qualidades apesar disto o escopo pode ser clarificado e renegociado. A Sprint só pode ser cancelada antes do seu time-box, isso é feito pelo product owner sob influência dos stakeholders entre outros, isso pode ocorrer caso o objetivo se torne obsoleto ou devido a curta duração e a cancelamentos.
Durante as reuniões de planejamento são feitas duas perguntas e devem ser adequadamente respondidas:
O que será entregue como resultado do incremento da próxima Sprint?
Como o trabalho necessário para entregar o incremento será realizado?
Nesta primeira parte a equipe de desenvolvimento tenta prever 	as funcionalidades da Sprint.
Na segunda parte a equipe de desenvolvimento irá construir essas funcionalidades durante a Sprint e desenvolve o Sprint backlog.
O Product owner poderá participar da reunião para clarificar os itens do backlog do produto e cada integrante deve responder a seguinte pergunta:
O que foi completado desde a última reunião?
O que será feito até a próxima reunião?
Quais os obstáculos que estão no caminho?
As reuniões diárias melhoram a comunicação entre os integrantes, eliminam as necessidades de outras reuniões, identificam e remove impedimentos, destacam e promovem rápidas tomadas de decisão e melhoram o nível de conhecimento da equipe.
A revisão Sprint é executada no final da Sprint para inspecionar o incremento e adaptar o backlog do produto.
A retrospectiva da Sprint é uma chance para time scrum é inspecionar a si próprio e criar um plano de melhorias para próxima Sprint em relação as pessoas a processos e ferramentas.
O Produto backlog é uma lista ordenadas por valor, prioridades e risco ele nunca estará completo enquanto o produto existir. 
CICLO DE VIDA SCRUM
É baseada em três fases principais:
Pré-planejamento: cria –se o backlog que contém todos os requisitos atuais e informações sobre o planejamento do produto e arquitetura de alto nível.
Desenvolvimento: o sistema é desenvolvido por sprints por uma abordagem iterativa. Cada novas sprints são incrementas novas funcionalidades.
Pós planejamento: após a fase de desenvolvimento são feitas reuniões para analisar o progresso do projeto e demonstrar o software atual para os clientes. E finalmente a integração de testes finais e documentação.
					DIAGRAMA

Outros materiais