Buscar

caso concreto 09 ciencia politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 09
Tema: Sistemas de governo. 
Caso concreto 1: Sistema Presidencialista
Quais as características do sistema presidencialista que o distingue do sistema parlamentarista?
 No sistema presidencialista o presidente da república é chefe de Estado e chefe de Governo, é eleito diretamente ou indiretamente PELO POVO, é escolhido por um prazo determinado, tem poder de veto, para manter o sistema de freios e contrapesos. No sistema parlamentarista o presidente é chefe de estado e o primeiro ministro é chefe governo, há uma preponderância do poder legislativo, o presidente é eleito diretamente ou indiretamente pelo povo; o primeiro ministro é eleito pelo poder legislativo. No sistema presidencialista os trabalhadores podem eleger diretamente a chefia de governo que não precisa necessariamente ser de um só homem, podendo ser colegiada e no parlamentarismo, deputados escolhem em nosso lugar. 
Caso concreto 2 : Plebiscito - Sistema Presidencialista - art. 2o. do ADCT da CRFB/88.
No seu ponto de vista, qual a principal vantagem, caso exista, do parlamentarismo sobre o presidencialismo?
1° Deveria haver uma mudança entre o sistema legislativo e executivo. Deveriam ser separadas as funções, deveria ser organizado um gabinete para a função executiva e deveria ser organizado um voto de desconfiança.
2° A vantagem do parlamentarismo sobre o presidencialismo é a celeridade pois a vontade do povo é refletida na estrutura de governo e a rapidez pois existe um dialogo rápido entre executivo e legislativo

Outros materiais

Outros materiais