Buscar

Matrizes Behaviorismo 1º aula 2015.2 Noturno

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Faculdade Pitágoras – Poços de Caldas
Curso de Psicologia – 2ºsem/2015
Matrizes do Pensamento em Psicologia - 
 Behaviorismo 
 Profa. Francine Marcia de Castro Coura 
Plano de Ensino
Ementa
Behaviorismo. Teóricos clássicos do Behaviorismo. O Behaviorismo frente a clássicas questões da Psicologia e da sociedade. Da teoria à prática: aplicações da Psicologia Behaviorista. O Behaviorismo frente às questões sociais.
Justificativa
A disciplina tem a finalidade de propiciar uma reflexão sobre a temática do Behaviorismo e suas possibilidades terapêuticas, mediante estudo da história do Behaviorismo, dos aspectos filosóficos e epistemológicos, bem como, teóricos, metodológicos e práticos.
Unidades de ensino e objetivos
● BEHAVIORISMO
Conhecer as bases filosóficas do pensamento Behaviorista: contextualizar historicamente e identificar os principais conceitos e postulados que embasam o Behaviorismo.
● TEÓRICOS CLÁSSICOS DO BEHAVIORISMO
Descrever o desenvolvimento no interior do movimento behaviorista, identificando as tensões internas no campo e as questões atuais de interesse para possibilitar sua aplicação e ou discussão no contexto da Psicologia contemporânea.
● O BEHAVIORISMO FRENTE A CLÁSSICAS QUESTÕES DA PSICOLOGIA
Compreender a posição do Behaviorismo frente a questões polêmicas da Psicologia (dualismo e causalidade). Conceituar, caracterizar e analisar a personalidade segundo Skinner.
● DA TEORIA À PRÁTICA: APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA BEHAVIORISTA
Analisar as principais aplicações do Behaviorismo na clínica, organizações, educação e sociedade.
● O BEHAVIORISMO FRENTE A QUESTÕES SOCIAIS
A compreensão do comportamento social sob a ótica behaviorista.
Avaliação
Os cursos serão avaliados conforme regime semestral por 2 (duas) avaliações oficiais que juntamente com as avaliações parciais comporão as médias bimestrais. 
Em qualquer circunstância, a valoração das avaliações, sejam elas oficiais ou parciais, será de 0 (zero) a 10 (dez);
Fórmula de cálculo do bimestre:
Nota do bimestre: (avaliação oficial x 0,7) + (avaliação parcial x 0,3)
Avaliação do Rendimento Acadêmico
As notas obtidas nas avaliações de primeiro e segundo bimestres comporão média aritmética, sendo considerado a Avaliação do acadêmico nota igual ou superior a 6 (seis inteiros);
Fórmula de cálculo da média:
Média = (Nota do 1º Bim.) + (Nota do 2º Bim.)
 2
Dependência
O acadêmico que obteve média inferior a 4 (quatro inteiros) na média aritmética do semestre; também aquele que, se submetendo a exame final, não obtiver resultado final, igual ou superior a 6 (seis inteiros);
Exame final
O acadêmico que obtiver nota inferior à 6 (seis inteiros) na média aritmética das notas das avaliações do primeiro e segundo bimestres, deve submeter-se a Exame Final. A nota do exame final formará média aritmética com a média das notas obtidas do 1o e 2o bimestres, sendo considerado a Avaliação do acadêmico que tiver média final igual ou superior a 6 (seis inteiros);
Fórmula de cálculo da Média após Exame Final
Média = (Média das notas do 1º e 2º. Bimestre) + (Nota do Exame Final)
 2
   
 
 
Segunda Chamada
Quando houver motivo justo, o acadêmico terá o direito de realizar a segunda chamada, mediante apresentação de atestado. Em cada disciplina será realizada somente uma avaliação oficial de segunda chamada por semestre letivo, de caráter cumulativo.
Frequência
A frequência às atividades do curso é obrigatória na forma da lei, permitida somente aos alunos nele matriculados. A Avaliação em disciplina do curso de graduação exige que o aluno obtenha, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) de presença nas atividades desenvolvidas, cabendo o registro ao professor que a leciona.
Cronograma - Avaliações
1º Bimestre: avaliação oficial – 28/09 a 02/10
29/09/2015
2º Bimestre: avaliação oficial – 01/12 a 07/12
01/12/2015
2º Chamada: 14 a 18/12 
15/12/2015
Exame Final: 21 a 23 /12 
22/12/2015
As Avaliações Parciais deverão acontecer nas datas: 22/09/2015 e 08/12/2015
16
Referências Bibliográficas
F., Skinner, B.. Sobre o behaviorismo : B. F. Skinner ; tradução de Maria da Penha Villalobos. 10. ed. São Paulo: Cultrix, 2006. 216 p.
Referências Bibliográficas
W.M., Baum,. Compreender o behaviorismo : comportamento, cultura e evolução: William M. Baum ; tradução Maria Teresa Araujo Silva ... [et al.]. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 311 p.
Referências Bibliográficas
J., Abreu-rodrigues,. Análise do comportamento : pesquisa, teoria e aplicação: Josele Abreu-Rodrigues, Michela Rodrigues Ribeiro organizadoras. Porto Alegre: Artmed, 2005. 304 p.
Referências Bibliográficas
F., Skinner, B.. Ciência e comportamento humano: B. F. Skinner ; tradução de João Carlos Todorov e Rodolpho Azzi. 11. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 489 p.
Referências Bibliográficas
C., Catania, A.. Aprendizagem : comportamento, linguagem e cognição: A. Charles Catania ; coordenação geral e supervisão tecnica da tradução Deisy das Graças de Souza. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1999. 467 p.
Referências Bibliográficas
E, Moreira, Márcio Borges .. Princípios Básicos de Análise do Comportamento: Márcio Borges Moreira, Carlos Augusto de Medeiros. Porto Alegre: Artmed, 2007. 221 p. 
Referências Bibliográficas
SCHULTZ, Duane P.; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. São Paulo: Thomson, 2005. xix, 484 p.
Leitura E FICHAMENTO para a próxima aula
Redigir um quadro conceito que contenha duas colunas, sendo a primeira destinada à palavras-chave e a segunda às citações diretas elencadas durante a leitura do seguinte capítulo:
BAUM, Wiliam M. Compreender o behaviorismo. Comportamento, cultura e evolução. Capítulo: 2 – O behaviorismo como filosofia da ciência, p.33-47
Contato
fran_coura@yahoo.com.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando