Buscar

Caso concreto 12346

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 1 O sentido sociológico da Constituição como uma folha de papel, cuja verdadeira característica está na organização dos fatores reais do poder em uma dada sociedade.
R: Correto. A primeira parte fala de Lassale, que defende o sentido sociológico ao afirmar que uma Constituição só seria legítima a partir do momento em que se submetesse a os fatores reais de poder , sendo esta a Constituição real e efetiva. A segunda parte fala de Konrad Hesse dizendo que a Constituição deve impor-se sobre estes fatores não tomando uma postura exclusivamente passiva, onde as normas jurídicas e a realidade sejam consideradas em um condicionamento recíproco. Por fim, fala-se de Kel sen e o senti do jurídico no qual a Constituição seria o equivalente a norma positiva suprema , ou seja , um conjunto de normas que regula a criação de outras normas .
Caso concreto 2 A Constituição de 1988 desenhou em seu texto um Estado de bem-estar social, consagrando princípios próprios.
Resposta: A) Favorece a estabilidade tendo em visa que seus princípios e garantias fundamentais são clausulas pétreas, tendo a proteção de ser uma constituição rígida e dando uma segurança maior, quanto ao seu ordenamento e as pessoas que são resguardadas por este ordenamento jurídico. 
B) A constituição é classificada da seguinte forma: Formal, escrita, dogmática, promulgada, super-rigida ou rígida (alguns doutrinadores adotam a terminologia de super-rígida), analítica e dirigente.
Caso concreto 3 Considere a seguinte notícia, adaptada do site do Tribunal Superior do Trabalho. Por maioria de votos, a Souza Cruz S.A. obteve, na SBDI-1 do Tribunal Superior do Trabalho, decisão que lhe permite manter trabalhadores no chamado “painel sensorial” de.
R: Errada. A garantia constitucional ao livre exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão pode ser restringida, por lei, em relação à qualificação profissional ou em relação ao exercício da atividade em si, tratando-se de hipótese de reserva legal simples.
Caso conreto 4 Consoante o Art. 5º, iniciso XLV, da Constituição da República Federativa do Brasil, “nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos.
R: Errada. O Art. 5°, XLV, é uma norma constitucional de eficácia contida. Sua aplicabilidade é direta, imediata e possivelmente não integral. Trata-se de norma autoaplicável, que independe de regulamentação para produzir todos os seus efeitos. Desde a promulgação da CF/88, nenhuma pena passará da pessoa do condenado, sendo a obrigação de reparação de dano e a decretação do perdimento de bens estendida aos sucessores e contra eles executadas. É possível, todavia, que haja restrição a esse comando constitucional, uma vez que a lei pode definir requisitos para que a obrigação de reparação do dano e a decretação do perdimento de bens sejam estendidas aos sucessores e contra eles executadas.
Caso concreto 6 Gevásio, estudante de Direito, realizou amplas pesquisas a respeito dos requisitos de.
R: No que podemos dizer sobre as normas que definem os direitos e garantias fundamentais temos a sua aplicação imediata, pois são normas que não necessitam de leis infraconstitucionais para que seja atingida sua eficácia, o dispositivo previsto na CF/88 por si só atinge todos seus efeitos.

Continue navegando