Buscar

Exercício ABNT 05 03 2016

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO – CITAÇÕES
Nome: Sonia Aparecida Ferreira	
�
�
1 - Considerando-se os artigos abaixo para fazer um trabalho:
Faça uma citação indireta com cada um dos seguintes trechos:
a) Autores: Associação Brasileira de Celulose e Papel Título: Avaliação do setor de celulose e papel.
Ano: 2001
A grande diversidade de espécies do gênero Eucalyptus que é a principal fonte de celulose de fibra curta no Brasil, permite por meio de estudos tecnológicos, que os melhoramentos sejam aplicados diretamente às necessidades da empresa, tanto em qualidade de fibras, como densidade básica, quanto em quantidade de constituintes químicos, como teores de lignina e celulose.
“Espécies do gênero Eucalyptus, devida a sua grande diversidade no país, permitem por meio de estudos tecnológicos que os estudos sejam aplicados diretamente às necessidades da empresa” (Associação Brasileira de Celulose e Papel, Avaliação do Setor de Papel, 2001)
b) Autores: Osmar D. Prestes, Michele A. Presta, Diana I. S. Kolberg e Renato Zanella
Título: Desenvolvimento e validação de um método analítico para a determinação de histamina em vinhos utilizando cromatografia líquida de alta eficiência com detecção por fluorescência
Ano: 2007
A presença de histamina em vinhos está sendo relacionada às más condições higiênico-sanitárias no processo de produção, uma vez que esta substância é formada por algumas espécies de microorganismos. Devido a isso, é importante uma verificação do conteúdo de histamina em vinhos como forma de detectar possíveis falhas no processo de produção. Entretanto, a quantificação de rotina destas substâncias não é utilizada no controle de qualidade dos vinhos, principalmente devido às dificuldades analíticas, como presença de interferentes e complexidade da matriz.
As más condições higiênicas sanitária acarretam a presença de histamina, formada por microrganismos. A forma para detectar possível falha no sistema de produção, através do controle de qualidade poderá ocorrer pela presença de histaminas nos conteúdos dos vinhos. (PRESTES, Osmar D. PRESTA; Michele A, KOLBERG; Diana I. S.; ZANELLA, Renato; Desenvolvimento e validação de um método analítico para determinação de histamina em vinhos utilizando cromatografia líquida de alta eficiência com detectação por fluorescência, 2007).
Supondo que o autor do texto acima é Antônio Carlos dos Santos e o escreveu em 2006, faça uma citação direta e uma indireta, usando alguns dos parágrafos escritos por ele.
Citação Direta:
“A presença de histamina em vinhos está sendo relacionada às más condições higiênico-sanitárias no processo de produção, uma vez que esta substância é formada por algumas espécies de microorganismos.[...]” (Dos Santos. Antônio Carlos, 2006, p.xx)
Citação Indireta
As más condições sanitárias no processo de produção acarreta a contaminação em vinhos por histamina. (Dos Santos. Antônio Carlos, 2006, p.xx)
Considerando a seguinte dissertação de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, faça o que se pede:
Título da dissertação: Fatores físico-químicos que interferem na vida de prateleira do mel comercializado em supermercados: uma abordagem qualitativa e quantitativa
Autora: Lúcia Maria de Assis Cabral
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais Unidade: Escola Superior de Química Industrial Cidade: Belo Horizonte
Ano de depósito e de defesa: 2007
Número de páginas: 73
- Segue um parágrafo interessante que você encontrou na dissertação acima, na p. 11. Como você deveria citá-la no seu trabalho?
De acordo com Selander et al. (2002), as pessoas consideradas consumidores em potencial são idosos, têm maior instrução, melhores salários, são casados, têm trabalho estável e bom suporte social. Entretanto, o potencial de cada uma dessas variáveis, bem como as interações entre elas para explicar a exigência de qualidade do mercado, ainda não está completamente esclarecido. (CABRAL, Lúcia Maria de Assis. Fatores físico-químicos que interferem na vida de prateleira do mel comercializado em supermercados: uma abordagem qualitativa e quantitativa. 2007. 73 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais – Escola Superior de Química Industrial, Belo Horizonte, 2007.) 
Considere que você leu o capítulo de um livro conforme os dados abaixo:
Título: Prática baseada no Laboratório – guia para o estudante de Química Ano: 2004
Dados da parte utilizada: Título do capítulo: Inseticidas/ Autores: Nolan Pollok, Maria Alice Campos e Antônio Carlos Reis/ 10º capítulo / páginas 183 a 204.
-Suponha que você leu a página 185, e encontrando o parágrafo abaixo, fez dele uma citação direta, como seria escrito no seu trabalho?
O uso generalizado e intensivo de pesticidas tem gerado diversos problemas relacionados à saúde pública e ao desequilíbrio ambiental, tais como intoxicações de agricultores, contaminações de alimentos, água e solos, resistência de espécies combatidas às substâncias empregadas e danos em espécies não visadas. (POLLOK, Nolan; CAMPOS, Maria Alice; REIS, Antônio Carlos; Capítulo X, Inseticidas, Nome do Livro, ed. Xx. P.185)
5 – De um exemplo de como que fica as referências nos presentes casos:
Livro:
CALDEIRA, Frederico Norberto França. Licitações e Contratos no Sistema “S”. 2. ed. Belo Horizonte: Forum, 2016. 123 p.
Meio eletrônico:
CALDEIRA, Frederico Norberto França. Licitações e Contratos no Sistema “S”. 2016. 130 f. Tese (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Direito, Belo Horizonte. Disponível em: www.pucminas.com.br. Acesso em: 04 mar. 2016.
Artigo ou matéria:
Contratações Diretas na Administração Pública. Revista dos Tribunais, Santa Maria, v.8, n.12, p. 12-14, jan./ago. 2015.
Teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso:
Caldeira Frederico. Licitações e Contratos: Mecanismos para eficácia e transparência na gestão pública. Belo Horizonte: Instituto de Educação Continuada da PUC Minas, 2016. Trabalho de Conclusão de Curso em Direito Público.
Lei:
Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993. (1993, 6 julho). Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília.
6 – Marque V (verdadeiro) ou F (falso):
( F ) A expressão et al se utiliza quando tem menos de 3 autores.
( F ) Não posso citar autor desconhecido
( V ) Nas referências o título da obra é em destaque, mas o subtítulo não é em destaque.
( F ) Caso na obra consultada não haja a apresentação exata da data de publicação o
autor não pode usar essa obra.
(V) Normalmente esses são os elementos essenciais das referências: 1. Nome do autor ou autores; 2. Título completo da obra; 3. Número da edição; 4. Local de publicação; 5. Nome da Editora; e, 6. Ano da publicação.

Outros materiais