Buscar

SJJ Aula 15

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito e globalização
Sociologia jurídica e a luta pela mundialização do direito
Sociologia Jurídica e Judiciária
Prof° Arlindo Picoli
1
1 - Direito numa perspectiva universal em cheque, perante a evidência do multiculturalismo. Conceito: dificuldades de compatibilização entre diversidade cultural e direitos. 
2 -  Tendências atuais em Direitos Humanos. Conceito: revisão dos direitos humanos numa perspectiva crítica: respeitariam, de fato, a particularidade das sociedades?
2
multiplicação histórica dos ‘novos’ direitos: Bobbio
a) aumentou a ‘quantidade de bens considerados merecedores de tutela’;
b) estendeu-se ‘a titularidade de alguns direitos típicos a sujeitos diversos do homem’; 
c) o homem não é mais concebido como ser genérico, abstrato,‘ (...) mas é visto na especificidade ou na concreticidade de suas diversas maneiras de serem sociedade, como criança, velho, doente etc.”
3
II Conferência Mundial de Direitos Humanos, realizada em Viena, em 1993 
“Todos os direitos humanos são universais, indivisíveis e interdependentes e estão relacionados entre si. A comunidade internacional deve tratar os direitos humanos de maneira global e de maneira justa e equitativa, em pé de igualdade e dando a todos o mesmo peso. Deve-se ter em conta a importância das particularidades nacionais e regionais assim como os diversos patrimônios históricos, culturais e religiosos, porém os Estados têm o dever, sejam quais forem seus sistemas políticos, econômicos e culturais, de promover e proteger todos os direitos humanos e as liberdades fundamentais”. 
4
Direitos humanos
É necessária integralidade, interdependência e indivisibilidade quanto ao conceito e à realidade do conteúdo dos direitos humanos 
5
Pluralismo e multiculturalismo
Pluralismo: convivência pacífica e respeitosa entre pensamentos diferentes
Multiculturalismo: Mescla de culturas, de visões de vida e valores.
6
Relativismo e universalismo
Relativismo = Há a abordagem relativista quando não se estabelecem critérios mínimos para o diálogo entre culturas, isto é, tudo é aceito e tudo é correto.
Universalismo = Quando se permite a propagação e o convívio de diferentes ideias, desde que esteja estabelecido um denominador mínimo comum entre as partes para o início do diálogo (valores universais).
7
Direito e globalização
Uma lista mínima de direitos não atenta contra identidades culturais deste ou daquele povo.
Uma regra mínima como ponto de partida para o diálogo entre culturas: a de não prejudicar terceiros.
Universalizar, ao contrário do que pensam alguns autores, não é uniformizar as ideias, criar um pensamento único. Trata-se de levar a todo o planeta um marco mínimo de respeito entre as mais diversas culturas, para que haja diálogo entre elas.
8
Porém, a universalidade dos direitos humanos tem sido utilizada no curso da história para justificar intervenções imperialistas de alguns Estados em outros povos (vide Estados Unidos).
“As pessoas têm direito a serem iguais sempre que a diferença as tornar inferiores; contudo, têm também direito a serem diferentes sempre que a igualdade colocar em risco suas identidades”
(Boaventura de Sousa Santos)
9
Sugestão de leitura
SABADELL, Ana Lúcia. Manual de Sociologia Jurídica: introdução a uma leitura externa do Direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. Capítulo indicado: Conclusão -Definições sociológicas do Direito.
10
Próxima aula
Revisão AV2
11

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais