Buscar

QUESTÕES PATOLOGIA

Prévia do material em texto

PATOLOGIA (PG3)
1- Diferencie IRA de IRC.
IRA: perda rápida de função renal que pode ser recuperada no espaço de poucas semanas.
IRC: perda lenta progressiva, irreversível das funções renais (é nesta fase que se aconselha os doentes a iniciarem um caminho pessoal de preparação para a diálise).
2- O que significa Clearance de Creatinina?
A clearance (k) = Taxa de depuração concentração no sangue, é o volume de sangue a partir do qual uma substância é completamente eliminada pelos rins em cada unidade de tempo (ml/min), numa pessoal normal saudável a clearance de creatinina é 100-140 ml/min.
3- Quais as causas de IRA e IRC?
IRA- desidratação, intoxicação, traumatismos, medicamentos e algumas doenças, dependendo da gravidade é necessário fazer diálise. A IRA é uma doença repentina, súbita.
IRC- glomerulonefrite (inflamação dos glomérulos), pielonefrite, rins policísticos, diabetes, hipertensão arterial. A IRC é uma doença patológica progressiva.
4- O que é TFG? O que acontece com a TFG na IRA e IRC?
5- O que é uma doença renal e quais os sinais?
É a perda das funções dos rins, podendo ser aguda ou crônica. As causas desta doença são várias, os rins tornam-se incapazes de proceder à eliminação de certos resíduos produzidos pelo organismo, quando a função renal é inferior a 50% podem surgir os seguintes sintomas: menor produção de urina; necessidade frequente de urinar mesmo de noite, inchaço das mãos, pernas, em torno dos olhos, falta de ar, dificuldade em dormir, perda de apetite, náuseas e vômitos, hipertensão, sensação de frio e fadiga.
6- Explique o diagnóstico de IR.
Se dá através da análise da taxa de filtração glomerular em exames de sangue e urina. Essa taxa pode ser estimada através de amostra de creatinina e ureia em sangue e urina. Também é importante analisar o volume e cor da urina e a frequência das micções a cada dia. Atualmente os exames mais aceitos da função renal se baseiam em fórmulas de clearance de creatinina, como a de Cockcroft-Gault, cuja utilização se faz com uma simples máquina de calcular e a MDRD, mais complexa, ou a de Urina de 24 horas.
7- Como é o tratamento da IR?
O tratamento da insuficiência renal vai depender da fase em que o paciente se encontra. Caso seja uma insuficiência renal aguda do tipo pré-renal recomenda-se fornecer volume na forma de solução salina, cuidando para evitar a sobrecarga e insuficiência cardíaca congestiva. Na insuficiência aguda pós-renal, o tratamento consiste em desobstruir a saída da urina. Para o tipo renal, o melhor tratamento é a prevenção, tratando adequadamente a hipertensão arterial, o diabetes mellitus e evitando medicamentos nefrotóxicos. As infecções devem ser prontamente tratadas para evitar suas complicações.

Continue navegando