Buscar

Avaliando Aprendizado ( Ciência Política))))

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201701681960)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Analise as duas asserções: No sistema presidencialista, em função da separação estrita de poderes, sempre há o risco de enfrentamento entre estes porque, inexistindo mecanismos jurídicos para garantir a unidade de decisão política, um Parlamento que tenha maioria de membros da oposição pode bloquear os projetos elaborados pela Presidência. Considerando as duas asserções, é correto afirmar que 
		
	
	As duas proposições são falsas.
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa. 
	
	As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201701107305)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Analise com atenção o texto abaixo: Saiba-se que existem dois modos de combater: um com as leis, outro com a força. O primeiro é próprio do homem, o segundo dos animais. Não sendo, porém, muitas vezes suficiente o primeiro, convém recorrer ao segundo. Por conseguinte, a um príncipe é mister saber comportar-se como homem e como animal... Tendo, portanto, a necessidade de proceder como animal, deve um príncipe adotar a índole ao mesmo tempo do leão e da raposa; porque o leão não sabe fugir das armadilhas e a raposa não sabe defender-se dos lobos. Assim, cumpre ser raposa para conhecer as armadilhas e leão para amedrontar os lobos. Um príncipe sábio não pode, pois, nem deve manter-se fiel às suas promessas quando, extinta a causa que o levou a fazê-las, o cumprimento delas lhe traz prejuízo... Não é necessário a um príncipe ter todas as qualidades mencionadas, mas é indispensável que pareça tê-las, direi até que, se as possuir, o uso constante delas resultará em detrimento seu, e que, ao contrário, se não as possuir, mas afetar possuí-las, colherá benefícios. Daí a conveniência de parecer clemente, leal, humano, religioso, íntegro e, ainda de ser tudo isso, contanto que, em caso de necessidade, saiba tornar-se o inverso... Outras obrigações de um príncipe são a de distrair o povo com festas durante certas épocas do ano, a de ter na devida conta os grêmios ou as corporações em que se divide a cidade, comparecendo não raro às suas reuniões, e a de dar exemplos de bondade e munificência, embora mantendo sempre, por ser ela imprescindível, a majestade do seu cargo...¨ (O Príncipe, Maquiavel, caps. XIX e XXI). Sobre Maquiavel, é correto afirmar: 
		
	
	Em termos filosóficos modernos, entende-se que Maquiavel teria sido o descobridor da política como categoria independente, distinta da moral e da religião. 
	
	Não foi Maquiavel e sim Hobbes que nos ensinou a julgar as ações do príncipe segundo o seu valor moral, afastando, assim, a ideia de que os fins justificam os meios. 
	
	Maquiavel nos ensinou a julgar as ações do príncipe segundo o seu valor moral, afastando, assim, a ideia de que os fins justificam os meios. 
	
	O maquiavelismo faz parte da Teoria da Razão de Estado, que acompanhou a consolidação do Estado Absoluto. 
	
	Com a expressão "razão de Estado "entende-se que o Estado tem as suas próprias razões que o indivíduo desconhece. Em nome de tais razões, o Estado pode agir de maneira diferente daquela pela qual o indivíduo deveria comportar-se nas mesmas circunstâncias. Em outras palavras, a moral do Estado, ou seja, daqueles que detém o Com a expressão "razão de Estado "entende-se que o Estado tem as suas próprias razões que o indivíduo desconhece. Em nome de tais razões, o Estado pode agir de maneira diferente daquela pela qual o indivíduo deveria comportar-se nas mesmas circunstâncias. Em outras palavras, a moral do Estado, ou seja, daqueles que detém o poder supremo de um homem sobre os outros homens, é diferente da moral dos indivíduos. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201701198616)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	"É praticamente impossível treinar todos os súditos de um [Estado] nas artes da guerra e ao mesmo tempo mantê-los obedientes às leis e aos magistrados." (Jean Bodin, teórico do absolutismo, em 1578). Essa afirmação revela que a razão principal de as monarquias européias recorrerem ao recrutamento de mercenários estrangeiros, em grande escala, devia-se à necessidade de: 
		
	
	desarmar a nobreza e impedir que esta liderasse as demais classes contra o rei; 
	
	conseguir mais soldados provenientes da burguesia, a classe que apoiava o rei; 
	
	manter desarmados camponeses e trabalhadores urbanos e evitar revoltas; 
	
	desarmar a burguesia e controlar a luta de classes entre esta e a nobreza. 
	
	completar as fileiras dos exércitos com soldados profissionais mais eficientes; 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201701688153)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O parlamentarismo é um sistema de governo que apresenta uma maior proximidade entre os poderes Legislativo e Executivo. Marque a alternativa correta sobre essa relação.
		
	
	O Legislativo oferece sustentação política ao governo
	
	O Legislativo não funciona no parlamentarismo
	
	Não existe Poder Legislativo no Parlamentarismo
	
	O Legislativo faz tudo que o Presidente ordena
	
	O Poder Legislativo não se relaciona com o Primeiro Ministro
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201701958901)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	(ENADE, 2005) Está em discussão, na sociedade brasileira, a possibilidade de uma reforma política e eleitoral. Fala-se, entre outras propostas, em financiamento público de campanhas, fidelidade partidária, lista eleitoral fechada e voto distrital. Os dispositivos ligados à obrigatoriedade de os candidatos fazerem declaração pública de bens e prestarem contas dos gastos devem ser aperfeiçoados, os órgãos públicos de fiscalização e controle podem ser equipados e reforçados. Com base no exposto, mudanças na legislação eleitoral poderão representar, como principal aspecto, um reforço da 
		
	
	moralidade, porque inviabilizarão candidaturas despreparadas intelectualmente. 
	
	política, porque garantirão a seleção de políticos experientes e idôneos.
	
	economia, porque incentivarão gastos das empresas públicas e privadas.
	
	ética, porque facilitarão o combate à corrupção e o estímulo à transparência. 
	
	cidadania, porque permitirão a ampliação do número de cidadãos com direito ao voto.

Outros materiais

Outros materiais