Buscar

cinesio postura resumo

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Para que o corpo humano mantenha suas atividades fisiológicas normais livres de incômodos e patologias, é ideal que haja um equilíbrio da cadeia principal que a sustenta, composta por todo um sistema estrutural (ossos, tecidos moles, articulação e afins), a postura é o que mantém nosso corpo eficiente, visando sempre a economia de energia e mínimo estresse de suas estruturas.
RESUMO
A postura é resultado de uma força antigravitacional feita pelos músculos que divide o centro de gravidade corporal em 2 partes, que em condições ideias, é igualmente dividida. A manutenção da postura depende da atuação músculos estáticos e dinâmicos, dependendo da situação em que a estrutura corporal se encontra. Em uma avaliação postural busca-se alterações na posição da cabeça, ombros, cotovelos, tórax, escápulas, abdomen, espinhas ilíacas, membros inferiores, sendo o pé e os dedos também avaliados, e curvaturas naturais da coluna (lordose, cifose). Algumas patologias relacionadas à coluna podem estar relacionadas com hábitos errôneos comuns na população, podendo gerar escoliose, hiperlordose ou hipercifose. Também podem ocorrer anomalias como a deformidade de swayback. Há diversos artigos que estudam tais curvaturas, como referência foi utilizado a “Avaliação da lordose lombar e sua relação com a dor lombopélvica em gestantes” para estudo da lordose, “Tratamento Cirúrgico da Cifose Patológica “ para estudo da cifose e “ Tratamento Cirúrgico Escoliose Idiopática “ para estudo da escoliose.
CONCLUSÃO
Pode-se concluir que a postura está intimamente ligada com diversas estruturas do corpo e não só a coluna vertebral, seja o corpo em bipedestação, decúpito ou em movimento, está constantemente sendo influenciado pelo meio ao seu redor, fazendo-se necessário a atuação de suas estruturas para que possamos ter equilíbrio. Manter seus componentes (músculos, articulações) saudáveis é essencial para um bom funcionamento do organismo, é necessário adotar rotinas de alongamentos e controle de postura, assim como abandonar hábitos que podem levar a patologias que prejudicam a estrutura corporal, refletindo na qualidade de vida.
 
REFERÊNCIAS
MAGEE David J. Avaliação músculoesquelética 4. ed. Barueiro: Manoele, 2005
GOTFRYD, Alberto Ofenhejm et al.Tratamento cirúrgico da escoliose idiopática do adolescente utilizando parafusos pediculares: análise dos resultados clínicos e radiográficos. Coluna/Columna [online]. 2011, vol.10, n.2, pp.91-96.

Continue navegando