Buscar

Sistema Digestório, exercício

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema Digestório
Em que regiões anatômicas a cavidade bucal é dividida e qual a estrutura anatômica que determina ou delimita essas regiões? R- vestíbulo e cavidade bucal propriamente dita. o vestíbulo se comunica com a cavidade bucal propriamente dita somente por uma abertura, variável, situada entre os últimos molares e o ramo da mandíbula. O ducto parotídeo abre-se no vestíbulo ao nível do segundo molar superior. A cavidade bucal propriamente dita é a parte de dentro dos arcos dentários, onde fica a língua. Ela é delimitada por seis paredes e pode ser comparada a um cubo. Suas delimitações são: parede anterior formada pelos lábios, duas paredes laterais formadas pelas bochechas, parede superior formada pelo palato duro, parede inferior formada pelo soalho da boca e parede posterior formada pelo palato mole.
Quais as estruturas anatômicas são encontradas na região do istmo das fauces?
R- É composto por fibras musculares cobertas pela membrana mucosa e dispõe de estruturas particulares na borda inferior: os pilares do véu palatino, duas colunas que constituem os limites laterais do istmo das fauces, e a úvula (ou campainha), pequena formação que pende para a parte central.
Descreva a anatomia da língua.
R-  A língua é um órgão muscular que auxilia na mastigação, na deglutição e na articulação da palavra sendo que em sua superfície existem papilas gustativas que fazem a identificação entre os diferentes tipos de sabores. A língua possui um ápice, um dorso que é sua face superior, e duas margens laterais, sendo sua superfície inferior denominada assoalho e sua inserção na boca chamada raiz da língua. As papilas linguais são de quatro tipos: papilas filiformes, fungiformes, foleadas e valadas sendo as últimas localizadas na base da língua formando um V denominado V lingual. Logo atrás do V localiza-se o forame cego da língua que é o local onde a tireóide inicia o seu desenvolvimento.
 Quais os grupos de dentes que existem, especificamente na dentição permanente e na dentição decídua?
R - D. Permanente e D. Decídua: os dentes incisivos (oito) tem por função principal a de cortar alimentos; os caninos (quatro) por serem pontiagudos, tem a função de dilacerar e perfurar os alimentos; os dentes pré-molares (oito) e os molares (doze) tem por função principal a de esmagar e triturar os alimentos para posterior deglutição; os dentes sisos: (quatro) nem todas as pessoas os têm ou então não tem os quatro. geralmente estes dentes são extraídos, para que não perturbem o alinhamento dos restantes dentes e maxilares. Os dentes do siso não têm, no fundo, qualquer função relevante na boca. 
Qual o nome das glândulas salivares maiores e quais os locais (ou regiões) da cavidade bucal nos quais os ductos dessas glândulas desembocam?
R- Parótida,situam- se adiante do ouvido e são as maiores.
Submandibular, ficam sob o osso maxilar.
Descreva a anatomia do esôfago.
R- é um órgão tubular que tem como função conduzir o alimento da faringe ao estômago. Possui aproximadamente 25 cm de comprimento desde sua origem que é ao nível da vértebra cervical de número 6 até a junção esofagogástrica que está localizada ao nível da vértebra torácica de número 11.
Explique a divisão anatômica do estômago.
R- é uma porção do tubo digestivo sacular, localizado entre o esôfago e o duodeno, e que tem como principal função a digestão do alimento através da ação do suco gástrico. O estômago pode ser dividido em quatro porções: cárdia, fundo, corpo e parte pilórica.
Qual o nome das estruturas anatômicas que comunicam o estômago com o esôfago e com o duodeno, respectivamente?
R- estômago com o esôfago: junção esofagogástrica,estômago com o duodeno: piloro.
Escreva sobre a anatomia do duodeno.
R- é a parte inicial do intestino delgado, que constitui um tubo que se inicia na junção gastrointestinal e termina no ânus. Recebe esse nome por ter comprimento equivalente a largura de doze dedos (25 a 30cm).
Quais os nomes dos ductos que constituem as chamadas vias biliares?
R- ductos hepáticos direito e esquerdo, o ducto hepático comum, o ducto cístico e o colédoco.
Qual o nome do ducto das vias biliares e do ducto pancreático que desembocam conjuntamente do duodeno, e qual o nome da elevação na parede do duodeno onde eles desembocam?
R- ducto colédoco e ducto pancreático. na papila maior.
Quantos lobos tem o fígado e quais são eles?
R- a face diafragmática apresenta um lobo esquerdo e um direito, já a face visceral é subdividida em 4 lobos: direito, esquerdo, caudado e quadrado.
Qual o nome da dobra que separa o duodeno do jejuno-íleo?
R-  flexura duodeno jejunal, ou ângulo de Treliz. 
Escreva sobre a anatomia do jejuno-íleo.
R- formada por um tubo longo e convoluto por alças intestinais, sendo que os 2/5 iniciais constituem o duodeno e os 3/5 distais formam o jejuno. O duodeno inicia- se na flexura duodeno-jejunal e o íleo termina na valva íleo cecal. 
Qual o nome da estrutura anatômica que comunica o jejuno-íleo com o intestino grosso?
R- óstio ileocecal.
Quais os segmentos anatômicos, na ordem, que constituem o intestino grosso?
R- ceco (cécum), cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmoide), reto e ânus.
Cite 3 estruturas anatômicas que são típicas do intestino grosso.
R- 
Qual o nome da membrana serosa que reveste as vísceras abdominais?
R- peritônio.

Outros materiais