Buscar

Exercício Fixação Aula8b

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: JOSE ANTONIO PEREIRA
	Matrícula: 201701001608
	Disciplina: GST0574 - PSICOLOGIA NAS ORG. 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A motivação dos processos psicológicos observados nas pessoas é de importância extrema, pois dela resultam a produção de comportamentos e, especificamente no meio corporativo, a produção de trabalho. De acordo com essa afirmativa é correto dizer que:
		
	
	
	
	
	quanto mais houver exigências na realização de uma tarefa, maior a probabilidade da motivação ser baixa.
	
	
	a motivação, no ambiente de trabalho, visa a aquisição de aprendizados condicionados ou para compensar possíveis deficiências.
	
	
	no meio corporativo a insatisfação é mais facilmente encontrada por quem percebe o trabalho como fonte viável de realização.
	
	 
	a motivação é um processo que leva as pessoas a agirem em direção a objetivos pretendidos e observa-se ainda que a persistência de uma ação tende a ser proporcional ao alcance progressivo de resultados.
	
	
	pessoas com baixo desempenho no trabalho podem evidenciar sinais de falta de motivação, mas conseguem dimensionar o fato de trabalhar as viabilidades de realização.
	
	
		2.
		Em uma organização cada vez que os colaboradores realizam as demandas, eles recebem pequenas premiações. De acordo com a teoria de Robbins (2002) para as relações de poder, esta pode ser considerada uma base:
		
	
	
	
	
	filiada
	
	
	coercitiva
	
	 
	de recompensa
	
	
	argumentada
	
	
	legítima
	
	
		3.
		Segundo a teoria de Maslow, qual o nome da necessidade que carecem de atividades de que o colaborador participe e que lhe dê chance de se interagir com outras pessoas, sem a obrigatoriedade à produção. Assinale a resposta correta:
		
	
	
	
	
	Fisiológica
	
	 
	Social
	
	
	Segurança
	
	
	Status
	
	
	Auto-realização
	
	
		4.
		(Fonte: ENADE Gestão de Recursos Humanos 2009) Pela proposta motivacional de Maslow, a empresa que pretende prever o comportamento de seus funcionários e torná-los mais comprometidos e motivados em relação às metas organizacionais deve atender às suas necessidades. A respeito da hierarquia de necessidades de Maslow, considere as afirmativas a seguir: I. As necessidades fisiológicas são também denominadas de necessidades biológicas ou básicas. II. As necessidades de segurança relacionam-se a proteção contra perigos ou ameaças à sobrevivência. III As necessidades sociais são consideradas as mais elevadas e maximizam as aptidões e potenciais do ser humano. IV As necessidades de estima tratam da maneira como a pessoa se vê e se autoavalia em relação a si própria e ao grupo. V. As necessidades de autorrealização são as necessidades de amizade, participação, filiação a grupos, amor e afeto.
		
	
	
	
	
	III, IV e V.
	
	
	II, IV e V.
	
	
	I, II e III.
	
	
	II, III e V.
	
	 
	I, II e IV.
	
	
		5.
		Hoje em dia, temos percebido cada vez mais, uma crescente necessidade em termos motivacionais, dentro das organizações. Em Fiorelli (2003), podem os observar que essa motivação, no ambiente de trabalho, é desenvolvida por aprendizados condicionados ou por deficiências. Nesta segunda ideia existe a proposição de que o homem se move de modo a completar o que lhe falta, sendo definido por:
		
	
	
	
	
	"motivação por atitudes"
	
	
	"motivação por condições"
	
	
	"motivação por atração"
	
	
	"motivação por incentivo"
	
	 
	"motivação por deficiências"
	
	
		6.
		Robbins (2002) atenta que "poder" envolve os desejos de "impactar, de ter influência e de controlar outras pessoas" (p. 158). Acrescenta ainda que "poder" tem bases distintas. A assinale a alternativa que representa s base de poder que uma pessoa recebe como resultado de sua posição na hierarquia formal de um meio organizacional.
		
	
	
	
	
	Base autoritária;
	
	 
	Base legitima.
	
	
	Base de referência;
	
	 
	Base coercitiva;
	
	
	Base democrática;
	
		7.
		Segundo Bergamini (2006), o ser humano em seu estado psicológico normal, raramente está satisfeito consigo mesmo e sempre busca algo como, por exemplo, saúde, bem estar, conforto, evitando as condições adversas que possam ameaçar essas conquistas. Esses alvos perseguidos por nós, seres humanos, são definidos como necessidades, carências, interesses e desejos que nos impulsionam em certas direções. Assim, a dinâmica dessa busca permanente é denominada de:
		
	
	
	
	
	Resiliência
	
	
	Interesse
	
	 
	Motivação
	
	
	Persistência
	
	
	Sinergia
	
	
		8.
		A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Maslow define um conjunto de cinco necessidades. Qual dessas não é considerada uma necessidade para Maslow:
		
	
	
	
	
	Fisiológica
	
	
	Auto-realização
	
	
	Segurança
	
	
	Estima
	
	 
	Coerção

Outros materiais