Buscar

Exercício de sociologia com a resposta das objetivas

Prévia do material em texto

Exercício de sociologia 
1 O que foi o positivismo?
2 Cite alguns exemplos de ciências sociais? Apresente suas características.
3 O que são o darwinismo social e o cientificismo?
4 Quais estágios da história apresentados por Comte? Explique 
5 Conforme Comte, o que são estáticas e dinâmica social? Qual o significado da expressão ordem e progresso? 
6 Conforme Comte, qual a função da sociologia?
7 Quais as diferenças e semelhanças entre pensamento social e sociologia? Explique
8 Segundo Durkheim, o que são os fatos sociais? Quais são as suas características? Explique
9 Conforme Durkheim, explique os seguintes conceitos:
* Consciência coletiva 
* Consciência individual 
* Fato social normal e patológico
* Divisão social do trabalho e solidariedade social
* Solidariedade orgânica e solidariedade mecânica
10 Segundo Durkheim, qual é o papel do direito na sociedade?
11 Quais as críticas feitas por Durkheim ao sociólogo Comte? 
12 Conforme Durkheim, quais as diferenças entre as concepções de direito no período medieval e moderno? Relacione com as espécies de solidariedade social.
13 Segundo Durkheim, quando podemos afirmar que um determinado fato social é crime? Explique. 
14 O que é a anomia moral e jurídica? Quais as principais causas da anomia? 
15 Segundo Durkheim, o que se faz necessário para que as normas tenham eficácia? 
16 Segundo Comte, qual é a função das normas, do direito? 
17 O positivismo de Augusto Comte é a primeira corrente sociológica desenvolvida no século XIX. Assinale a alternativa que apresenta característica da perspectiva sociológica de Comte: 
a) a sociologia como ciência da sociedade, ao contrário das ciências naturais, não pode ser neutra porque tanto o sujeito quanto o objeto são sociais e estão envolvidos reciprocamente. 
b) a sociedade humana atravessa três estágios sucessivos de evolução: começa pelo estágio metafísico, segue-se o empírico e teológico, no qual predomina a religião positivista. 
c) a sociedade é regida por leis sociais tal como a natureza é regida por leis naturais; as ciências humanas devem utilizar os mesmos métodos das ciências naturais e a ciência deve ser neutra. 
d) o processo de evolução social ocorre por meio da unidade entre ordem e progresso, o que necessariamente levaria a uma sociedade comunista.
18 Para descrever a sua visão de sociologia Comte apresenta uma visão de história, que foi sistematizada por ele como “Lei dos Três Estados” e o seu principal objetivo era mostrar que a mentalidade positivista deveria imperar entre os homens. Sobre a “Lei do Três Estados” formulada por Comte, assinale a alternativa correta: (vale até um ponto) 
a) Augusto Comte demonstra com essa lei que todas as ciências e o espírito humano desenvolvem-se na seguinte ordem em três fases distintas ao longo da história: a metafísica, a teológica e a contratualista. 
b) na “Lei dos Três Estados” a argumentação desempenha um papel de primeiro plano no estado teológico. O estado teológico, na sua visão, corresponde a uma etapa posterior ao estado positivo. 
c) o estado ou estágio positivista apresenta-se na “Lei dos Três Estados” como o momento em que a observação prevalece sobre a imaginação e pela busca de leis imutáveis nos fenômenos observáveis.
d) o estado teológico não tem o poder de tornar a sociedade mais coesa e nenhum papel na fundamentação da vida moral. 
e) para Comte, o estado metafísico não tem contato com o estado teológico, pois somente o estado metafísico procura soluções absolutas e universais para os problemas do homem. 
19 Comte designou a Sociologia inicialmente como Física Social. Sobre os princípios dessa ciência para esse autor, analise as afirmativas e assinale marcando V para verdadeiro ou F para falso. 
( ) No estágio teológico, a vida social será explicada pela ciência, triunfando sobre todas as outras formas de pensamento. 
( ) a sociedade somente pode ser convenientemente reorganizada através de uma completa reforma intelectual do homem. Faz-se necessário fornecer aos homens novos hábitos de pensar com o estado das ciências do seu tempo.
( ) Conforme Comte, a sociedade tem dois movimentos: o dinâmico e o estático. O primeiro tem como objeto as condições existenciais de uma determinada sociedade; estuda as leis de harmonia social, a sua hierarquia, manifesta na coexistência e ordenação das classes sociais. O movimento dinâmico é representado com o termo ordem, já o estático é representado com o termo progresso.
( ) O lema da religião positiva é amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim. 
A sequência correta é: (vale até um ponto)
a) F,V,V.F. 
b) V,V,V,F.
c) V,F,F,F. 
d) F,V,F,V
20 Segundo Emile Durkheim, o conhecimento científico pode ser útil para a ação. Identificar um critério objetivo, inerente aos fatos sociais, que permita distinguir a saúde da doença nas diferentes ordens de fenômenos sociais, pode esclarecer o sentido da prática, permitindo, ao mesmo tempo, que a ciência permaneça fiel ao seu próprio método. A partir dessa assertiva, assinale a opção correta.
 a) O delito é um fato normal, na medida em que sociedade isenta dele é impossível.
 b) O delinquente é considerado pela sociedade um ser antissocial, um corpo estranho e inassimilável, introduzido no seio da sociedade.
 c) O delito e a aversão que os membros da sociedade sentem por ele se relacionam com a fisiologia patológica da sociedade.
 d) O delito é uma doença e a pena que lhe é aplicada constitui o seu justo remédio.
 e) Para definir a patologia social, a sociologia adota o critério de observar se os fenômenos que ocorrem são gerais na sociedade.
21 Segundo Emile Durkheim, o método a ser utilizado na sociologia
 a) considera que a descrição objetiva do fato social exige sua concordância com uma ideia do que se pretende.
 b) exige que o indivíduo tome consciência das ideias acerca da realidade em que vive, analise-as e combine-as de acordo com o próprio entendimento.
 c) determina que os indivíduos recorram aos fatos para confirmar as ideias, ou as conclusões que são tiradas delas.
 d) permite estabelecer se uma representação social, que desempenha seu papel de harmonizar os atos dos indivíduos e o mundo que os rodeia, é comprovada, cientificamente, como falsa ou verdadeira.
 e) exige ir além da separação entre o sujeito que conhece e o seu objeto de conhecimento na produção do conhecimento científico.
22 Antes de propor o método adequado para o estudo dos fatos sociais, em seu livro As Regras do Método Sociológico, Emile Durkheim aponta quais são os fatos que podem receber essa denominação. De acordo com Durkheim,
 a) o pensamento que se repete nas consciências particulares e o movimento mecânico que todos os indivíduos fazem constituem fatos sociais.
 b) o fato social é um fenômeno que ocorre na sociedade e que possui, de forma geral, interesse social.
 c) o indivíduo cumpre funções regulares, como comer, beber, dormir, as que constituem os fatos sociais.
 d) os fatos sociais se diferenciam dos fenômenos orgânicos, por serem representações e ações, e dos psíquicos, porque estes existem apenas na consciência individual.
 e) a consciência individual constitui a origem dos grandes movimentos de entusiasmo ou indignação que frequentemente acontecem nas assembleias das diferentes categorias de profissionais.
23 Acerca das contribuições de Emile Durkheim à moderna ciência sociológica, julgue os itens que se seguem. 
24 Para Durkheim, o crime é um fato social patológico, não apenas por ocorrer em qualquer sociedade, mas por representar um elemento de integração das pessoas em torno de uma conduta valorativa ao punir o comportamento nocivo.
Certo B) Errado
25 Complete o texto a seguir com a alternativa correta. Ainda sobre Durkheim, constituída por um conjunto de regras e normas que existem fora das nossas consciências individuais, a sociologia para Emile Durkheim tem como objeto de estudo os fatos sociais, cujas principais características consistem em, alémde serem coercitivos, serem também____________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
a) disciplinadores e gerais
b) exteriores e gerais
c) recorrentes e gerais.
d) normativos e gerais.
26 Acerca das contribuições de Emile Durkheim à moderna ciência sociológica, julgue os itens que se seguem. 
Durkheim acreditava que toda sociedade, assim como um organismo natural, por encontrar-se em contínuo processo de adaptação, apresenta estados de normalidade e de patologia.
a) Certo b) Errado
28 Acerca das contribuições de Emile Durkheim à moderna ciência sociológica, julgue os itens que se seguem. 
Segundo Durkheim, os fatos sociais devem ser considerados como coisas, por ser impossível individualizá-los e, portanto, submetê-los a rigorosa observação científica.
Certo b) Errado
29 Acerca da sociologia como ciência, segundo Emile Durkheim, assinale a opção correta.
 a) As ciências já constituídas devem servir de referência para uma ciência próxima a nascer, como é o caso da sociologia.
 b) A sociologia deve decidir se apoia a liberdade ou o determinismo.
 c) A ciência sociológica rejeita a solução dos problemas práticos da sociedade.
 d) A sociologia é dependente de doutrinas práticas como o individualismo, o socialismo e o comunismo.
 e) Os cálculos utilitários ou os raciocínios de algum tipo servem para explicar os fatos sociais.
30 Emile Durkheim, considerado o precursor da sociologia jurídica, afirmava que o direito
 a) é uma ciência neutra.
 b) pressupõe continuidade e estabilidade social.
 c) é extemporâneo à sociedade.
 d) consiste em relações de poder que dependem da vontade e dos desejos dos indivíduos.
 e) torna visível a estrutura social existente e varia de acordo com as relações sociais que rege.

Continue navegando