Buscar

Resumo das aulas 1 a 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filosofia da Educação / Aula 1 - Do Mito à Razão	
Nascimento da Filosofia
Na Grécia Antiga, a religião e o mito eram as fontes originárias de conhecimento.
Religião + Mito = Conhecimento (através deles, os gregos tinham as respostas fundamentais para as grandes questões da existência). 
A partir do século VI a.c, surgiram sábios que passaram a não acreditar mais em religião e mito, e passaram a ser mais racionais, levando em consideração, tudo que já existia no mundo real. 
O nascimento as polis (cidades), causaram grandes repercussões, pois os cidadãos agora iam para as praças públicas, para debaterem seus interesses políticos. O saber deixou de ser sagrado. 
A passagem de uma visão mágica, mítica e religiosa do mundo para uma interpretação racional, humana, marca o nascimento da Filosofia no Ocidente e o início do período chamado Filosofia Antiga.
A religião dos gregos não se apoiava em nenhum livro sagrado, logo a fonte de conhecimento sobre os deuses, seus nomes, poderes, modo de agir, se dava através de fábulas contadas de boca em boca, para crianças e através dos poetas. Essa tradição de base oral, é o que chamamos de mito. 
Com o surgimento dos filósofos ou naturalistas, como são conhecidos, rompe-se então, a tradição mítico-religiosa. Cada filósofo encontra no próprio mundo, um elemento que explica por si só o surgimento de tudo. O princípio de tudo. São eles: Ar, fogo, terra, água, etc.

Continue navegando