Buscar

Resumo da aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filosofia da Educação / Aula 2 - Sócrates, Platão e Aristóteles
Sócrates, Platão e Aristóteles são os mais importantes filósofos da antiga Grécia. Os pensamentos desses filósofos compõem o período clássico da filosofia, dando continuidade nos séculos seguintes. 
- SÓCRATES
 Nasceu em Atenas, e fez com que a filosofia descesse do céu a terra. Ele se interessou pelas questões humanas que afetam o homem, como a educação, a política, o conhecimento, entre outros. 
O que se sabe sobre Sócrates, foi Platão quem registou, já que Sócrates foi chefe de Platão. 
Segundo Platão, Sócrates possuía uma mente rigorosa, racional e inquisitiva, levando as pessoas a pensarem, procurando saber o oculto de cada uma. Ele questionava as crenças das pessoas.
Embora, Sócrates tenha sido descrito por Platão, como o homem mais honrado e justo de sua época, talvez por inveja de seus conhecimentos intelectuais, ele foi acusado de “negligenciar a adoração dos deuses cultuados pela cidade” e “corromper os jovens”.
Ele acabou condenado, tendo que cometer suicídio, bebendo uma mistura de erva venenosa cicuta. Embora achasse que o julgamento foi injusto, ele preferiu beber o veneno sem questionar. 
“Conhece-te a ti mesmo” Linha de pensamento de Sócrates.
- PLATÃO
Platão nasceu em uma família aristocrata de Atenas. Foi brilhante escritor e filósofo e se destacou entre os pensadores mais influentes da civilização ocidental.
Platão tinha ambições políticas, mas se decepcionou com a liderança política de Atenas. Ele se tornou discípulo de Sócrates, e seguiu a mesma linha de raciocínio, com perguntas, respostas e mais perguntas, mas sua filosofia é baseada na teoria de que o mundo que percebemos com nossos sentidos é um mundo ilusório, confuso. O mundo espiritual é mais elevado, eterno, onde o que existe verdadeiramente são as ideias, que só a razão pode conhecer.
Após a morte de Sócrates, Platão abandonou a cidade, conhecendo vários lugares. Retornando, fundou uma escola que deu o nome de academia, onde ensinava diversos assuntos. 
Os ensinamentos de Platão foram escritos em forma de diálogo, que foram divididos em 3 partes. 
Na primeira parte, Platão tenta explicar a filosofia de Sócrates, já na segunda e terceira, ele relata suas próprias ideias, ainda que ele utilizasse o pensamento de Platão. 
Ele foi o responsável por uma nova forma de pensar e ver o mundo, dividindo em duas partes: O mundo das ideias e o mundo físico. 
Mundo sensível: Cavernas; sombras; Corpo (características contrárias a da alma); imperfeito. 
Mundo inteligível: Luz; conhecimentos; ideias; alma (possibilita acesso ao inteligível, imutável, imortal); perfeito. 
De acordo com Platão, só essas ideias/ formas são fundamentos do verdadeiro conhecimento. Platão distinguiu dois níveis de saber: 
OPINIÃO: Afirmações sobre o mundo físico, Platão as considerava como opinião, mesmo que dentro da lógica ou da ciência. 
CONHECIMENTO: Segundo Platão, o conhecimento é derivado da razão e não da experiência. Ela pregava que somente através da razão atingimos o conhecimento das formas.
Segundo Platão, a melhor forma de governo é a aristocracia por mérito. Ele divide o estado ideal em três classes: a classe dos comerciantes, a classe dos militares e a classe dos filósofos-reis.
A República aborda diversos temas sobre justiça, governo e apresenta um governo utópico. Essa obra vem sendo amplamente lida através dos séculos, por mais que suas propostas nunca tenham sido adotas como uma forma de governo concreta.
- ARISTÓTELES
Foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, enfim. É considerado um dos pensadores mais produtivos de todos os tempos.

Outros materiais