Buscar

Antropologia e Cultura Brasileira

Prévia do material em texto

 
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A leitura do material referencial nos ajudou a compreender algumas das mais importantes escolas antropológicas. Uma delas denominamos o Estruturalismo, que tem Claude Lévi-Strauss como um dos mais importantes teóricos. Observe as assertivas abaixo:
O Estruturalismo busca compreender comparativamente os significados que cada cultura atribui a determinados objetos ou comportamentos. Buscando, assim, encontrar similaridades nas estruturas de diferentes grupos humanos.
O Estruturalismo é decorrente das teorias psicossociais fundadas por Karl Marx e tem como propósito analisar as ações humanas dentro de uma lógica subjetiva e individual, no contexto da sociedade pós-industrial.
Max Weber foi o fundador da Escola Estruturalista Alemã que, por pressuposto, analisava os diferentes grupos sociais sob um prisma puramente econômico e eurocêntrico.
Estão corretas as assertivas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Apenas I
	Resposta Correta:
	e. 
Apenas I
	Feedback da resposta:
	Apenas a assertiva I está correta, afirmação que podemos fazer, baseando-nos no Material Referencial. "O Estruturalismo busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado, que é produzido dentro de uma cultura. Uma cultura não pode ser explicada pela condição genética de seus membros nem pode vista de forma isolada: há elementos que se relacionam entre si e com um universo maior, ou seja, há indivíduos que possuem aspectos diferentes dos demais membros, mas pertencem a uma mesma cultura, bem como há indivíduos de outros grupos que compartilham elementos de uma cultura que não é a sua de origem".
	
	
	
 Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo melhor descreve a Antropologia Interpretativa predominante na década de 1960?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Buscava a interpretação e a origem dos sentidos e significados.
	Resposta Correta:
	d. 
Buscava a interpretação e a origem dos sentidos e significados.
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:07): “Na década de 1960, predominou a Antropologia Interpretativa, com abordagem hermenêutica, ou seja, em que se busca a interpretação, origem e a hierarquização dos sentidos e dos significados – com inspirações oriundas de Nietzsche e seu perspectivismo (quando o ponto de vista é alterável), a semiótica de Pierce (com a análise dos signos e de suas relações) e a Escola de Frankfurt (que propunha uma crítica do fazer científico e influenciou os interpretativistas a fazerem uma autocrítica), por exemplo. No fim da década de 1980 e início de 1990, se fixou a chamada Antropologia Pós-Moderna, com a preocupação de explicar a politização da relação observador-observado, ou seja, faz-se uma crítica dos paradigmas teóricos e da “autoridade etnográfica” do antropólogo”.
	
	
	
 Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Diversas escolas antropológicas surgiram na virada do século XIX para o século XX. Sobre esse momento, observe as assertivas abaixo:
Surgiu nessa época, a necessidade de contestar a leitura cultural antropológica, privilegiando-se uma leitura biologizante, decorrente das teorias de Karl Marx.
Surgiu a chamada escola do Culturalismo Norte-Americano, que privilegiava a busca por padrões culturais ou, em outras palavras, estilos de cultura.
Surgiu nessa época a chamada escola Durheiminiana que defendia a leitura das sociedades a partir de sua distribuição de renda.
Estão corretas as assertivas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Apenas II
	Resposta Correta:
	c. 
Apenas II
	Feedback da resposta:
	Apenas a assertiva II está correta. O Material Referencial define, entre as escolas antropológicas surgidas na virada do século XIX para o século XX, "o Culturalismo Norte-Americano, com foco na identificação de padrões culturais, ou seja, estilos de cultura".
	
	
	
 Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Sobre o mundo do trabalho na pós-modernidade, qual das alternativas abaixo está correta?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
a pós-modernidade colocou o trabalho no centro essencial da vida de todos os indivíduos, inseridos na lógica do consumo.
	Resposta Correta:
	a. 
a pós-modernidade colocou o trabalho no centro essencial da vida de todos os indivíduos, inseridos na lógica do consumo.
	Feedback da resposta:
	Segundo nosso material complementar (Ebook, 2015, p. 10): “No mundo do trabalho, a pós-modernidade trouxe uma nova configuração quanto às funções e aumentou consideravelmente a empregabilidade, sendo o trabalho parte essencial da vida em sociedade (muito mais do que em outros períodos históricos anteriores). Para Baudrillard (1995), a lógica do consumo se encerra na impossibilidade de que todos consumam, mas todos devem trabalhar. A felicidade e o bem-estar mensuráveis por objetos e sinais de conforto são ideais da sociedade do consumo. De Mais (2000) ainda caracteriza a Pós-Modernidade, quanto ao mundo de trabalho e produção, pela passagem da produção de bens para uma economia de serviços, o crescimento da classe dos profissionais e dos técnicos, o saber teórico supervalorizado e gerador de inovação, a gestão do desenvolvimento técnico, do conhecimento e da tecnologia e pela tecnologia intelectual”.
	
	
	
 Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Estruturalismo que dissociava a natureza e a Cultura e que busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado que é produzido dentro de uma cultura teve como maior expoente o antropólogo:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Lévi-Strauss.
	Resposta Correta:
	c. 
Lévi-Strauss.
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 07): “Já na década de 1930 predominou o Culturalismo Norte-Americano, com foco na identificação de padrões culturais, ou seja, estilos de cultura. Nos anos 1940, teve origem o Estruturalismo – o mesmo de Lévi-Strauss – que dissociava a natureza e a cultura. O Estruturalismo busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado, que é produzido dentro de uma cultura. Uma cultura não pode ser explicada pela condição genética de seus membros nem pode ser vista de forma isolada: há elementos que se relacionam entre si e com um universo maior, ou seja, há indivíduos que possuem aspectos diferentes dos demais membros, mas pertencem a uma mesma cultura, bem como há indivíduos de outros grupos que compartilham elementos de uma cultura que não é a sua de origem”.
	
	
	
 Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	“... possuía uma visão compreensiva da sociedade, foi um economista alemão e também é considerado um dos fundadores da Sociologia. Compreendia a sociedade pela perspectiva histórica, diferentemente dos positivistas. Em seu pensamento, [...] apresentou o conceito de ação social, ou seja, a ação é um comportamento humano e por ela os indivíduos se relacionam de modo subjetivo e determinado pelo comportamento do outro. O comportamento, nesse caso, precisa ter um significado ou sentido próprio, e esse sentido também se relaciona com o comportamento das demais pessoas com quem interage. Para estudar os fenômenos sociais, lançou alguns métodos que focam nas peculiaridades do objeto de estudo mais fielmente, o que ele chamou de tipo ideal – este possibilitaria a seleção da dimensão do objeto de análise e apresentaria essa dimensão de modo mais puro.” A que sociólogo estamos nos referindo? 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Max Weber.
	Resposta Correta:
	b. 
Max Weber.
	Feedback da resposta:
	O material referencial nos diz (Ebook, 2015, p. 07): “Max Weber (1864-1920), que possuía uma visão compreensiva da sociedade, foi um economista alemão e também é considerado um dos fundadores da Sociologia. Compreendia a sociedade pela perspectiva histórica, diferentemente dos positivistas. Em seu pensamento, Weber apresentouo conceito de ação social, ou seja, a ação é um comportamento humano e por ela os indivíduos se relacionam de modo subjetivo e determinado pelo comportamento do outro. O comportamento, nesse caso, precisa ter um significado ou sentido próprio, e esse sentido também se relaciona com o comportamento das demais pessoas com quem interage. Para estudar os fenômenos sociais, lançou alguns métodos que focam nas peculiaridades do objeto de estudo mais fielmente, o que ele chamou de tipo ideal – este possibilitaria a seleção da dimensão do objeto de análise e apresentaria essa dimensão de modo mais puro”.
 
	
	
	
 Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	De acordo com nosso material referencial, qual o período no qual surgiu a antropologia funcionalista?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A segunda metade do século XIX
	Resposta Correta:
	d. 
Os anos 1930
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:06): “Já na década de 1930 predominou o Culturalismo Norte-Americano, com foco na identificação de padrões culturais, ou seja, estilos de cultura. Nos anos 1940, teve origem o Estruturalismo – o mesmo de Lévi-Strauss – que dissociava a natureza e a cultura. O Estruturalismo busca compreender as inter-relações que dão origem ao significado, que é produzido dentro de uma cultura. Uma cultura não pode ser explicada pela condição genética de seus membros nem pode ser vista de forma isolada: há elementos que se relacionam entre si e com um universo maior, ou seja, há indivíduos que possuem aspectos diferentes dos demais membros, mas pertencem a uma mesma cultura, bem como há indivíduos de outros grupos que compartilham elementos de uma cultura que não é a sua de origem”.
	
	
	
 Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Nosso material referencial nos mostrou que a ciência antropológica passou por muitas mudanças no final do século XIX e início do século XX. Sobre essa quebra de paradigma podemos afirmar:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
as pesquisas que buscavam entender “o selvagem”, a partir de culturas distantes e diferentes da Europa, passam a também a querer compreender os camponeses e trabalhadores industrial europeus.
	Resposta Correta:
	c.
as pesquisas que buscavam entender “o selvagem”, a partir de culturas distantes e diferentes da Europa, passam a também a querer compreender os camponeses e trabalhadores industrial europeus.
	Feedback da resposta:
	Segundo o material referencial (EBOOK, 2015:06): “Antropologia, que vivia uma quebra de paradigma nesse período – o selvagem (como era concebido o indivíduo das culturas distantes e diferentes do europeu) deu lugar ao homem do campo, logo substituído pelo operário urbano-industrial – ainda tinha os moldes do evolucionismo do século XIX, mas o questionava e se encaminhava para a Antropologia Cultural, na Inglaterra, e Social, nos Estados Unidos, e para a Etnologia, na França (vistas a partir no início do século XX). Nas décadas de 1920 e 1930, surgiu o Funcionalismo, cujos teóricos que mais se destacaram foram Malinowski, Radcliffe-Brown, entre outros, e que viam que os valores sociais e culturais transcendiam a biologização das relações sociais”.
	
	
	
 Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A questão do hibridismo, uma constante em países como o nosso, formados a partir do choque de culturas, ganha um interesse maior em tempos ditos globalizados, quando a circulação de ideias e de produtos culturais atinge um grau inédito. Essa situação molda o debate cultural contemporâneo, recolocando a questão da inter-relação entre a cultura nacional e o influxo externo. Para alguns, o mundo de hoje oferece uma oportunidade para a criação de uma cultura globalizada, um novo espaço da convivência da diversidade e do pluralismo culturais.
CEVASCO, Maria Elisa. Hibridismo cultural e globalização. ArtCultura. Uberlândia, v. 8, n. 12, 2006. p. 13.
Com base no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I.  Caracterizada pela unidade tempo, do espaço e mesmo do sujeito, a pós-modernidade constitui-se de culturas híbridas.
PORQUE
II. A globalização e o desenvolvimento tecnológico possibilitaram que culturas se separassem de seus contextos originais e se recombinassem em novos hibridismos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	Resposta Correta:
	e. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	Feedback da resposta:
	Globalização e pós-modernidade são fenômenos que ocorrem paralelamente e diretamente relacionadas às recentes transformações provocadas pelo desenvolvimento tecnológico. Todos estes fenômenos favorecem a ocorrência dos hibridismos culturais. Porém a pós-modernidade é caracterizada pela extrema framentação de tudo: do tempo, do espaço e do sujeito.
	
	
	
 Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	
I. Com sua visão positivista, Émile Durkeim elaborou teorias sociológicas para explicar a modernidade que comparavam o conjunto social a um organismo, no qual o bom funcionamento de cada indivíduo, visto como um órgão, garantiria o bom funcionamento de todo o “corpo” social.
PORQUE
II. A industrialização ocorrida a partir do século XIX acarretou em uma série de transformações econômicas, sociais, culturais e políticas que passaram a ser explicadas pela ciência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	Resposta Correta:
	d. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	Feedback da resposta:
	O sociólogo que pensa a sociedade a partir de um visão positivista e a toma como um corpo é Durkeim.

Continue navegando