Buscar

adm interdisciplinar


Continue navegando


Prévia do material em texto

Pergunta 1
	
	
	
	A estrutura empresarial é expressa pelo (a):
	
	
	
	
		
	a. Organograma;
	
	Obs.: estrutura é a forma como as pessoas se ligam umas às outras na organização.
A estrutura empresarial é expressa pelo organograma. À parte física da empresa, isto é, às instalações e máquinas, pode-se dar o nome de infraestrutura.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Matéria-prima é:
	
	
	
	
		
	b. Material processado para fabricar o produto;
	
	Resposta: B
Matéria-prima: material processado para fabricar o produto.
Insumo:
bem ou serviço utilizado no processo de transformação (máquinas, instalações, energia, entre outros).
Combinação de fatores de produção diretos (matérias-primas) com indiretos (máquinas, instalações, energia etc.)
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	O que significa a sigla EPI?
	
	
	
	
		
	c. Equipamento de Proteção Individual;
	
	Obs.: Os Equipamentos de Proteção Individual, além de essenciais à proteção do trabalhador, visando à manutenção de sua saúde física e proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho, podem também proporcionar a redução de custos ao empregador.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	Segundo Meireles, na práxis gerencial considerada sob a ótica do método PDCA, é certo na etapa A (de action):
	
	
	
	
		
	b. Compensar os danos e as agressões à sociedade. 
	
	
	
Pergunta 1
	
	
	
	A Responsabilidade Social é uma atuação que se define pela relação ética e transparenteda organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona, estando voltada para o (a
	
	
	
	
		
	a.Desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras.
	
	Comentário: Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: com temas como ativos e passivos ambientais; custos ambientais; despesas ambientais; gestão da responsabilidade socioambiental; meio ambiente; danos e agressões à Comunidade e à Natureza; perdas ambientais; preservação ambiental e tecnologia de reparação ambiental.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	A estrutura empresarial é expressa pelo (a):
	
	
	
	
		
	a. Organograma;
	
	Comentário: Estrutura é a forma como as pessoas se ligam umas às outras na organização. A estrutura empresarial é expressa pelo organograma. À parte física da empresa, isto é, às instalações e máquinas, pode-se dar o nome de infraestrutura.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	A logística de produção é observada na etapa de transformação dos insumos em produto final. Inclui o planejamento, a programação e o controle da produção, e, em alguns casos, o planejamento dos recursos da distribuição, além de ocupar-se da estocagem: providencia estoque de produtos acabados, embalagem (unitilização) e processo de pedidos (FLEURY, 2000). Desta forma, insumo é: 
	
	
	
	
		
	a. O bem ou serviço utilizado no processo de transformação.
	
	Comentário: Matéria-prima é o material processado para fabricar o produto, enquanto insumo é o bem ou serviço utilizado no processo de transformação (mão de obra, máquinas, instalações e outros). 
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	Leia a frase extraída do livro-texto:
“O racionalismo ______________ é uma proposta econômico-administrativa que busca prover a ______________ com a concomitante redução de ______________”. 
Marque a alternativa que contenha palavras que preencham corretamente as lacunas: 
	
	
	
	
		
	c. Técnico / eficiência / custos;
	
	Comentário: O racionalismo técnico é uma proposta econômico-administrativa que busca prover a eficiência com a concomitante redução de custos. Daí a visão anatômica da organização em termos formais, isto é, a síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional, suas relações formais (que podem ser vistas no organograma) e suas funções (atividades) dentro do todo, que assegurem a máxima eficiência.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	Leia o trecho extraído do livro-texto:
"Com a utilização do EPI a empresa poderá eliminar ou neutralizar o nível do ruído, já que, com a utilização adequada do equipamento, o dano que o ruído poderia causar à audição do empregado[1] será eliminado”.
O que significa a sigla EPI?
	
	
	
	
		
	c. Equipamento de Proteção Individual.
	
	Comentário: Os Equipamentos de Proteção Individual, além de essenciais à proteção do trabalhador, visando à manutenção de sua saúde física e proteção contra os riscos de acidentes do trabalho e/ou de doenças profissionais e do trabalho, podem também proporcionar a redução de custos ao empregador.
	
	
	
Pergunta 6
	
	
	
	Para Adam Smith (1983), o sistema econômico é, na sua essência, uma vasta rede de inter-relações de produtores especializados, fundamentada na propensão (tendência) à troca, ao intercâmbio e à transação. O trabalho é dividido em várias etapas, buscando-se, por meio da simplicidade de cada tarefa, aumento de produtividade e remuneração proporcional ao volume produzido. A divisão do trabalho leva ao aumento da produtividade, e, portanto, ao aumento do volume da produção.
Após a leitura, marque a alternativa que melhor explica o que é a produção:
	
	
	
	
		
	d. É a medida do que foi produzido num certo tempo.
	
	Comentário: Enquanto produção é a medida do que foi produzido num certo tempo (exemplo: uma fábrica produz oitenta camisas ao dia), produtividade considera os fatores (causas) da produção. Fatores típicos são máquinas e homens. Uma fábrica com quatro máquinas e dez homens tem produtividade de vinte camisas/máquina-dia e oito camisas/homem-dia. A produtividade também se expressa em hora-máquina ou homem-hora. Elevá-la quer dizer aumentar a produção do fator no mesmo período.
	
	
	
Pergunta 7
	
	
	
	 A sigla PDCA representam palavras em inglês, que ao serem traduzidas significam:
	
	
	
	
		
	b. Planejar, Fazer, Checar e Agir;
	
	Comentário: A sigla PDCA tem como base as seguintes palavras: Plan, Do, Check, Action. 
	
	
	
Pergunta 8
	
	
	
	 O trecho extraído do livro-texto que fala que “(...) a relação existente entre o resultado obtido e os recursos consumidos para consegui-lo” fala sobre o (a):
	
	
	
	
		
	b. Eficiência;
	
	Comentário: Podemos definir eficiência como a relação existente entre o resultado obtido e os recursos consumidos para consegui-lo. Trata de como fazer, não do que fazer. Outro conceito é o de eficácia: ser eficaz é atingir os objetivos propostos. A eficácia está ligada ao objetivo em si. Quando ao mesmo tempo se é eficaz (atinge-se a meta) e eficiente (faz-se uma boa utilização dos recursos), dizemos que se é efetivo.
	
	
	
Pergunta 9
	
	
	
	 Segundo Moura (2000), a gestão dos custos ambientais somente pode ser realizada com sucesso caso se consiga que três áreas da empresa tenham uma boa compreensão comum das variáveis envolvidas no processo, motivação para realizar um bom trabalho no assunto e apoio da Direção. Essas áreas englobam:
	
	
	
	
		
	e. Apenas a alternativa D esta errada.
	
	Comentário: As áreas são dividas em: o pessoal de gestão ambiental (são especialistas no assunto e servem de interface com todas as outras áreas da empresa no tocante ao meio ambiente); a área financeira (que provê os recursos para investimentos e para o caixa);   a área contábil (que processa os dados dos custos ambientais, fornecendo elementos para análise e decisão).
	
	
	
Pergunta 10
	
	
	
	É comum a ideia de que logística é o mesmo que transporte, mas esses termos têm significados diversos. Felizmente, a diferença está bem-traçada pela Fiesp (2011). Logística está diretamente ligada ao processo de:
	
	
	
	
		
	e.Planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas e estoque durante a fabricaçãode produtos acabados.
	
	Comentário: Logística é o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas e estoque durante a fabricação de produtos acabados, e as informações relativas a essas atividades, desde o ponto de origem até o local de consumo, visando atender aos requisitos do cliente.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	Enquanto uma focaliza a dimensão “falso-verdadeiro” a outra inclui a dimensão “indeterminação X inconsistência”. 
Referem-se, respectivamente, à:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. Lógica clássica e lógica paraconsistente. 
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	Identifique o método que não faz parte da escola fundamentalista:
Teoria de Dow
	
	
	
	
			
	
	
	 Leia a afirmativa extraída do livro-texto:
 
“O ______________ tem prazos ______________ de atuação, medidos em dias ou semanas: compra uma ação com a intenção de desfazer-se dela ______________, aproveitando sua possível ______________ na cotação”. 
 
Marque a alternativa que contenha as palavras que melhor preenchem as lacunas:
	
	
	
	
		
	b. Especulador/curtos/rapidamente/valorização.
	
	 Comentário: O especulador tem prazos curtos de atuação, medidos em dias ou semanas: compra uma ação com a intenção de desfazer-se dela rapidamente, aproveitando sua possível valorização na cotação. A seleção e o acompanhamento da ação são feitos por meio de indicadores que mostrem possível variação no preço da ação na Bolsa. O especulador orienta-se pela cotação da ação – não pelos dividendos. Uma queda acentuada na Bolsa geralmente tende a causar-lhe grandes prejuízos.
	
	
	
Pergunta
	
	
	
	 Leia a afirmativa extraída do livro-texto:
 
“O plano ______________ divide-se em quatro partes: duas na vertical e duas na horizontal. Na ______________, a parte superior indica inconsistência decorrente de informação conflituosa, e a parte inferior, indeterminação por falta de informação. Neste caso, a faixa central é a ______________, denotando informação não inconsistente e não conflitante. Na ______________, o plano divide-se à esquerda e à direita de um eixo central: a esquerda denota a ocorrência de falsidade, e a direita, a ocorrência de verdade”. 
Marque a alternativa que contenha as palavras que melhor preenchem as lacunas:
	
	
	
	
		
	b. Cartesiano/vertical/ideal/horizontal.
	
	Comentário: a resposta correta é a opção B. A interpretação da informação no plano cartesiano depende do resultado de duas entradas (G1, G2). Estas exprimem o grau de certeza (G1), que se posiciona horizontalmente (no eixo falsidade-verdade), e o grau de contradição (G2), que se posiciona verticalmente (no eixo indeterminação-inconsistência).
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	 Robbins (2009) entende que os gerentes supostamente deveriam usar um processo racional de tomada de decisão, ou seja, fazer escolhas consistentes, maximizando o valor dentro de limitações específicas. Tal processo deveria ter qual(is) etapa(s)?
	
	
	
	
		
	e. Todas as alternativas anteriores estão corretas.
	
	 Comentário: O processo deveria ter as seguintes etapas: definir o problema; identificar os critérios de decisão; atribuir pesos específicos a esses critérios; desenvolver alternativas; avaliar as alternativas; e escolher a melhor opção.
	
	
	
Pergunta 4 
	
	
	
	 Sobre os valores subjetivos que influenciam as decisões, Simon (1979) afirma:
Uma decisão pode ser chamada objetivamente racional se representa de fato o comportamento correto para maximizar certos valores numa dada situação. É subjetivamente racional se maximiza a realização com referência ao conhecimento real do assunto. É conscientemente racional na medida em que o ajustamento dos meios aos fins visados constitui um processo consciente. É deliberadamente racional na medida em que a adequação dos meios aos fins tenha sido deliberadamente provocada (pelo indivíduo ou pela organização). Uma decisão é organizativamente racional se for orientada no sentido dos objetivos da organização; é pessoalmente racional se visar aos objetivos do indivíduo (SIMON, 1979, p. 90). 
Para Simon (1979), o modelo de decisão deve seguir algumas fases. Marque a alternativa que melhor indique as fases:
	
	
	
	
		
	b. Desenho ou concepção.
	
	Comentário: São quatro fases: inteligência ou investigação – identificação de problemas e coleta de dados, considerando a questão: “Qual o problema?”; compreende a análise do ambiente onde é feita a coleta e o processamento de informações, de forma que se identifiquem as oportunidades e ameaças; desenho ou concepção – construção e análise das alternativas disponíveis, levando em conta a questão: “Quais são as soluções possíveis?”; consiste em analisar os possíveis cursos de ação, formular o problema, construir e analisar as alternativas viáveis para uma situação que requer decisão; escolha da melhor alternativa – a questão é: “Qual é a melhor alternativa”?; seleciona uma determinada linha de ação dentre as disponíveis, sendo essa escolha definida por um número restrito de informações captadas, de acordo com a limitação de racionalidade e de cognição; revisão – essa fase consiste em avaliar as escolhas passadas, de forma que retroalimente o sistema futuro por meio do aprendizado passado.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	 A Teoria Dow define, entre outros fatores, uma linha de resistência para o mercado ou a ação em baixa. Assim, diz-se que o mercado ou a ação oscila entre linhas de resistência – uma inferior e outra superior –, e qualquer ocorrência de rompimento dos limites preestabelecidos é uma alerta para os técnicos. Academicamente (grifo do autor), a Teoria Dow é rejeitada, sob a alegação de que os picos, antipicos etc. nada significam em termos de movimentos de mercados ou de ações. Empiricamente, os resultados são igualmente duvidosos. Naturalmente, é sempre possível encontrar inúmeros casos em que essa teoria propiciou resultados satisfatórios, mas seria possível encontrar um grande número de casos, infelizmente não anotados e facilmente esquecidos pelos analistas, nos quais os resultados foram negativos.
De acordo com a técnica Preço-Volume, o preço de uma ação, ao crescer paralelamente a um grande volume de transações:
	
	
	
	
		
	c. Reflete um excesso de demanda pela ação que deve perdurar nos períodos seguintes.
 
	
	 Comentário: De acordo com a técnica Preço-Volume, o preço de uma ação, ao crescer paralelamente a um grande volume de transações, reflete um excesso de demanda pela ação que deve perdurar nos períodos seguintes. Em consequência, o preço deve continuar crescente. Por outro lado, um preço em queda, paralelamente a um volume amplo de transações, indica um excesso de oferta que deverá refletir-se em quedas subsequentes nos preços. A falácia da técnica resume-se em ignorar que o volume de transações decorre da divergência de expectativas quanto a preços futuros e que, portanto, deve ser distribuído independentemente do nível de preço
	
	
	
Pergunta 6ontos
	
	
	
	 A lógica formal também é conhecida por:
	
	
	
	
		
	c. Lógica menor.
	
	 Comentário: A lógica formal também é conhecida por lógica menor e estuda o mecanismo do raciocínio. Maritain (1983, p. 26) afirma que a lógica menor estuda as condições formais da ciência; analisa ou “resolve” o raciocínio nas leis de que ele depende do ponto de vista da sua forma ou de seu conteúdo. A lógica formal não se ocupa dos conteúdos pensados ou dos objetos referidos pelo pensamento, apenas da forma pura e geral dos pensamentos, expressa por meio da linguagem.
	
	
	
Pergunta 7
	
	
	
	 A partir do momento em que as ações da empresa são distribuídas ao público, via underwriting, ela passa a ser de capital aberto, isto é, a participação no seu capital social é facilitada amplamente, e suas ações podem passar a ser negociadasem uma ou mais Bolsas de Valores. Uma empresa do tipo sociedade anônima é considerada de capital fechado caso tenha:
	
	
	
	
		
	a. Vinte acionistas ou menos.
	
	 Comentário: a resposta correta é a opção A. Uma empresa do tipo sociedade anônima é considerada de capital fechado caso tenha vinte acionistas ou menos. Nesse caso, está dispensada de fazer convocação dos acionistas pelos jornais e de publicar suas Demonstrações Financeiras pela imprensa.
	
	
	
Pergunta 8
	
	
	
	 Briefing é um(a):
	
	
	
	
		
	d.“Caderno” sobre a empresa, mostrando especialmente a potencialidade de lucros do negócio, com vistas a obter interessados em associar-se à organização.
	
	 Comentário: Briefing é um “caderno” sobre a empresa, mostrando especialmente a potencialidade de lucros do negócio, com vistas a obter interessados em associar-se à organização, ou seja, um prospecto.
	
	
	
Pergunta 9
	
	
	
	 Leia a afirmativa extraída do livro-texto: “(...) modelo recomendado para o processo de tomada de decisão multicritério em grupo”. Desta forma, marque a opção que contenha o processo que está explicando este trecho:
	
	
	
	
		
	d. T-ODAG (Trade-Off Decision Analysis in Group).
	
	 Comentário: T-ODAG (Trade-Off Decision Analysis in Group) é o modelo recomendado para o processo de tomada de decisão multicritério em grupo. Aplicável especialmente para grupos de trabalho no nível operacional. Decisões ligadas ao gerenciamento da rotina podem ser tomadas pelo T-ODAG. É um modelo muito útil para as microempresas e pequenas empresas, na medida em que busca o consenso e a diluição da responsabilidade pelas decisões. 
	
	
	
Pergunta 10
	
	
	
	 O Sistema Financeiro Nacional é composto por:
	
	
	
	
		
	a.Instituições responsáveis pela captação de recursos financeiros, pela distribuição e circulação de valores e pela regulação desse processo.
	
	 Comentário: O Sistema Financeiro Nacional é composto por instituições responsáveis pela captação de recursos financeiros, pela distribuição e circulação de valores e pela regulação desse processo. O Conselho Monetário Nacional (CMN), seu organismo maior, presidido pelo ministro da Fazenda, é que define as diretrizes de atuação do sistema. Diretamente ligados a ele estão o Banco Central do Brasil, que atua como seu órgão executivo, e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que responde pela regulamentação e pelo fomento do mercado de valores mobiliários (de bolsa e de balcão) (BM&FBOVESPA, 2010, p. 7).
	
	
	
a: