Buscar

Sinapse- Conceito

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Conceito
Pode ser definida como a região de proximidade entre a extremidade de um neurônio e uma célula vizinha, onde os impulsos nervosos são transformados em impulsos químicos em decorrência da presença de mediadores químicos.
Estruturas do Neurônio
Natureza das Sinapses
 Elétrica 
Química
Sinapse Elétrica
Sinapse Química
As células estão praticamente coladas e existe uma abertura, como um canal, que une as membranas; são as junções comunicantes. O potencial de ação corre diretamente de uma membrana para outra, sem precisar do auxílio de mediadores químicos. Essa é a sinapse utilizada pelos músculos, inclusive o próprio coração utiliza-se da incrível velocidade proporcionada pelas junções, para fazer com que todas as fibras contraiam ao mesmo tempo de modo ritmado.
Sinapse Elétrica
O potencial de ação é transmitido através de proteínas especiais chamadas de neurotransmissores. Os neurotransmissores saem de uma célula (célula pré-sináptica), caem em um espaço (fenda sináptica) e interagem com a próxima célula (célula pós-sináptica), dessa forma a informação é repassada. Esse tipo de sinapse é encontrada em todo o sistema nervoso
Sinapse Química
Tipos de Conexões Neuronais
Axoaxônicas 
Axossomaticas
Axodendridicas 
Dendrodentriticas
Tipos de Sinapse
A – Axodendrítica
B – Axossomática
C – Axoaxônica
Mecanismo de Remoção
Captação celular 
Degradação enzimática 
Difusão 
Circuitos Neurais
Circuitos Neurais
Circuitos Neurais
Circuitos Neurais

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando