Buscar

apol denedita curriculo e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Currículo e Sociedade
Atente para o seguinte excerto de texto:
“A Pedagogia Nova era movimento renovador e construtivo; pelo menos assim o era em suas intenções, em suas aplicações pedagógicas, em sua decidida vontade de reformar a educação brasileira. [...] Fernando de Azevedo disse que: ‘A reforma (da Escola Nova), impregnada do espirito contemporâneo, não só fundou a escola na realidade social, variável e complexa, fazendo passar sobre ela um largo sopro de renovação social, como também a reorganizou em bases científicas e de maneira a servir eficazmente à vulgarização do espírito e dos métodos científicos’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: TOBIAS, José Antônio. História da educação brasileira. São Paulo: Ibrasa, 1986. p. 272.
Com base nos conteúdos abordados no livro-base A função do currículo no contexto escolar e nas aulas sobre o movimento Escola Nova, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
 
I.  (  ) Criticaram as tradições pedagógicas jesuítica e enciclopédica e empreenderam um processo de reconstrução das experiências e valorização destas no meio educacional.
II. (  ) São partidários desse movimento José Carlos Libâneo e Dermeval Saviani, que fizeram reformas significativas na sistematização do currículo brasileiro.
III.(  ) Enfatizaram muito a metodologia do ensino e não propuseram procedimentos detalhados de planejamento curricular. 
IV.(  ) Anísio Teixeira reformou a educação pública na Bahia sob os ideais escolanovistas influenciado pelo pensamento de John Dewey e o pensamento americano.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, F, F
	
	B
	F, V, V, F
	
	C
	F, F, V, V
	
	D
	V, F, V, V
	
	E
	V, V, V, F
Leia o extrato de texto a seguir:
“Embora as reformas educacionais feitas nas primeiras décadas do século XX no Brasil sejam associadas somente a John Dewey e ao movimento de educação progressivista, Kliebard [...] lembra que, nos Estados Unidos, aquele foi um período de grande efervescência na área educacional em busca de uma resposta à decadência da teoria da disciplina mental. Os reformadores educacionais do período divergiam consideravelmente, e as ideias educacionais de um Franklin Bobbit eram frontalmente opostas às de um John Dewey”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SANTOS, Adriana Regina de Jesus; CASALI, Alípio Marcio Dias. Currículo e educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. In: Revista Olhar de Professor. v. 12, nº 2, 2009, p. 217. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1509>. Acesso em: 18/12/ 2014.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base A função do currículo no contexto escolar, relacione corretamente os autores às suas ideias:
1. Franklin Bobbit
2. John Dewey 
(  ) O valor do conhecimento sistematizado está na possibilidade de o professor determinar o meio necessário para que a criança aprenda.
(  ) O foco está na prática do professor. 
(  ) O professor dirige indiretamente a atividade mental do aluno.
(  ) O foco está no aluno e para desenvolver habilidades nas coisas que ele deve fazer.
(  ) O currículo subtende uma série ou conjunto de coisas que os alunos devem fazer e experimentar a fim de desenvolver habilidades que os capacitem para decisões na vida adulta.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	2, 1, 2, 1, 1
	
	B
	2, 2, 2,1, 1
	
	C
	1, 1, 2, 1, 1
	
	D
	1, 2, 1, 2, 2
	
	E
	1, 2, 2, 1, 2
Considere o seguinte fragmento de texto:
“No Brasil, a constituição do ideário educacional renovador foi influenciada pelo pensamento educacional de Dewey, cujas obras foram traduzidas por Anísio Teixeira. Ele conheceu a filosofia de Dewey na sua primeira viagem aos Estados Unidos e tornou-se depois o seu maior divulgador no Brasil. A apropriação do pensamento educacional de Dewey no Brasil se deu por meio das obras traduzidas, dos manuais pedagógicos e do discurso político nas reformas curriculares”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos. A noção de experiência em John Dewey, a educação progressiva e o currículo de ciências. Disponível em: < http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0214-1.pdf>. Acesso em: 16/12/2014.
Com base no no trecho de texto dado e no livro-base A função do currículo no contexto escolar Dewey entendia o currículo como...
	
	A
	experiências vivenciadas pelo aluno, orientadas e com enfoque nos interesses do professor.
	
	B
	uma totalidade de experiências, orientada pelo professor, a ser vivenciada pelo aluno, sendo que se valoriza nesse processo o interesse do aluno.
	
	C
	um plano de estudos a ser mediado pelo professor, valorizando os interesses do docente sobre os do aluno.
	
	D
	uma totalidade de experiências do professor a serem transmitidas ao aluno.
	
	E
	um plano de estudos com base nos interesses exclusivo do aluno, sendo mediado pelo professor.
“O mundo, que sempre esteve em permanente mudança, hoje tem altamente multiplicada a rapidez dessas mudanças, devido ao avanço das tecnologias. [...] São os meios de comunicação que divulgam, em escala mundial, informações, hoje tomadas como conhecimento, construindo, desse modo, o mundo que conhecemos. Trata-se, na verdade, do processo metonímico - a parte escolhida para ser divulgada, para ser conhecida, vale pelo todo. É como se "o mundo todo" fosse constituído apenas por aqueles fatos/ notícias que chegam até nós. Consideramos, porém, que informação não é conhecimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: BACCEGA, Maria Aparecida. Da informação ao conhecimento: ressignificação da escola. Revista Comunicação & Educação (USP), v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36991/39713>. Acesso em: 20/12/2014.
 
Após a leitura do texto acima e dos conteúdos abordados no livro-base A função do currículo no contexto escolar relacione conhecimento e informação às suas características:
  
Conhecimento
Informação
 
(  ) Está presente na mídia em geral: internet, jornais e outros veículos de comunicação.
(  ) Possibilita ao aluno, ao ser ensinado na escola, o desenvolvimento de formas de pensamento (conceitual) diferentes das que constitui na vida cotidiana.
(  ) Por ser ordenado, possibilita a ampliação e reorganização a partir de mais conhecimentos e informações.
(  ) Precisa análise e de interpretação.
(  ) Resulta da organização de dados e de redes de significados.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	2, 1, 2, 2, 2
	
	B
	1, 1, 2, 1, 1
	
	C
	1, 2, 2, 2, 1
	
	D
	2, 1, 1, 2, 1
	
	E
	2, 2, 1, 1, 2
Leia o seguinte fragmento de texto:
"Foi somente nos anos 70 que se abriram novas perspectivas para os estudiosos do campo do currículo, com o surgimento de uma abordagem mais crítica das questões curriculares e a superação do caráter técnico prescritivo até então dominante. Tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos, o conhecimento escolar tornou-se foco central das análises".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: MOREIRA, Flávio Barbosa (org.). Currículo: Questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. p. 13,14.
Considerando o trecho dado e os conteúdos estudados no livro-base A função do currículo no contexto escolar sobre a Teoria Crítica de Currículo, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Pensando na abordagem técnica de currículo, e satisfeitos com essa, procuram revelar a função ideológica do currículo.
II. A teoria crítica de currículo começa a surgir na década de 1970, a partir dos estudos de Bordieu, Passeron e Althusser.
III. Passa-se a considerar a escola como reprodutora e marginalizadora, atendendo a interesses das classes que detêm o poder.
IV. Os teóricos dessa linha analisam e apoiam o currículo vigentenos EUA, por considerá-lo o modelo ideal.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa II, apenas.
	
	C
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa I, II e IV, apenas.

Continue navegando