Buscar

Apol Curriculo

Questão 1/5 - Currículo e Sociedade
Atente para a seguinte citação:

“As indagações sobre o currículo, presentes nas escolas e na teoria pedagógica, mostram um primeiro significado: a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. As indagações revelam que há entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. Cabe a nós, como profissionais da Educação, encontrar respostas”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está em: ARROYO, Miguel Gonzáles; BEAUCHAMP, Jeanete (Org.). Indagações sobre currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 9.


Após a leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base A função do currículo no contexto escolar, com relação à elaboração curricular, analise as afirmativas a seguir:

I. O currículo escolar não pode ser pensado distante da práxis pedagógica.

II. O fazer pedagógico está submetido ao currículo, sendo sua aplicação direta, sem passar pela análise e reflexão dos profissionais envolvidos na sua práxis.

III. Os conteúdos curriculares devem distanciar-se do aspectos sociais e culturais, são selecionados pela escola de acordo com seus interesses políticos- partidários.

IV. A práxis pedagógica precisa ser pautada nos princípios estabelecidos pelo Projeto político-pedagógico (PPP) da instituição, sendo que o currículo se concretiza no fazer.

São corretas as afirmativas:
A
Afirmativas I e III, apenas.
B
Afirmativa I, apenas.
C
Afirmativas II e III, apenas.
D
Afirmativas I e IV, apenas.
E
Afirmativa I, II e IV, apenas.

💡 1 Resposta

User badge image

Tamiris Couto

Resposta D - I e IV

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais