Buscar

questões - avaliando aprendizado - ciência política

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201704308455)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	STN - Prova de 2000, ESAF - O Brasil, conforme reza o art. 1o da Constituição Federal, é uma República Federativa, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal. Quanto à forma, podemos afirmar que o Brasil é um Estado
		
	
	cunitário ou federal, uma vez que existe a união indissolúvel dos Estados, Municípios e do Distrito Federal.
	
	unitário ou federal, uma vez que possui um centro de poder que se estende por todo o território e sobre toda a população.
	
	composto ou republicano, uma vez que é formado de Estados-membros que possuem ampla liberdade administrativa, política e econômica.
	
	unitário ou republicano, uma vez que existe uma unidade de poder sobre o território, pessoas e bens .
	 
	composto ou federal, uma vez que existe uma repartição regional de poderes autônomos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704087675)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Na retórica são aplicadas algumas indispensáveis técnicas discursivas, a saber: 0,5 ponto) 1 - aparentar ao ouvinte transmissão de segurança no que afirma, convicção, certeza, evidência, o absolutamente correto; 2 - convencer, persuadir, sempre com a preocupação com a verdade do conteúdo; 3 - argumentar bem; 4 - usar uma linguagem compreensível, de fácil entendimento, comum, popular; 5 - direcionar a mensagem com o objetivo de alcançar diretamente parte do público ouvinte, sem parecer generalista;
		
	
	As alternativas 2 e 5 estão incorretas;
	 
	Apenas as alternativas 1, 3 e 5 estão corretas ;
	
	Apenas as alternativas 2 e 3 estão corretas;
	
	Apenas a alternativa 4 está correta.
	
	Todas as alternativas estão corretas;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704041888)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre os contratualistas, marque a alternativa correta:
		
	
	Montesquieu defendia a centralização do poder soberano em uma única pessoa, ou numa assembleia de sacerdotes.
	
	Hobbes foi o teórico contratualista mais moderno e concebeu a sociedade como um produto da vontade humana, que enxergava no pacto social só uma forma de se facilitar o acesso aos meio materiais de subsistência.
	
	Rousseau era o teórico que defendia o absolutismo, desde que houvesse eleições para que o povo escolhesse o soberano absoluto.
	 
	Hobbes defendia um governo absolutista, pois para ele, se alguém tivesse autoridade para se contrapor ao soberano, tomaria o seu lugar e criaria o risco de retorno ao estado de natureza.
	
	Rousseau entendia a sociedade como um fruto da necessidade humana de sair do estado de natureza e proporcionar apenas segurança aos indivíduos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703466705)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao pensamento político de Hobbes e Locke assinale a única alternativa correta:
		
	
	Segundo estes autores o estado de guerra de todos contra todos ocorre pelo abuso de poder do soberano.
	 
	Foram filósofos que pensaram sociedade a partir de um pacto, por isso são considerados pensadores contratualistas
	
	Ambos teorizaram sobre a necessidade do Estado Absolutista como o melhor remédio para a organização da sociedade.
	
	São precursores do Liberalismo, defendiam os direitos naturais e a necessidade de um Estado providencialista.
	
	Segundo estes autores o homem é um animal social, as sociedades são desorganizadas porque os homens são mal educados ou porque o sistema político é ruim.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704158778)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ciência Política é o estudo da política, dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura e dos processos de governos ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Sobre a relação da Ciência Política com as demais Ciências Sociais é correto afirmar:
		
	
	Não existe nenhuma distinção ou separação entre Sociologia e Ciência Política
	
	Direito e Ciência Política possuem perspectivas antagônicas.
	
	Economia e Ciência Política possuem perspectivas antagônicas.
	 
	O fato social e a sociedade são objetos da sociologia e da Ciência Política
	
	A Ciência Política é uma ciência que trabalha separadamente das demais ciências sociais
	Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão política: Hobbes, Locke e Rousseau. Um ponto comum perpassa o pensamento desses três filósofos a respeito da política: a ideia de que a origem do Estado está no contrato social. Porém, existem algumas divergências entre eles: 1. _____________ acreditava que o contrato foi feito porque o homem é o lobo do próprio homem. Há no homem um desejo de destruição e de manter o domínio sobre o seu semelhante (competição constante, estado de guerra). Por isso, torna-se necessário existir um poder que esteja acima das pessoas individualmente para que o estado de guerra seja controlado, isto é, para que o instinto destrutivo do homem seja dominado. 2. _____________ parte do princípio de que o Estado existe não porque o homem é o lobo do homem, mas em função da necessidade de existir uma instância acima do julgamento parcial de cada cidadão, de acordo com os seus interesses. Os cidadãos livremente escolhem o seu governante, delegando-lhe poder para conduzir o Estado, a fim de garantir os direitos essenciais expressos no pacto social. 3. _____________ considera que o ser humano é essencialmente bom, porém, a sociedade o corrompe. Ele considera que o povo tem a soberania. Daí, conclui que todo o poder emana (tem sua origem) do povo e, em seu nome, deve ser exercido. Defende que o Estado se origina de um pacto formado entre os cidadãos livres que renunciam à sua vontade individual para garantir a realização da vontade geral. Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta que preenche as lacunas nos textos acima:
		
	
	Hobbes - Rousseau - Locke
	 
	Hobbes - Locke - Rousseau
	
	Rousseau - Hobbes - Locke
	
	Locke - Hobbes - Rousseau
	
	Rousseau - Locke - Hobbes
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703520035)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Revolução Inglesa de 1688 ¿ a Revolução Gloriosa ¿ assinala um momento significativo na adoção dos princípios do liberalismo. Entre as medidas adotadas então, e que confirmam essa afirmação, destacam-se:
		
	
	a exclusão da nobreza do Parlamento, garantindo-se assim a maioria da burguesia, e a abolição das sociedades por ações na organização das empresas industriais.
	 
	o reconhecimento da Declaração de Direitos, limitando o poder do rei em face do Parlamento, e a promulgação do Ato de Tolerância, pondo fim à perseguição religiosa contra os dissidentes protestantes.
	
	a abolição dos tributos feudais da posse da terra e dos censos eleitorais para o preenchimento das cadeiras do Parlamento.
	
	a revogação dos Atos de Navegação, que protegiam determinados grupos mercantis, e o reconhecimento do direito de organização para os trabalhadores urbanos.
	
	a eliminação dos Tories, partidários de um poder real forte, e a devolução aos camponeses das terras usurpadas durante os cercamentos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704272769)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Elemento essencial da noção de Estado Moderno, a soberania
		
	
	é prescritível porque jamais seria verdadeiramente superior se não tivesse prazo certo de duração. Todo poder soberano aspira a existir temporariamente.
	
	é divisível porque, além de não ser una, não se aplica à universalidade dos fatos ocorridos no Estado.
	
	é alienável, pois aquele que a detém não desaparece quando ficar sem ela, seja o povo, a nação ou o Estado.
	
	não é coativa, uma vez que, no seu desempenho, o Estado nem ordena e nem dispõe de meios para fazer cumprir suas ordens coativamente.é una porque não se admite em um mesmo Estado a convivência de duas soberanias. É sempre poder superior a todos os demais que existam no Estado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201704058732)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O que significa o espaço político?
		
	
	o espaço dedicado à aplicação de normas.
	
	apenas o espaço de um partido político no congresso.
	
	especificamente o local de elaboração de leis.
	
	significa um local físico.
	 
	um local de discussão, persuasão e de decisão.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704087497)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale as alternativas corretas:
		
	 
	1. O poder coercitivo é utilizado para se conseguir o que quer com base em: ameaças e punições;
	 
	2. Autoridade ou poder de direito: é o direito estabelecido para tomar decisões e ordenar ações de outrem, a legitimação do poder através da incorporação de um conteúdo jurídico/moral, ou seja, normas ritualizadas nos costumes ou codificadas no direito.
	 
	5. A única sociedade em que a autoridade se origina sem formalidades é a família natural. A autoridade pertence ao casal que a constitui. O primeiro pacto social é a família.
	 
	3. Legitimidade: regra, em virtude da qual, se julga que um poder deve ou não ser obedecido.
	 
	4. Legalidade: regras mais ou menos permanentes e válidas, sejam ou não obra da razão, que possam abrigar os indivíduos de uma conduta arbitrária e imprevisível dos governantes.
	 Com pertinência ao Estado Federal e à Federação brasileira, indique a hipótese INCORRETA, dentre as que se seguem:
		
	
	A Federação brasileira surgiu como caso típico de federalismo por segregação, partindo de Estado unitário;
	 
	Na Federação brasileira, os Estados federados, assim como os Municípios e o Distrito Federal, além dos Territórios, organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios constantes do Texto Federal.
	
	No Estado Federal, é manifesta a participação da vontade dos Estados federados (parciais) na formação da vontade nacional (geral), o que ocorre, no Brasil, através dos seus representantes no Senado Federal;
	
	O Estado Federal é uma modalidade de Estado composto, caracterizado pela união de coletividades políticas autônomas;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703664387)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A Federação prevê como instrumento de exceção no pacto federativo
		
	
	A Autogestão limitada.
	 
	A cobrança de tributos pelos municípios
	
	A Auto organização do Distrito Federal
	
	A intervenção da União nos municípios e estados
	 
	A intervenção da União nos Estados-membros.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704054343)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em ciência política, o sistema de governo é a maneira pela qual o poder político é dividido e exercido no âmbito de um determinado Estado. Assim, no que se refere à questão da divisão e do exercício do poder político no contexto de um Estado qualquer, é CORRETO afirmar que:
		
	
	No presidencialismo, o Presidente da República exerce as funções de chefe de Estado, enquanto que o vice-presidente exerce as funções de chefe de Governo.
	
	No sistema de governo presidencialista, a chefia do poder executivo é exercida de forma colegiada pelo presidente, pelo vice-presidente e pelos ministros de Estado.
	 
	De um modo geral, nos sistemas parlamentaristas, o chefe de Estado não participa das decisões políticas, exercendo a função de representação do Estado, sendo o Chefe de Governo considerado figura política central, pois é ele que exerce a chefia do poder executivo.
	
	Tanto no presidencialismo, como no parlamentarismo, a sucessão na chefia de Estado se baseia em critérios de hereditariedade.
	
	O tema da divisão e do exercício do poder político pela via de um sistema de governo qualquer acaba por se confundir com as questões relacionadas às formas de Estado.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201704078342)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com Rousseau, o governo deve operar entre o vassalo e o soberano para:
		
	
	garantir a violação da soberania.
	
	ignorar as leis e a soberania.
	 
	garantir a liberdade civil e a política.
	
	garantir a liberdade para o mais forte.
	
	violar o contrato social.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201704187978)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as relações entre o estado de natureza de Hobbes e o pensamento de Agamben, assinale a alternativa correta:
		
	
	Agamben admite a tese do estado de natureza como estado de guerra de todos contra todos, alegando que Hobbes concebe da melhor forma possível o movimento de instauração dos regimes de Direito nos Estados Modernos.
	
	Na visão de Agamben, o homem expulso do contrato atinge o estado de natureza e por isso pode ser tratado como adversário do monarca.
	
	Hobbes entende que o estado de guerra de todos contra todos é estado de indefinição, chamado por ele de vida nua, estrutura essa acolhida por Agamben.
	 
	Agamben entende que o banimento do comitente de um crime, modelo seguido para a possibilidade de imposição de punição em Hobbes, representa a um tempo a determinação do indivíduo como punível e o estabelecimento da figura institucional do soberano.
	
	Agamben entende que Hobbes destitui de suas forças as condições excepcionais de organização do Estado, já que reforça a instituição de um contrato social.

Continue navegando