Buscar

Fundamentos de Direito Empresarial 1

Prévia do material em texto

O Fornecedor do Mercado Come Bem Ltda., demite o seu antigo empregado Adilson Souza e não honra o pagamento das obrigações trabalhistas, como a quitação das verbas resicórias, no prazo previsto das normas jurídicas trabalhistas. Estamos diante de uma relação jurídicas trabalhistas entre empregado e empregador que tem aplicação:
		
	
	
	
	
	Somente nas normas jurídicas previstas nas normas jurídicas Eleitoral,com a proteção das normas jurídicas previstas na CLT.
	
	
	Somente nas normas jurídicas previstas nas normas jurídicas tributárias, com a proteção das normas jurídicas previstas na CLT.
	
	
	Somente nas normas jurídicas previstas no Código de Defesa do Consumidor, sem proteção das normas jurídicas previstas na CLT.
	
	
	Somente nas normas jurídicas previstas nas normas tributárias, sem proteção das normas jurídicas previstas na CLT.
	
	 
	Somente nas normas jurídicas previstas na CLT, sem proteção do Código da Defesa do Consumidor.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		O Supermercado Come Bem colocou nas prateleiras para circulação de vendas os produtos alimentos para bebês com prazo de validade vencidos e uma genitora distraída adquiriu o produto e utilizou na alimentação suplementar do seu filho com 04 (quatro) meses de idade ocasionando-lhe gastrenterite aguda. Pergunta quem responde na relação jurídica de reparação do dano causado ao Consumidor:
		
	
	
	
	
	Sujeito ativo da relação jurídica da ação de danos a Consumidora e o Sujeito passivo Reprodutor e o Fabricante.
	
	
	Sujeito ativo da relação jurídica da ação de danos a Consumidora e o Sujeito passivo Montador e o Fabricante.
	
	
	Sujeito ativo da relação jurídica o Empresário e o Fabricante da relação jurídica da ação de danos e o Sujeito passivo a Consumidora.
	
	 
	Sujeito ativo da relação jurídica da ação de danos a Consumidora e o Sujeito passivo Empresário e o Fabricante.
	
	
	Sujeito ativo da relação jurídica da ação de danos a Consumidora e o Sujeito passivo Construtor e o Fabricante.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Identifique e marque a afirmativa correta do conceito de Fornecedor, com base no CDC:
		
	
	
	
	
	É toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.
	
	
	É qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial.
	
	 
	É toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira e os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.
	
	
	A lei o equipara ao conceito de consumidor, podendo com isso o agente se valer das proteções das regras consumeristas.
	
	
	É qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		O Fornecedor do Mercado Come Bem Ltda., demite o seu antigo empregado Adilson Souza e não honra o pagamento das obrigações trabalhistas, como a quitação das verbas resicórias, no prazo previsto das normas jurídicas trabalhistas. Estamos diante de uma relação jurídicas Consumidor:
		
	
	
	
	
	Sim, pois existe no pólo ativo da relação o Fornecedor, e não existe no pólo passivo da relação o consumidor, tendo então uma relação jurídica de Consumidora.
	
	
	Não, pois existe no pólo ativo da relação o Fornecedor, e não existe no pólo passivo da relação o consumidor, tendo então uma relação jurídica tributária.
	
	 
	Não, pois existe no pólo ativo da relação o Fornecedor, e não existe no pólo passivo da relação o consumidor, tendo então uma relação jurídica trabalhista.
	
	
	Sim, pois existe no pólo ativo da relação o Fornecedor, e não existe no pólo passivo da relação o consumidor, tendo então uma relação jurídica Civil Consumidora.
	
	
	Não, pois existe no pólo ativo da relação o Fornecedor, e não existe no pólo passivo da relação o consumidor, tendo então uma relação jurídica Civil Penal Consumidora.
	
	
	
		5.
		Em relação à responsabilidade pela obrigação de reparar, podemos observar que:
		
	
	
	
	
	somente o fabricante e o construtor, respondem independentemente da existência de culpa pelos prejuízos advindos da relação de consumo
	
	
	somente o Estado responde independentemente da existência de culpa pelos prejuízos advindos da relação de consumo pelos prejuízos decorrentes da relação de consumo
	
	
	apenas o construtor responde independentemente da existência de culpa pelos prejuízos advindos da relação de consumo pelos prejuízos advindos da relação de consumo
	
	 
	tanto os prestadores de serviço como os fornecedores respondem independentemente da existência de culpa pelos prejuízos advindos da relação de consumo
	
	
	apenas o prestador de serviços responde independentemente da existência de culpa pelos prejuízos advindos da relação de consumo
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Regina comprou produto para alisar o cabelo sem qualquer transparência e informações na embalagem sobre ocasional possibilidade de periculosidade na utilização do produto. Após usar o produto, perdeu aproximadamente todo o cabelo com graves queimaduras no couro cabeludo. Indaga-se: É admissível Regina propor no Juízo competente reparação de danos materiais e estéticos, baseada no CDC:
		
	
	
	
	
	Sim. Regina pode pleitear uma reparação de danos materiais e estéticos, em face do Consumidor, que burlou a lei do CDC, colocando no mercado um produto nocivo ou perigoso à saúde sem as devidas informações ostensivas e adequados.
	
	
	Sim. Regina pode pleitear uma reparação de danos materiais e estéticos, em face do Produtor, que burlou a lei do CDC, colocando no mercado um produto nocivo ou perigoso à saúde sem as devidas informações ostensivas e adequados.
	
	
	Sim. Regina pode pleitear uma reparação de danos materiais e estéticos, em face do Construtor, que burlou a lei do CDC, colocando no mercado um produto nocivo ou perigoso à saúde sem as devidas informações ostensivas e adequados.
	
	 
	Sim. Regina pode pleitear uma reparação de danos materiais e estéticos, em face do fabricante, que burlou a lei do CDC, colocando no mercado um produto nocivo ou perigoso à saúde sem as devidas informações ostensivas e adequados.
	
	
	Sim. Regina pode pleitear uma reparação de danos materiais e estéticos, em face do Montador, que burlou a lei do CDC, colocando no mercado um produto nocivo ou perigoso à saúde sem as devidas informações ostensivas e adequados.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Com relação à proteção do consumidor, assinale a opção correta com base na Lei n.º 8.078/1990
		
	
	
	
	 
	Coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo equipara-se a consumidor
	
	
	Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, com exceção dos entes despersonalizados, que desenvolva atividades de comercialização de produtos
	
	
	Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, independentemente de remuneração, com exceção da atividade de natureza securitária, salvo se for decorrente de relação de caráter trabalhista
	
	
	Bem imaterial não pode ser considerado produto
	
	
	Pessoa jurídica não pode ser considerada consumidor
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		São elementos específicos de validade do contrato social, exceto:
		
	
	
	
	
	Capital social; consistindo na contribuição das pessoas físicas para a formação de um contingente pecuniáriopertencente à pessoa jurídica;
	
	
	Participação nos resultados; sendo nula a estipulação contratual que exclua qualquer sócio de participar dos lucros e das perdas;
	
	
	Pluralidade;
	
	
	"Affectio societatis", também conhecida como "animus contrahendi societatis";
	
	 
	Capacidade;
	1a Questão (Ref.: 201608998258)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (0)
	
	Qual o título de crédito que representa uma promessa de pagamento à vista ou a prazo?
		
	
	Letra de Câmbio
	
	Duplicata
	 
	Cheque
	 
	Nota Promissória
	
	Conhecimento de Depósito
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608998245)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (0)
	
	Qual o título de crédito que representa uma ordem de pagamento a vista ou a prazo?
		
	
	Cheque
	
	Conhecimento de Depósito
	 
	Nota Promissória
	
	Conhecimento de Frete
	 
	Letra de Câmbio
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608954713)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Quanto ao modelo os Títulos de Crédito podem ser:
		
	 
	Livres ou Vinculados.
	
	Causais e não causais.
	
	Ao portador e desvinculado
	
	Livres e desvinculados
	
	Ao portador, nominativos, à ordem
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608947173)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Partindo do significado de Titulo de Crédito é todo documento que o portador necessita ter em mãos para poder exigir ou provar o seu direito de crédito contra aquele que assinou o título, dentro dos limites dos valores, datas e segurança de vícios contidos nesse título. Assim são atributos dos Títulos:
		
	
	Literalidade , o título de credito se materializa numa cártula , Cartularidade o título é documento autônomo, isto é, independente de outras obrigações e Autonomia segundo o qual, o que não está contido no título, expressamente, não terá eficácia.
	
	Literalidade, o título é documento autônomo, isto é, independente de outras obrigações , Autonomia , segundo o qual, o que não está contido no título, expressamente, não terá eficácia.e Cartualidade,
	
	Literalidade - o título de credito se materializa numa cártula, Autonomia, segundo o qual, o que não está contido no título, expressamente, não terá eficácia e Cartualidade , segundo o qual, o que não está contido no título,expressamente, não tem eficácia.
	 
	Literalidade, segundo o qual, o que não está contido no título, expressamente, não terá eficácia. Cartularidade, o título de credito se materializa numa cártula e Autonomia, o título é documento autônomo, isto é, independente de outras obrigações
	
	Literalidade, segundo o qual, o que não está contido no título, expressamente, não terá eficácia., Cartularidade , o título é documento autônomo, isto é, independente de outras obrigações e Autonomia, o título é documento autônomo, isto é, independente de outras obrigações
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608582733)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (0)
	
	O aval parcial de uma nota promissória é:
		
	 
	válido e eficaz
	
	simplesmente ineficaz.
	 
	nulo.
	
	válido por 5 dias.
	
	considerado não-escrito.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201609065377)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (0)
	
	Com referência ao "AVAL" podemos afirmar que:
		
	
	Ato pelo qual uma pessoa (avalista) se compromete a pagar um título de crédito nas mesmas condições que o credor
	
	Ato pelo qual uma pessoa garante uma obrigação constante em contrato
	
	Podemos citar como exemplo de aval: um contrato de locação de imóvel comercial
	 
	Ato pelo qual uma pessoa (avalista) se compromete a pagar um título de crédito nas mesmas condições que o devedor
	
	Somente as alternativas "A" e "C" estão corretas
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201608947187)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 4)       Saiba  (0)
	
	Partindo do significado de Titulo de Crédito é todo documento que o portador necessita ter em mãos para poder exigir ou provar o seu direito de crédito contra aquele que assinou o título, dentro dos limites dos valores, datas e segurança de vícios contidos nesse título. Assim os Títulos de Crédito são classificados. Assim os Títulos de Crédito são classificados, quando á emissão:
		
	 
	Livres: não existe um padrão definido para sua confecção, podendo ser emitidos de forma livre, observados os requisitos da lei. Exemplos: nota promissória e letra de câmbio. Vinculados: a lei atribuiu um padrão específico, não permitindo sua livre confecção. Exemplos: cheque e duplicata.
	
	Promessa de Pagamento: o título apresenta duas relações jurídicas, o emitente sacador e o beneficiário tomador. Exemplo: nota promissória. Ordem de Pagamento: título em que há três relações jurídicas: a do sacador que dá a ordem; a do sacado destinatário da ordem; e a do tomador beneficiário da ordem. Exemplos: cheque e duplicata.
	
	Ao portador: títulos em que o emitente não identifica seu beneficiário. Estão praticamente abolidos desde o início dos anos 90. Nominativos: títulos em que o emitente identifica o beneficiário, registrando-o em livro próprio. Exemplo: ações nominativas das S/A. À ordem: títulos passíveis de endosso, em branco (lança-se a assinatura sem indicar a favor de quem se endossa) ou em preto (endosso com indicação do nome do beneficiário).
	
	Não causais: títulos cuja criação independe de uma origem específica. Exemplos: nota promissória e cheque. Ordem de Pagamento: título em que há três relações jurídicas: a do sacador que dá a ordem; a do sacado destinatário da ordem; e a do tomador beneficiário da ordem. Exemplos: cheque e duplicata.
	 
	Não causais: títulos cuja criação independe de uma origem específica. Exemplos: nota promissória e cheque. Causais: necessitam de uma origem para sua criação. Exemplo: duplicata mercantil.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608947175)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 4)       Saiba  (0)
	
	Partindo do significado de Titulo de Crédito é todo documento que o portador necessita ter em mãos para poder exigir ou provar o seu direito de crédito contra aquele que assinou o título, dentro dos limites dos valores, datas e segurança de vícios contidos nesse título. Assim os Títulos de Crédito são classificados, quanto à estrutura como:
		
	 
	Promessa de Pagamento: o título apresenta duas relações jurídicas, o emitente sacador e o beneficiário tomador. Exemplo: nota promissória. Ordem de Pagamento: título em que há três relações jurídicas: a do sacador ¿ que dá a ordem; a do sacado destinatário da ordem; e a do tomador beneficiário da ordem. Exemplos: cheque e duplicata.
	
	Não causais: títulos cuja criação independe de uma origem específica. Exemplos: nota promissória e cheque. Causais: necessitam de uma origem para sua criação. Exemplo: duplicata me
		Quais os Contratos que envolvem as relações entre os empresários?
		
	
	
	
	
	Bancários Impróprios
	
	
	Contratos de Locação
	
	
	Bancários Próprios
	
	 
	Empresariais
	
	
	Contratos de Seguro
	
	
	
		2.
		O Mútuo é classificado como um Contrato:
		
	
	
	
	 
	Unilateral
	
	
	Atípico
	
	
	Aleatório
	
	
	Consensual
	
	 
	Bilateral
	
	
	
		3.
		Os contratos entre particulares, exceto os do trabalho, se submetem a quais regimes?
		
	
	
	
	
	previdenciária
	
	
	somente civil
	
	 
	civil e tutela do consumidor
	
	
	tributária
	
	
	somente do consumidor
	
	
	
		4.
		A empresa ¿Frutos e Sabores¿,de propriedade de João Carlos, desenvolve suas atividades no ramo de compra, industrialização e venda de frutas, sucos e poupas. O negócio precisa se expandir e para isto faz-se necessário a aquisição de determinados bens duráveis e João Carlos busca o apoio de uma instituição financeira que lhe concederá o capital com garantia necessário para esta expansão. O contrato a ser firmado por João Carlos é:
		
	
	
	
	
	Compra e venda;
	
	
	Nenhuma das alternativas;
	
	 
	Alienação fiduciária
	
	
	Arrendamento Mercantil
	
	
	Penhor;
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Como são classificados os contratos que se concretizam com a simples manifestação da vontade das partes?
		
	
	
	
	
	Atípicos
	
	
	Reais
	
	
	Bancários
	
	
	Aleatórios
	
	 
	Consensuais
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		____ é acordo de vontade para o fim de adquirir, resguardar, modificar ou extinguir direitos:
		
	
	
	
	
	Sociedade simples;
	
	
	Ato jurídico;
	
	
	Título de Crédito;
	
	
	Relação jurídica;
	
	 
	Contrato;
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Como menciona na doutrina os contratos empresariais especificamente formam a relação jurídica dos empresários entre si, haja vista as demais relações apresentarem dispositivos legais próprios como as normas de consumidor, trabalhistas e tributárias. Possuindo as características de acordo com o seu tipo de pacto. Acontece que existem características são comuns a todos os contratos, tais como:
		
	
	
	
	
	ser realizado unipessoal, e consensual: nasce da simples manifestação de vontade dos contratantes (ex.: o contrato de compra e venda mercantil, o qual estará perfeito e acabado logo que as partes acordem no preço, na coisa e nas condições);
	
	 
	ser realizado entre no mínimo duas pessoas diferentes, o pacto contratual vincular as partes contratantes a um elenco de direitos e deveres, o contrato dispor sobre um objeto que pode se traduzir numa obrigação de dar, fazer ou não fazer;
	
	
	ser realizado unipessoal, tem um elenco de direitos e deveres, o contrato dispor sobre um objeto que pode se traduzir numa obrigação de dar, fazer ou não fazer;
	
	
	ser realizado unipessoal e as partes não conseguem prever, no início da contratação, como será executado (ex.: contrato de dívida de jogo).
	
	
	ser realizado unipessoal e comutativo: as partes conseguem prever como será executado (ex.: contrato de representação comercial);
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Os Contratos de Representação e/ou Agência são contratos de:
		
	
	
	
	
	Factoring
	
	
	Corretagem
	
	
	Compra e Venda
	
	 
	Intermediação e Colaboração
	
	
	Crédito
	1a Questão (Ref.: 201609021418)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 8)       Saiba  (2 de 2)
	
	São legitimados a pedirem a recuperação judicial:
		
	
	O credor
	 
	O empresário, a sociedade empresaria, o cônjuge sobrevivente, herdeiros do devedor e inventariante ou sócio remanescente.
	
	todas as alternativas estão erradas
	
	Somente o devedor empresário
	
	O empresário e as sociedades simples
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201609021230)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 8)       Saiba  (2 de 2)
	
	Em relação à recuperação judicial de empresas é correto afirmar:
		
	
	A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação da crise econômico-financeira do devedor e o estimulo à atividade econômica.
	
	Todas as questões estão corretas
	
	A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação da crise econômico-financeira do devedor.
	
	A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação da crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir os interesses dos credores.
	 
	A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da situação da crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estimulo à atividade econômica.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608619746)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba  (2)
	
	Podem requerer a falência, na forma da lei, exceto:
		
	
	Qualquer credor;
	
	Próprio devedor;
	 
	Fazenda Pública;
	
	O cotista ou o acionista do devedor na forma da lei ou do ato constitutivo da sociedade;
	
	O cônjuge sobrevivente, qualquer herdeiro do devedor ou o inventariante;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609013945)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 8)       Saiba  (2 de 2)
	
	A recuperação judicial tem por objetivo tornar viável a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica. Visa, portanto, permitir que a empresa não paralise seu funcionamento, dando-lhe nova chance de êxito. O juiz pode decretar a falência durante o processo de recuperação judicial.
		
	
	pela não apresentação pelo credor do plano de recuperação no prazo de 60 dias improrrogáveis;
	 
	pela não apresentação pelo devedor do plano de recuperação no prazo de 60 dias improrrogáveis;
	
	pela apresentação pelo credor do plano de recuperação no prazo de 15 dias improrrogáveis;
	
	pela não apresentação pelo devedor do plano de recuperação no prazo de 40 dias improrrogáveis.
	
	pela apresentação pelo devedor do plano de recuperação no prazo de 60 dias improrrogáveis;
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608637147)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba  (2)
	
	A expressão da figura do Síndico, na Lei de Falências anterior de 1945, foi substituída pela terminologia:
		
	
	Auditor Independente.
	 
	Administrador Judicial.
	
	Credor Quirografário.
	
	Comitê dos Credores.
	
	Assembléia dos Credores.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201608945730)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 8)       Saiba  (2)
	
	Na promoção da recuperação judicial é fundamental a participação do Ministério Público, das partes e do Juiz, bem como dos seguintes órgãos:
		
	
	Todas as alternativas estão incorretas;
	
	Comitê de Devedores, Comitê de Credores e Comitê dos Trabalhadores;
	 
	Comitê de Credores, Assembléia Geral de Credores e Administrador Judicial;
	
	Comitê de Devedores, Assembleia Geral de Credores e Administrador Judicial;
	
	Assembleia Geral de Devedores, Assembleia Geral de Credores e Assembleia de Trabalhadores;
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201609120292)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 8)       Saiba  (2 de 2)
	
	Quais os dois órgãos importantes na Recuperação Judicial?
		
	 
	Administrador Judicial, Profissional idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador ou pessoa jurídica especializada e o Comitê de Credores Órgão facultativo na falência e na recuperação judicial. Sua existência somente se justifica nas empresas com grande complexidade organizacional.
	
	Administrador Judicial - Órgão facultativo na falência e na recuperação judicial. Sua existência somente se justifica nas empresas com grande complexidade organizacional e o Comitê de Credores idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador ou pessoa jurídica especializada
	
	Administradores Judiciais serão convocados pelo juiz pelas hipóteses previstas em lei ouquando achar necessário e o Comitê de Credores idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador ou pessoa jurídica especializada
	
	Administrador Judicial é uma execução coletiva movida contra um devedor, empresário ou sociedade empresária, atingindo o seu patrimônio para uma venda forçada, partilhando o resultado, proporcionalmente, entre os credores e o Comitê de Credores idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador ou pessoa jurídica especializada
	
	Administrador Judicial quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços e o Comitê de Credores idôneo, preferencialmente advogado, economista, administrador de empresas ou contador ou pessoa jurídica especializada
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201608995142)
	 Fórum de Dúvidas (5 de 8)       Saiba  (2 de 2)
	
	Assinale a alternativa correta no que tange à recuperação judicial.
		
	
	A recuperação judicial gera o afastamento do empresário do exercício da empresa, bem como seu encerramento.
	 
	A recuperação judicial está pautada nos princípios da função social da empresa e no princípio da preservação da empresa.
	
	A recuperação judicial está pautada nos princípios da economia processual e no princípio da celeridade processual.
	
	A recuperação judicial é um instituto previsto no ordenamento jurídico brasileiro desde o a edição do Código Civil Brasileiro.
	
	A recuperação judicial pode ser pleiteada por qualquer empresário, independentemente de sua regularidade.

Continue navegando