Buscar

estudo de caso a liderança cristã num ambiente pós moderno



Continue navegando


Prévia do material em texto

UNINTER
BACHARELADO EM TEOLOGIAServiço Social 
ECLESIOLOGIA
ESTUDO DE CASO: A LIDERANÇA CRISTÃ NA IGREJA NUM AMBIENTE PÓS-MODERNO
Jackson dos Santos Souza – RU: 1737288
Polo Feira de Santana/BA 
2017
SUMÁRIO
Introdução.....................................................................................................................3
Conclusão.......................................................................................................................5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................6
Introdução
O Trabalho a seguir tem como tema central o Estudo de Caso da disciplina Eclesiologia, tendo como tema: A liderança cristã na igreja num ambiente pós-moderno, onde iremos abordar a situação atual pela qual a Igreja está inserida em conformidade com o pós-modernismo e suas consequências.
Estudo de caso: A liderança cristã na igreja num ambiente pós-moderno
Baseando-se nas dimensões continentais do Brasil fica fácil entender sua pluralidade cultural, bem como sua diversidade de conceitos. E somado a estes fatos, surge o pós-modernismo e de forma evidente, igreja está inserida neste contexto. O foco deve ser mantido no proceder do cristão perante esta realidade. Surge o relativismo, onde não existe uma única verdade e cada um defende o que acredita ser correto e os todos chegam à conclusão que se deve respeitar a opinião alheia, independente de fundamentada na bíblia ou não. Como nos referimos a conduta dos integrantes da igreja sobre toda esta problemática, restringimo-nos apenas nas colocações funcionais desta determinada classe.
Tendo como exemplo Ronaldo, jovem pai de família que assume posição numa igreja, em outro estado, onde foi transferido com a incumbência de liderar uma congregação visivelmente próspera onde o maior mantenedor, o empresário Paulo, cujos pais são fundadores da congregação, está vivendo de maneira irregular conforme o que determina as Escrituras Sagradas, em relação matrimônio de família.
Surge o empasse do agora líder Ronaldo, confrontado com tal situação como agir. Afastar Paulo das atividades eclesiásticas, aplicando a disciplina bíblica a qual Ronaldo tem total conhecimento, será o melhor direcionamento para solução deste problema, tendo em vista que com a atual posição o recém chegado líder, proporciona uma vida confortável a sua família.
Ao decidir dedicar sua vida em serviço do Reino de Deus, Ronaldo assume todos os riscos que tal decisão pode trazer. E conforme está registrado em I Tm 3:15, que afirma que a igreja do Deus vivo é coluna e baluarte da verdade, não restará dúvidas quanto aos procedimentos que devem ser adotados pelo então líder espiritual desta congregação. O que deve-se ser levado em consideração é qual o ponto de vista de Ronaldo sobre a exegese sobre o que a bíblia se refere sobre casamento, união estável e afins.
Caso acredite que o casamento deva ser através de certidão ou documento que comprove ou autorize realização de cerimônia matrimonial, será aplicada disciplina em seus estágios, do contrário, não haverá necessidade para intervenção.
Conclusão
O texto fez alusão como um líder espiritual confrontado por uma situação onde um membro convive com mulher sem casamento oficializado e surge o impasse sobre solução de tal problemática e dependerá de sua interpretação e contexto eclesiástico.
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[Internet] Disponível em:
http://www.unip.br/ead/
Acesso em: 19/06/2017