Buscar

AV 2017.2 DE FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AV 2017.2 de FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	1a Questão (Ref.: 201404233808)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	É muito comum se utilizar os termos Prevalência e Incidência para apresentar informações epidemiológicas, no entanto, pode-se observar um equívoco no emprego destes termos. Diante desse grave problema, diferencie os termos Prevalência e Incidência.
		
	
Resposta: Prevalência: é a quando uma determinada coisa tem um grande predominio. Por exemplo: estudos mostram que a demência de Alzheimer tem uma alta prevalência em mulheres idosas. Incidência: é a quantidade de vezes que alguma coisa ocorre. Por exemplo: A incidência de determina doença é de 4 a cada 10 mulheres.
	
Gabarito: Prevalência está relacionada com o número vezes que uma ocorrência se fez presente em um determinado momento, ou seja, casos antigos. Incidência está relacionada com o número de novas ocorrências que surgem em um determinado tempo, ou seja, novos casos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403482721)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No que diz respeito às relações de trabalho há uma especificidade da gestão da saúde que facilita a tarefa do gestor: a valorização do trabalho em saúde pela sociedade. Além disso, existem algumas especificidades da gestão pública da saúde que ajudam o gestor. Comente uma especificidade da gestão do SUS que está relacionada à melhoria da atuação do gestor da saúde.
		
	
Resposta: O gestor não pode trabalhar pensado somente em sí proprio, caso fizesse isso estaria realizando uma má gestão. Ele deve trabalhar pensado no bem de todos indíviduos valorizando o caráter coletivo e as politicas publicas intersetoriais, criando meios para que todos recebam uma saúde de qualidade e de forma igualitaria.
	
Gabarito: A Legislação do SUS, que exige a participação social, inclusive a dos trabalhadores, motivados pelos princípios da solidariedade, na gestão do sistema e dos serviços de saúde. A participação é uma estratégia importante para se alcançar a convergência entre os objetivos organizacionais e os objetivos pessoais de cada membro da organização.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403437209)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A epidemiologia pode ser definida como "o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas, e sua aplicação na prevenção e controle dos problemas de saúde". Tal definição ratifica que os epidemiologistas estão preocupados:
		
	
	Em gerar índices de Saúde Coletiva.
	
	Em curar os pacientes.
	
	Em controlar somente os efeitos da doença.
	 
	Com a incapacidade, doença ou morte, mas, também, com a melhoria dos indicadores de saúde e com as maneiras de promover saúde.
	
	Em quantificar somente o número de doentes.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403437212)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A mais ambiciosa definição de saúde foi a proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1947: Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença. Essa definição, embora criticada devido à dificuldade em definir e mensurar bem-estar, permanece sendo um ideal. Nesse sentido podemos entender que o se pretendia com essa definição era:
		
	
	Erradicar todas as formas de doenças.
	 
	Promover um nível de saúde que permitisse o desempenho de uma vida social e economicamente produtiva.
	
	Retirar os doentes do convívio com a população saudável.
	 
	Doença constitui a base fundamental para entendimento de Saúde
	
	Priorizar a Medicina curativa em relação a preventiva.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403435334)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A promoção da saúde está relacionada a medidas que não se dirigem a doenças específicas, mas que visam aumentar a saúde e o bem estar dos indivíduos e da coletividade. O fortalecimento da capacidade individual e coletiva para o confronto com uma imensa variedade de determinantes sociais e condicionantes da saúde é o aspecto principal. Sobre os objetivos da promoção da saúde são feitas as seguintes afirmações: I Valorizar o caráter coletivo e as políticas públicas intersetoriais voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações. II Reforçar a tendência de aumentar as responsabilidades do Estado quanto à saúde dos indivíduos. III Abordar de forma ampla os problemas de saúde focando os determinantes sociais. IV Capacitar os indivíduos ao autocuidado. Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	 
	Apenas a afirmação II é falsa.
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403437229)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São indicadores diferentes na interpretação da Epidemiologia:
		
	
	Mortalidade Infantil Precoce e Mortalidade Neonatal.
	
	Letalidade e Fatalidade.
	
	Susceptibilidade e Nível de Fragilidade.
	 
	Mortalidade e Letalidade.
	
	Taxa de incidência cumulativa e Risco.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403435399)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a interferência do pesquisador no estudo, o tipo de estudo no qual o pesquisador não se limita à simples observação, mas interfere pela exclusão, inclusão ou modificação de um determinado fator é chamado de:
		
	
	Observacional.
	 
	Intervencional.
	
	Analítico.
	
	Primário.
	
	Secundário.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403452611)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre a evolução na forma de garantir a saúde da população brasileira são feitas as seguintes afirmações: I No início do século XX, a saúde era um dever e uma obrigação da população. II Práticas sanitárias eram impostas autoritariamente pelo Estado. III Na década de 1930 a urbanização e a industrialização crescentes ampliaram a população de trabalhadores em precárias condições de higiene, saúde e habitação, o que pressionou a efetivação e ampliação das políticas sociais. IV No decorrer do século, através da luta popular, a saúde passou a ser considerada um direito do cidadão e um dever do Estado. Agora assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e IV são falsas.
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Somente a afirmativa I é falsa.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403952218)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando o aumento da expectativa de vida, temos algumas consequências para o setor da saúde. Aponte a tendência que NÃO se enquadra nesse contexto:
		
	
	pacientes de longa permanência ocupando entre 10% a 25% dos leitos.
	
	taxa de ocupação muito alta de leitos hospitalares.
	
	desospitalização para humanizar a recuperação do paciente.
	
	incentivo ao incremento de serviços de reabilitação.
	 
	menor investimento nas ações de vigilância em saúde.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403452560)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Notificação Compulsória está relacionada à comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde à autoridade sanitária, representando a principal fonte de informação da vigilância epidemiológica de doenças transmissíveis. Sobre a notificação compulsória é correto afirmar que:
		
	
	Os profissionais de saúde, no exercício de sua profissão, devem comunicar à autoridade sanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados de doença transmissível.
	 
	É dever de todo cidadão comunicar à autoridade sanitária local a ocorrência de fato comprovado ou presumível de doença transmissível.
	
	Os responsáveis por organizações e estabelecimento públicos e particulares de saúde e ensino não são obrigados a notificar casos suspeitos ou confirmados das doenças de notificação compulsória.
	
	É dever de todo cidadão comunicar à autoridadesanitária local somente a ocorrência de fatos comprovados de doença transmissível.
	
	Apenas profissionais de saúde, no exercício de sua profissão, devem comunicar à autoridade sanitária local a ocorrência de fato comprovado ou presumível de doença transmissível.

Outros materiais