Buscar

seminario melhorameno genetico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Melhoramento Genético
Professor: Jose oliveira Dantas
Disciplina: Genética básica
aluno: egídio neto
O que é 
Melhoramento Genético?
Definido por;
VAVILOV (1950): Evolução dirigida pela vontade do homem. (VAVILOV, 1950, apud FERREIRA, 2006, p. 01).
SMITH (1966): A arte e a ciência de aperfeiçoar o padrão genético de plantas em relação ao seu uso econômico. (SMITH, 1966, apud FERREIRA, 2006, p. 01).
LAWRENCE (1980): A preservação e utilização seletiva da variedade genética para obter a meta desejada de aperfeiçoamento dessas plantas. (LAWRENCE, 1980, apud FERREIRA, 2006, p. 01).
HALLAUER (1992): A ciência e a arte de manejar efetivamente a variabilidade genética para obter a meta desejada de aperfeiçoamento dessas plantas. (HALLUER, 1992, apud FEFFEIRA, 2006, p. 01).
O que é
Melhoramento Genético?
Melhoramento genético tem fundamento no termo evolução, progresso, desenvolvimento, transformação, mas, para que essa evolução ocorra e apareça novas (espécies, variedades, etc.) é preciso ter uma variabilidade genética.
Portanto, o melhoramento genético nada mais é que uma imitação feita pelo homem do que ocorre na natureza quando ela se preocupa basicamente com a sobrevivência da espécie no local onde ela vive. Porém, o objetivo do homem é bem distinto da natureza, pois ele visa, principalmente, fazer uso da natureza para atender as suas necessidades básicas em termos de alimentação.
Histórico 
1694, Rudolf Jacob – 
Primeiro a demonstrar sexo em plantas;
Sugeriu método para obter novas plantas.
1714, Mather –
Observou o cruzamento natural do milho
1761-1766, Kohlreuter –
Demostrou que híbridos recebem características de ambos os pais;
Primeiro hibrido em tabaco.
1866, Mendel –
Experimento com hibridação em plantas
Inventor da genética enquanto ciência
1908, Edward East e Georg Shull – 
Experimentos de autofecundação em milho
Histórico
Durante milênios, o trabalho de seleção das espécies foi feito basicamente mediante observação, de forma muito lenta, sem base científica. Onde chamamos hoje de “Processamento tradicional”
Processamento é o cruzamento dos exemplares melhores, maiores, mais bonitos ou mais saborosos de uma certa espécie uns com os outros por forma a obter uma planta ou um animal ainda melhor, maior, mais bonito ou mais saboroso.
Só em meados do século 19 a humanidade começou a ter uma compreensão dos mecanismos envolvidos neste processo, a partir das descobertas do monge Gregor Mendel (1822-1884), o inventor da genética enquanto ciência. Mendel cruzou variedades de ervilhas e destrinchou as relações entre os genes recessivos e dominantes.
Históricos e Aplicações
A cenoura ficou laranja depois que agricultores holandeses cruzaram diversas variedades até obter um tipo da cor que simboliza a família real do país. Há mais de mil anos na região do Afeganistão, era roxa, branca ou amarela
Históricos e Aplicações
A banana descende de uma variedade asiática com casca verde e grandes sementes em seu interior.
Históricos e Aplicações
A melancia era dividida em seis gomos. 
O sabor também mudou durante o tempo, antes a melancia era mais amarga do que doce.
Natureza-morta do século 17, Albert Eckhout.
Históricos e aplicações 
Vantagens do melhoramento
Maior produtividade;
Produtos de alta qualidade;
Produção em áreas desfavoráveis;
Resistencia a doenças e insetos-praga;
Maior variabilidade fenotípica.
Impactos Negativos
Resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afetados;
O não respeito as fronteiras da natureza, fronteiras que existem para proteger a singularidade de cada espécie e assegurar a integridade genética das futuras gerações;
Plantas modificadas podem fazer polinização cruzada  com espécies semelhantes e, deste modo, contaminar plantas utilizadas exclusivamente  na alimentação;
Dentre as enfermidades poderiam estar desde alergias, com alguma substância retirada de outro alimento ao qual se é alérgico, até modificações celulares mais serias, como o câncer;
Referencias bibliográficas 
Amabis e Martcho - Fundamentos da biologia - V. único. Ed. Moderna. <http://portifoliobio.blogspot.com.br/2012/07/melhoramento-genetico.html> Acessado em 10/11/17
BORÉM, A. Melhoramento de plantas. 2 ed. Viçosa: Editora UFV, 1998. 453p
FERREIRA, Paulo Vanderlei. Melhoramento de Plantas. Maceió: EDUFAL, 2006. 9v. : il.
GONZAGA NETO, L. Os genes da agricultura do futuro. Revista dos Engenheiros Agrônomos, Brasília. Ano I, n.3, p.10-17. 1999. 
Melhoramento Genetico <http://projetodraft.com/melhoramento-genetico-ao-longo-da-historia/> Acessado em 11/11/17
VASCONCELOS, J.R., eds. Cadeias produtivas e sistemas naturais - prospecção tecnológica. Brasília: Embrapa SPI, 1998. pp. 9-20.
SILVA Fº, D.F.; NODA, H.; CLEMENT, C.R. Genetic variability of economic characters in 30 accessions of cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal, Solanaceae) evaluated in Central Amazonia. Revista Brasileira de Genética, v.16, n.2, p.409-417, 1993.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando