Buscar

Direito tributário respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO ADMINISTRAÇÃO
1) O governo alterou novamente a medida que elevou para cinco anos a cobrança de IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) que incide em empréstimo no exterior. De acordo com o decreto publicado nesta quinta-feira (14) no “Diário Oficial da União”, apenas empréstimos feitos com prazo de até dois anos pagarão 6% de imposto. Os de prazo maior estão isentos. Segundo o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, o objetivo da medida é reduzir o custo do crédito fazendo com que as empresas brasileiras e os bancos voltem a tomar empréstimos no exterior. Outro motivo seria tentar a alta do preço do dólar. (Texto extraído do site da folha de São Paulo em 13/08/12 às 12h45min – http:/www1.folha.uol.com.br/poder/1104582-para-conter-dolar-governo-zera-iof-para-emprestimos-no-exterior.shtml). De acordo com o texto, podemos afirmar que:
A) O IOF é um imposto que tem função extrafiscal.
B) Sua alíquota não poderia ter sido alterada por decreto, logo esta cobrança é inconstitucional.
C) O texto é um absurdo, pois a cobrança do IOF não tem nenhuma relação com o valor do dólar.
D) A alteração da alíquota somente poderia ser dar por ato normativo do poder legislativo.
E) O executivo pode alterar a alíquota de qualquer tributo.
Justificativa: O IOF é uma das exceções ao princípio da anterioridade. O fundamento destas exceções ao princípio da anterioridade está no caráter extrafiscal destes tributos, que são instrumentos reguladores da economia e da política monetária e fiscal do país.
2) Assinale a afirmativa INCORRETA. Leis complementares à Constituição são espécies normativas que têm a função de complementar, dispositivos constitucionais que tratam genericamente de determinadas matérias, normalmente devido à sua complexidade. As leis complementares, por força do art. 69 da constituição, serão aprovadas pela maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional. Considerando apenas o texto expresso da Constituição, pode-se concluir que as leis complementares em matéria tributária tratam:
A) Não tem competência para definir o fato gerador da obrigação tributária.
B) Da instituição de impostos residuais.
C) Da instituição de um regime único de arrecadação dos impostos e contribuições da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
D) Do Sujeito passivo da obrigação tributária.
E) Da obrigação tributária.
Justificativa: A constituição Federal no inciso III do seu art. 146 estabelece que pertence à lei complementar estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre definição de tributos e de suas espécies, bem como, em relação aos impostos nela discriminados, a dos respectivos fatos geradores, base de cálculo e contribuintes.
3) Avalie as afirmações categóricas abaixo e assinale a (s) assertiva (s) CORRETA (s):
I. O princípio da legalidade constitui uma das garantias de um típico Estado de Direito, na proteção dos direitos dos cidadãos;
II. Segundo nosso sistema constitucional todos os tributos para serem exigidos precisam respeitar o princípio republicano, federativo e o da não cumulatividade.
III. A Constituição Federal, no intento de caráter mais rígido às normas tributárias, institui o princípio da estrita legalidade impossibilitando qualquer margem de discricionariedade em face aos tributos.
A) Todas as alternativas estão corretas
B) Estão incorretas as afirmativas I e III
C) somente corretas as afirmativas I e II
D) somente corretas as afirmativas I e III
E) somente correta a afirmativa I
Justificativa: Sempre que houver uma divergência na interpretação das normas, devemos utilizar os princípios que são condutores para soluções interpretativas. Os princípios constitucionais tributários oferecem as diretrizes fundamentais da nossa constituição em matéria tributária.
4) “O Governo Federal vai apresentar ao Congresso. A mudança, que vai se aplicar às contas com saldo acima de R$ 50 mil e vai valer a partir de 2010, permitirá a tributação através do Imposto de Renda”. O Povo online.
Analise a notícia acima e julgue-a:
A)

Outros materiais