Buscar

Exercício Aula 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício Aula 03
01. O planejamento turístico é decisivo para a sobrevivência dos destinos e das empresas envolvidas na atividade. No entanto, a grande maioria dos destinos turísticos brasileiros ainda não consegue realizar um planejamento que atenda as reais necessidades da atividade turística local. Podemos considerar como problemas que dificultam o processo de planejamento turístico no Brasil, exceto:
R: A elaboração de um plano envolve um contínuo processo de tomada de decisão que afeta em maior ou menor grau um conjunto de pessoas;
02. São premissas do Planejamento Estratégico Turístico, exceto:
R: Dissociado e restrito;
03. No planejamento e organização do turismo é importante que o profissional conheça os conceitos teóricos a respeito de diagnóstico e prognóstico. Complete a frase sobre o conceito de diagnóstico e prognóstico abaixo: Diagnóstico é realizado em duas fases distintas a preparação e a análise, sendo o processo de: 'escolha delimitação do tema, na qual o planejador deve decidir exatamente o que planejar, qual será suas (seu) ______________' (BARRETTO, 1991, p. 31) Prognóstico deve 'começar com a formulação de ____________de intervenção na(o) qual o planejador deve criar caminhos para atingir seus objetivos [...] é a etapa de decidir como fazer'. (BARRETTO, 1991, p. 31)
R: objeto de trabalho; alternativas.
04. IFRN-2011: Planejar "é identificar quais são os objetivos de uma entidade ou equipe de trabalho, quais os meios disponíveis para alcançá-los e quais as formas de utilizá-los" (POIT, D. R., 2006, p.34). Nesse sentido, é correto afirmar que as categorias de planejamento são:
R: Planejamento estratégico, planejamento tático, planejamento operacional.
05. O Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) é um programa que foi concebido tanto para criar condições favoráveis à expansão e melhoria da qualidade da atividade turística em todo o Brasil, quanto para melhorar a qualidade de vida das populações residentes nas áreas beneficiadas. Sobre o PRODETUR é corretor afirmar, EXCETO:
R: O PRODETUR Nacional é um programa de crédito para o setor público e privado e tem o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Turismo e consolidar a gestão turística de modo democrático e sustentável.
06. Vamos considerar outra situação hipotética:
Você está prestando concurso público para atuar como profissional de turismo de uma secretaria de turismo do interior do Estado no qual reside.
A questão número dois da sua prova relaciona-se como o processo do planejamento, especificamente sobre a definição de metas e objetivos.
Ao final da prova, um colega e concorrente seu faz algumas perguntas sobre uma questão. A sua resposta deverá ser de acordo com a atribuição de sentido verdadeiro ou falso as questões relacionadas a seguir:
Qual a ÚNICA opção FALSA ebntre as alternativas abaixo
R: Meta e objetivo são iguais
07. São etapas do planejamento de acordo com Cardozo (2007), EXCETO:
R: Todas as alternativas estão corretas.
08. Vamos considerar uma situação hipotética:
Você é Diretor Presidente e uma importante consultoria de turismo que atua no Brasil e exterior e abriu um processo seletivo para contratar um estagiário que deverá acompanhar a definição dos locais nos quais serão empreendidos os processos de planejamento turístico.
A primeira questão da prova que você elaborou para os candidatos era sobre como definir a abrangência do planejamento.
Agora você deverá disponibilizar o gabarito na internet.
Qual a resposta certa para a questão ¿Atavés de quais questões centrais poderemos definir qual será a abrangência do planejamento?¿:
R: geográfica, administrativa e política

Outros materiais