Buscar

anatomia das aves

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ANATOMIA DAS AVES
AVES
- Animais que possuem pena, bico e põem ovo. 
- São homeotérmicas como os humanos, conseguindo controlar sua temperatura.
- Animais que precisam ser mais leves, por voar, e seus ossos são pneumáticos (possuem ar no lugar da medula óssea). 
- Sua cavidade é chamada de celomática porque não separa o tórax do abdômen, é uma cavidade única.
- Em sua cavidade há sacos aéreos. 
- Sua pele é fina, frouxa, pouco vascularizada, possuindo muitas protuberâncias (cristas, barbelas). 
- O bico das aves substitui os lábios e dentes dos mamíferos, tendo crescimento contínuo e um formato que depende de sua dieta. 
- As vezes há o dimorfismo sexual externo (diferença visível entre fêmeas e machos), alguns como o papagaio só se consegue com coleta de amostra de sangue ou penas, não possuindo pênis ou protuberâncias no local.
- Com o pavão há dimorfismo sexual, no início de seu desenvolvimento há o surgimento ainda da pena, a qual surge de um folículo piloso, e então quando se retira uma pena, vem junto com ela pele, pois tem inserção firme na pele.
- O monco é uma protuberância carnosa que cai do bico do galo. 
- As aves possuem uma glândula uropigiana, que fica localizada na região caudal do corpo, acima do “sobrecu”, sendo uma glândula sebácea, que vai produzir uma substância, um óleo que impermeabiliza as penas, o qual as aves espalham pelas penas com o bico. Outras glândulas também realizam esse trabalho, mas esta é a glândula é a mais importante. 
- Aves domésticas: Galinha e avestruz.
*Alguns mamíferos como Ornitorrinco e Equidna também colocam ovos, e são os únicos mamíferos que os faz.
*Animais da nossa fauna não podem ser criados, apenas se houver registro do IBAMA. 
* Só se pode recusar atendimento a esse tipo de animal se houver outro veterinário na região. 
ESQUELETO
- Esqueleto é forte, porém leve por ter osso pneumático, ter ar dentro.
- Diferenciam na região cervical dos mamíferos, pois possuem cerca de 14 a 17 vértebras cervicais nas galinhas e 25 nos cisnes, e os mamíferos possuem 7. 
- As vértebras torácicas e lombares, sacrais e as últimas caudais (coccígeas) são fundidas, formando o sinsacro (em verde na imagem), que é chamado de cinturão pélvico, formado de osso coxal, sacro, 2 últimas vértebras torácicas, as lombares e a primeira vértebra coccígea (caudal).
- O cíngulo pélvico, ou pelve óssea, é formado pela junção do osso coxal e o sinsacro. Ele possui uma concavidade para passar o ovo. 
- O esterno é muito proeminente, muito grande, onde se encaixa o músculo peitoral, principalmente nas aves que voam, o qual quando a ave é jovem é cartilaginoso, e depois vira uma estrutura óssea.
- A ulna é maior do que o rádio nas aves, e nos mamíferos é menor. 
- Os ossos do metacarpo, do carpo e dígitos ficam fusionados formando a ponta da asa, que é uma estrutura que ajuda a ave a voar, e no caso das que não voam, ajudar no equilíbrio. 
- Há fusão das estruturas mais caudais dos ossos pélvicos, onde o sinsacro tem um acetábulo que se conecta ao fêmur, seguido de um osso chamado tibiotarso, que também tem a fíbula, e por fim o tarso e metatarso. 
- O metatarso e tarso se fusionam, assim como a tíbia e o tarso.
- Possuem uma estrutura óssea na ponta do esqueleto chamada de pigostilo, que é uma ponta da cauda, que ajuda no balanço do voo, no movimento. 
- Não possuem 5 dígitos, até no máximo 4 dígitos. 
- A coloração do músculo depende se é corredora ou voadora, sendo o de aves voadores mais avermelhados, mais resistentes, por possuírem mais mioglobulinas (hemoglobina do músculo), tendo mais vasos sanguíneos para levar oxigênio para as células musculares, mais mitocôndrias para ter produção de energia mais contínua, já que aves migratórias podem voar por horas, exceto o avestruz, que mesmo sendo uma ave corredora possui carne vermelha. 
- Aves migratórias são aves que voam de um país para outro, tendo gordura como fonte de energia, por poder armazenar por mais tempo.
CRÂNIO 
- Estrutura fina e sensível, frágil, e por isso as aves são alvos fáceis de predadores.
- Possuem órbitas muito proeminentes, permitindo que os olhos sejam bem móveis.
- Algumas aves conseguem focar uma coisa em um olho e outra em outro olho. 
- Não possuem alvéolo dentário nas mandíbulas e maxilas por não possuírem dentes. 
- Algumas aves possuem bico ósseo, outras cartilaginoso, tendo a idade também influência neste quesito (aves jovens têm bico cartilaginoso, e mais idosas têm bico ósseo). 
SISTEMA DIGESTÓRIO
- Possuem papo, também chamado de inglúvio, que é uma dilatação do esôfago. 
- Há o proventrículo, que é uma região glandular, onde há uma digestão química, a digestão propriamente dita, seguindo ao ventrículo ou moela, que é a parte que faz a digestão física, e é por isso que engolem pedra, para que elas sigam até a moela fazer a trituração do alimento, auxiliando a digestão física, as quais vão ser trituradas juntamente ao alimento, sendo eliminadas nas fezes. 
- Há um divertículo vitelino, que separa o jejuno do ílio. 
- No intestino grosso há 2 cecos. 
- Os psitacídeos (papagaio, arara, etc) não possuem ceco. 
- Não possui reto nem ânus, possui uma coacla, que é um órgão triplo, pois é dividida em uma porção que faz a micção, chamada urodeum, uma que faz a defecação chamada coprodeum e outra que coloca ovos, sendo a proctodeum.
- Não possuem bexiga, os ureteres fazem relação direto com a porção urodeum da cloaca. 
- Possui uma glândula linfática chamada bolsa cloacal, anteriormente chamada de Bulsa de Fabricius, que produz os linfócitos B e agem substituindo a bexiga, armazenando a urina das aves. 
SISTEMA RESPIRATÓRIO
- A traqueia se bifurca em 2 brônquios, tendo a siringe (onde forma o som, a fonação específica de cada ave), localizada na região final da bifurcação.
- Possui sacos aéreos, que são estruturas localizadas dentro da cavidade celomáticas, em um total de 8 sacos, que permitem que as aves fiquem mais leves, recebendo também o ar juntamente com os pulmões. Sacolite é quando há inflamação dos sacos. 
APARELHO UROGENITAL
- Os testículos ficam dentro da cavidade. 
- O rim fica na região lombar, de onde saem os ureteres, que seguem para a cloca.
- Nos machos, os ductos deferentes seguem também para a cloaca, eles são criptorquídeos (não possuem bolsa escrotal). 
- A reprodução é feita por “beijo cloacal”, sendo apenas um toque, onde dissemina os espermatozoides na cloaca da fêmea, os quais vão seguir para o oviduto, para serem fecundados. 
- No macho, as vezes tem um pênis, um falo, que sai da cloaca. 
- Na fêmea, ao invés de ter os ovários, tubas e útero, vagina, vulva, etc., há os ovários e a tuba é o oviduto, uma estrutura bem desenvolvida, onde o ovo vai ter a formação, indo para o útero terminar sua formação.
- O magno substitui a ampola dos mamíferos. 
- O oócito fica cerca de 15 minutos no infundíbulo para se desenvolver, formar a gema, indo para o magno por 3 horas para continuar a formação da gema e o início do envoltório (que ainda não é a casca), e no istmo as túnicas surgem para cobrir a gema e a clara, indo para o útero, ficando cerca de 20 horas onde irá receber a casca. 
- O óvulo da galinha pode ser liberado sem ser fecundado, sendo cada óvulo um ovo, liberando um ovo a cada 24 horas. Quando o óvulo é fecundado, forma-se um pinto. Quando não, o ovo serve apenas para alimentação.

Outros materiais