Buscar

Uso de tabaco e álcool na 3º idade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tabagismo e Álcool na Terceira Idade
Enfermagem 6º semestre 
G3 e G4
1
Alcoolismo e Tabagismo em Idosos
Estudos Epidemiológicos comprovam que cerca um terço da população
idosa começa a fazer uso do álcool tardiamente.
São comuns os problemas relacionados ao abuso do álcool em indivíduos maiores de 60 anos, mas por serem pouco reconhecidos são denominados por alguns de “epidemia invisível”.
2
Tabagismo e Álcool na Terceira Idade
20/11/2017
2
Fatores que influenciam o vício
 É uma época de muitas perdas e limitações. O falecimento de amigos e familiares, limitações físicas e de saúde, aposentadoria, situação econômica diminuída. Esses são fatores que podem deixar os idosos mais vulneráveis à depressão e poderão, em alguns casos, conduzir a uma maior suscetibilidade em envolver-se com vícios como o tabaco e o álcool.
3
20/11/2017
Tabagismo e Álcool na Terceira Idade
O idoso e o Álcool
O alcoolismo na terceira Idade é muito complicado para ser diagnosticado porque os sintomas do alcoolismo são atribuídos a outras doenças crônicas como demência e depressão ou, muitas vezes, ao próprio envelhecimento. E isso dificulta muitas vezes o tratamento.
4
20/11/2017
Tabagismo e Álcool na Terceira Idade
Efeitos da bebida no Organismo
Os efeitos da bebida no organismo também são graves nessa fase. O fígado exibe redução da metabolização. O tubo digestivo diminui a capacidade de absorção. O estômago absorve menos vitamina B12. E o pâncreas torna-se mais propenso aos quadros de pancreatites aguda e crônica. A polifarmácia e a utilização de medicamentos de venda livre aparecem como outros complicadores, podendo inclusive resultar em morte por associação de substâncias, como benzodiazepínicos e álcool.
5
20/11/2017
Tabagismo e Álcool na Terceira Idade
A associação entre o alcoolismo e o envelhecimento
Os fatores mais comuns relacionados à associação entre o consumo de álcool e o envelhecimento são:
A incidência de fraturas de quadril entre idosos aumenta com o consumo de álcool
O uso de álcool associado com a medicação, fato comum na terceira idade, aumenta o risco de surgimento de efeitos colaterais negativos e de influência na efetividade do remédio
Os transtornos depressivos são mais comuns entre os idosos e tendem a ocorrer concomitantemente com o uso indevido de álcool.
6
20/11/2017
Tabagismo e Álcool na Terceira Idade
O idoso e o fumo
O tabagismo representa um importante acelerador do processo de envelhecimento, comprometendo não apenas a expectativa, mas a qualidade de vida também.
Fumantes com idade superior a 50 anos apresentam maior dependência da nicotina, fumam há mais tempo e um maior número de cigarros, tendo mais problemas de saúde relacionados ao tabagismo, e dificuldade maior em parar de fumar.
7
20/11/2017
Tabagismo e Álcool na Terceira Idade
Problemas causados pelo tabaco em idosos
O tabagismo atua negativamente sobre as funções pulmonares, e é responsável por aumentar o risco de quase todas as doenças pulmonares no idoso, que já sofre com as alterações fisiológicas decorrentes da idade. O fumo leva a uma irritação das vias aéreas que aos poucos evolui para uma alteração completa e irreversível da arquitetura pulmonar, podendo evoluir para uma insuficiência respiratória. Em relação às pneumopatias que ocorrem na terceira idade, destacam-se a pneumonia, o enfisema pulmonar e a bronquite crônica. 
8
20/11/2017
Tabagismo e Álcool na Terceira Idade
O tratamento do Alcoolismo
Existem poucos estudos que avaliem a eficiência dos diversos tratamentos para idosos com vícios. A terapia pode beneficiar e ajudar a reduzir o abuso em álcool. Tomar consciência do problema, permitiria ajudar muito a combater o vazio terapêutico existente no tratamento do alcoolismo entre os idosos. Uma das recomendações é a de internação para desintoxicação em pacientes com idade avançada. Outra alternativa são os grupos de apoio.
9
20/11/2017
Tabagismo e Álcool na Terceira Idade
O tratamento do Tabagismo
O abuso do tabaco pode ser controlado de três formas diferentes: 
Métodos indiretos: São aqueles que influenciam o fumante a abandonar o cigarro sem que haja um contato direto com ele. Temos como exemplo a realização de campanhas educacionais anti-fumo; elaboração de normas sociais como a proibição do fumo em restaurantes, teatros e cinemas; e a aplicação de altos impostos sobre o cigarro. Essas intervenções têm como foco a comunidade, são menos custosas e produzem taxas de abstinência mais baixas. Como conseguem atingir um número maior de fumantes, produzem taxas populacionais de abstinência mais altas e reduzem mais a morbidade e a mortalidade.
10
20/11/2017
Tabagismo e Álcool na Terceira Idade
Métodos diretos: Apesar de mais custoso, têm também grande impacto em saúde publica, proporcionando redução da prevalência de fumantes (e consequentemente, de sua morbidade e mortalidade). Envolvem utilização de fármacos e realização de psicoterapia ou somente aconselhamento por um profissional de saúde a respeito da maneira mais adequada de deixar de fumar.
Conselho médico: As preocupações dos pacientes com sua saúde fazem de sua consulta o momento mais adequado para algumas “orientações”. No consultório médico (público ou privado) unem-se as perspectivas de saúde pública e a clínica, ao se oferecer assistência personalizada a grandes populações de fumantes
11
20/11/2017
Tabagismo e Álcool na Terceira Idade
Obrigada pela Atenção
Enfermagem 6º semestre 
12
20/11/2017
Tabagismo e Álcool na Terceira Idade

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais