Buscar

Criminologia aula 02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Criminologia
Profa Vladia Soares 
Criminologia
Ciencia que estuda a criminalidade, é ciencia empririca baseada na realidade, interdisciplinar somando ensinamentos da sociologia, da psicologia, medicina legal e o próprio direito, apresnta como objeto de estudo: O crime, o criminoso, a vitima e o controle social.
Características 
ciência empírica: é baseada na experiência, na observação de uma realidade fenomênica;
b) ciência interdisciplinar: mantém relação direta com outras disciplinas, tais como Direito Penal, Política Criminal, Ciências Sociais, Sociologia; Filosofia, Psicologia, dentre outras. Além disso, permite um olhar diferenciado sobre cada objeto de pesquisa;
c) ciência causal-explicativa: busca contribuir com uma informação válida, que possa ser aplicada pragmaticamente sobre seus objetos de estudo;
d) objetos de estudo: crime, criminoso, vítima e controle social
e) finalidade: discutir a origem da criminalidade e técnica de prevenção ao crime, tanto no aspecto geral (sobre a coletividade), como na esfera especial (sobre o delinquente).
Relação entre as ciências
A) DIREITO PENAL 
B) PROCESSUAL PENAL
C) CRIMINOLOGIA
D) POLÍTICA CRIMINAL.
Direito penal e processual penal
A base de estudo é a lei. 
São disciplinas normativas e dogmáticas.
São classificadas como disciplinas do "dever ser". O foco central não repousa sobre a realidade, e sim sobre a norma.
Criminologia – Ciencia do Ser
Estuda o fato e suas variáveis. Tem como base a pesquisa científica, que revelará ao seu estudioso uma determinada fonte de experiência.
 É uma ciência do "ser".
exemplos
A criminologia estuda se as penas privativas de liberdade alcançam ou não os seus objetivos. Se o sistema prisional é adequado.
 O direito penal estuda somente os seus aspectos normativos, quantum de pena, tipo de pena a ser cominada, etc.
Politica CRiminal
É o conjunto de estratégias elaboradas pelo Estado para prevenir e reprimir a prática do crime. É uma ciência programática. As Políticas públicas postas em prática também são aqui contempladas. 
Exemplo
A discussão por parte dos congressistas a respeito da terceirização dos presídios.
Conceito de Criminologia
É uma ciência empírica, interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima, do controle social do comportamento delitivo, e trata de ministrar uma informação valida e contrastada sobre a genese, dinamica e variações principais do crime, contemplando-o como problema individual e social, assim como sobre os programas para a sua prevenção especial, as técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e os diversos modelos ou sistemas de represão ao delito
Antonio Garcia Pablos de Molina.
Funções da Criminologia
A função linear da criminologia é informar a sociedadee os poderes publicos sobre o crime, o criminoso, a vitima e o controle social, reunindo um nucleo de conhecimentos seguros que permita compreender cientificamente o problema criminal, preveni-lo e intervir com eficacia, e de modo positivo no homem criminoso.
Funções da Criminologia
A criminologia não é exata , é uma ciência prática, preocupada com problemas e conflitos concretos, históricos
O papel da criminologia no cenário social é a constante luta contra a criminalidade, controle e prevenção do delito.
Explicação cientifica do fenomeno criminal.
Prevenção do delito
Intervenção no homem delinquente.
Classificação da Criminologia
Se divide em dois ramos:
Criminologia geral – consiste na sistematizaçào, comparação e classificação dos resultados alcançados nas ciências criminais em realação a vitima, crime, criminoso e controle social
Criminologia clínica – consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos tais como: conceitos, principios e métodos de investigação medico-psicologico, para o tratamento do criminoso.
Criminologia Científica
Que cuida dos conceitos e métodos sobre a criminalidade o crime, criminoso, vitima e justiça penal.
Criminologia aplicada
Consiste na parte científica e pratica dos operadores de direito.
CRIMINOLOGIA ACADÊMICA
Consiste na siste,atização de principios para fins pedagógicos e didáticos.
Criminologia analítica
Consiste em verificar o cumprimento do papel das ciências criminais e da politica criminal.
CRIMINOLOGIA CRITICA OU RADICAL.
Prima pela negação do capitalismo e apresentação do criminoso como vitima da sociedade, tendo como base as idéias do marxismo.
Criminologia da reação social
Consiste na atividade intelectual que estuda os processos de criaçào das normas penais e sociais que estão relacionadas com o comportamento desviante
CRIMINOLOGIA ORGANIZACIONAL
Compreende o processo de criaçào das leis, a infração a essas normas e os fenomenos de reaçào à violação das leis.
Criminologia clínica
Consiste nos estudo dos casos particulares com o fim de estabelecer diagnósticos e prognósticos de tratamento, numa identificaçào entre a delinquencia e a doença Destina a diagnosticar periculosidade ou a mensurar os efeitos do tratamento penitenciário, que em boa medida, reproduzia os métodos psiquiátricos e acabava em prognósticos de conduta. Baseia-se na idéia da relação médico-paciente.
Criminologia verde ou green criminology
Consiste na responsabilidade penal de empresas e industrias por delito ecológico, protegendo o meio ambiente de ataques prejudiciais à biodiversidade.
Criminologia do desenvolvimento
Consiste no estudo voltado à idade e à fase de crescimento do indivíduo, classificando as variáveis do comprtamento criminoso ao longo de sua vida.Idade que o indivíduo iniciou sua vida criminosa é levada em consideração, bem como suas experiências e outras considerações susceríveis de medições em momentos distintos da sua vida, isto é, o estudo longitudinal e a mediçào constante. Acredita-se que a prevenção da criminalidade seja efetiva e eficaz quando há a interrupção dos motivos que conduzem o indivíduo a prática delituosa.
Criminologia Midiática
É aquela que atende a uma criação da realidade através da informção, subinformção e desinformação da mídia, afastando-se de estudos acadêmicos, em convergência com preconceitos e crenças, que se baseia em uma etiologia criminal simplista, assentada em uma causalidade magica. A ideia de causalidade mágica é usada para canalizar a vingança contra determinadas pessoas ou grupos.
Bibliografia
Criminologia – Teoria e Prática
Sumariva, Paulo
Editora Impetus – 2013.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando