Buscar

Resumo - CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL

Prévia do material em texto

CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Adotada pela ONU em 1966, a convenção visa promover a segurança mundial e o tratamento igualitário entre os povos. Assegurando, promovendo e encorajando o respeito universal quando a igualdade de direitos, sem qualquer discriminação, atestando que a questões relacionadas a superioridade racial são falsas, objetivando a paz e a segurança entre os povos, inibindo a ideia de raças, colocando todos os seres humanos como titulares dos direitos humanos.
Adota e propõe medidas que modifiquem pensamentos e consciências mundiais, visto que tais pensamentos retrógados não são limitados ao Brasil mas a todos os Estados.
Propõe que para garantir o enraizamento dessa consciência é necessário que os estados-partes adotem medidas de educação, de modo a fazer com que as pessoas compreendam as ideias adotadas na convenção.
Há uma Corte da ONU para fiscalização se tais Estados estão adotando medidas necessárias. Tal preocupação da ONU diz respeito a igualdade sim, mas também a questões inerentes a Segurança Mundial, visto que conflitos de raças e povos podem gerar um caos mundial, como ocorreu na Segunda Guerra Mundial.

Continue navegando