Buscar

CULTURA E PERSONALIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CULTURA E PERSONALIDADE
ALUNOS: Maria Jose da Silva Almeida
Fernanda Braga Santos
Katiane Alves dos Santos
Adriana Duarte Silva
Andreza Magalhães de Oliveira
INTRODUÇÃO
CULTURA E PERSONALIDADE 
Indivíduo, Sociedade e cultura
O indivíduo, como membro de uma sociedade, participa , desde o nascimento, de um sistema social, sendo herdeiro de uma tradição cultural mantida pelos seus antepassados e transmitida de geração em geração .
A partir do nascimento, a criança é submetida a um processo de aprendizagem, que se prolonga por toda a sua vida e resulta na produção de personalidades que caracterizam individualmente os membros de um grupo.
As sociedades são formadas de seres humanos que adotam uma forma de viver ,
No entanto, vale lembrar que também existem diferentes sociedades, sendo que cada uma costuma apresentar as suas peculiaridades, principalmente ligadas a cultura e as tradições das pessoas que as compõem.
 Hoebel e Frost (1981:57) afirmam que “a cultura com raízes no comportamento individual é superindividual”. Assim , no dizer dos autores não existe sociedade humana sem cultura e vice-versa.
 
 Os homens são seres culturais, suas visões de mundo resultam da socialização ;Toda cultura corresponde a uma sociedade e vice-versa ;
Não existe sociedade sem cultura nem indivíduo sem cultura ;Todos os indivíduos que fazem parte de uma mesma sociedade trazem em sua personalidade traços comuns assimilados através da enculturação .
Sociedade e Cultura
Conceito de cultura 
A cultura é parte fundamental no processo de socialização do homem, uma vez que o torna um ser social. Para entender como os grupos se organizam na sociedade, precisamos compreender o que é cultura e como ela pode ser decisiva no entendimento das peculiaridades de cada grupo e/ou de cada sociedade. 
A cultura é transmitida pela herança social: o indivíduo aprende cultura no grupo social e não por herança genética. Uma geração transmite cultura para outra por meio do processo de socialização. 
Cultura compreende a totalidade das criações humanas: abrange tudo o que foi criado pela humanidade, como ideias, valores, manifestações artísticas de todo tipo, crenças, instituições sociais, conhecimentos científicos, instrumentos de trabalho, tipos de vestuário, construções etc. 
Segundo Edward B. Taylor “ cultura é aquele todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costumes e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.-
Cultura- -Transmitida pela herança cultural Cultura 
 - Compreende a totalidade das criações humanas
 -Características exclusivas das sociedades humanas 
Para Ruth Benedict(S.d:276” Sociedade e o individuo não são antagônicos, mas interdependente”. 
Cultura e Sociedade 
Para Hoebel e Frost, a sociedade e a cultura não são uma coisa só. A sociedade humana é constituída de pessoas; a cultura é constituída de comportamento de pessoas. Podemos dizer que a pessoa pertence à sociedade, mas seria errôneo afirmar que a pessoa pertence a uma cultura; o indivíduo manifesta a cultura
Personalidade
O que é?
A personalidade é uma característica que permite distinguir os indivíduos; é como a maneira de “representar “. Pode ser definida como o conjunto de características psicológicas que determinam a individualidade pessoal e social dos seres humanos. Representa uma tendência comportamental previsível em face de certas circunstâncias. É a personalidade que torna os nossos comportamentos, de certo modo, congruentes e previsíveis.O processo de formação é complexo, gradual e único. 
Componentes da personalidade
 Biológico
Sociocultural
Ambiental
Cultura e personalidade
-Malinowski e Margaret Mead 
Malinoswski testou a teoria freudiana sobre o complexo e Édipo e chegou a conclusão de que existe um princípio básico neste contexto que, entretanto, muda de objeto em função da cultura.
Baseou-se na matrilinearidade desses grupos.
Investigando as tribos, nova guíne, os arapesh, os mundugumor e os tchambuli, desenvolveu um estudo comparativo de personalidades nessas diferentes culturas .
As experiências antropológicas nessas três sociedades vêm demonstrar a hipótese de que as diferenças de temperamento entre os sexos são universais .Coming of age in Samoa (adolescência e cultura em Samoa, 1967).
Era uma prova de que a cultura pode moldar um fator biológico, como a adolescência, sendo o comportamento do jovem determinado culturalmente. Recentemente nos EUA, o antropólogo australiano Derek Freeman puplicou seu livro Margaret Mead e Samoa: a estruturação e desestruturação de um mito antropológico, onde desmistifica todo o arcabouço erigido por M.Mead em Samoa.  
Após conviver 40 anos com esses grupos, mostra que praticamente todas as afirmações da antropologia estavam equivocadas. A suposta harmonia cultural de Mead jamais existiria e suas hipóteses e proposições foram refutadas. Nem o biologismo exclusivo, nem o culturalismo exclusivo .Um exemplo clássico de inter-relação é o trabalho de Ruth Benedit.
 
Segundo ela, em todas as sociedades, a personalidade da maioria é o reflexo da personalidade ideal convencionada pela cultura. 
‘’Configuração dionisíaca e apolínea’’ .
OBRIGADO!
FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando