Buscar

Relatório de Aula Pratica quimica Pilha Deniell

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUIMICA
Relatório de Aula Pratica
Alunos: Allan Keiji / Eduardo Jose Cetnaroski
Com base na teoria aprendida em sala de aula, buscamos uma aula prática para realizar ensaios químicos, no qual, temos como objetivo principal analisar as reações que ocorrem ao colocar em contato materiais de forma sólida com agentes químicos em forma liquida, chegando a uma conclusão teórica das reações que evidentemente aconteceram. 
Reação de Oxirredução
No processo do primeiro ensaio realizado foi utilizado 5ml de sulfato de cobre, já preparado por um assistente, este foi colocado em um tubo de ensaio, determinado pela equipe como Tubo 1, em seguida no mesmo tubo foi adicionado um prego de ferro. Ao passar alguns instantes notamos visualmente a reação, sobre a superfície do prego que estava imersa começou a se depositar íons de cobre que estão presentes na solução, a solução que tinha cor azul passa a ser incolor, isso indica que a concentração de cátions esta diminuída. 
No segundo experimento foi feito o processo de forma inversa, utilizando 5ml de sulfato de ferro em forma liquida depositado no tubo de ensaio 2, na sequência foi adicionado um fio de cobre em forma metálica, o qual ficou totalmente imerso ao liquido. Notamos que ao passar do tempo nenhuma reação aconteceu, esse fato pode ser explicado, pois nesse caso o ferro (Fe²+) já está oxidado, logo não há reação. 
Seguindo o mesmo conceito no terceiro ensaio foi realizadoutilizando um terceiro tubo em que foi adicionado 5ml de Nitrato de Prata, composto químico formado por AgNO3, no mesmo tubo foi adicionado um fio de cobre, diferente do segundo ensaio, nesse caso podemos identificar rapidamente uma reação, onde ocorre a deposição de prata sobre o fio de cobre, pela formação de pequenos núcleos microscópicos, resultando em uma colorização azul do liquido devido a oxidação do cobre metálico transferindo elétrons para os cátions prata presentes na solução. 
Pilha de Daniell
Com base na teoria,foi realizado também o experimento da Pilha de Daniell com objetivo de entender a eletroquímica. Para esse experimento utilizamos dois béqueres em que foi adicionado em um a solução de sulfato de cobre e no outro a solução de sulfato de zinco, em seguida utilizando um tubo em forma de “U” completamente cheio de solução saturada, com isso montamos a ponte salina, sendo essa a responsável por manter a neutralidade elétrica entre as soluções durante a reação, é importante ressaltar que a solução saturada não participa da reação, somente mantem a neutralidade, depois de feito isso, colocamos em contato com a solução presente nos béqueres uma pequena barra metálica de cobre e em outro uma pequena barra metálica de zinco, na seqüência com a ajuda de um voltímetro ligado a essas barras metálicas fechando de tal forma um circuito podemos medir a eletricidade gerada, sendo essa capaz de acender um led. Concluindo assim que as substancias interligadas tendem a doar ou receber elétrons, isso causado pelo Ânodo, determinado local onde sofre oxidação e o Cátodo, local onde sofre redução, processo de transferência que gera essa eletricidade.

Outros materiais