Buscar

Exercícios Romanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE ANTROPOLOGIA CRISTÃ
Prof. Me. Marcos Eduardo Gomes de Lima Data: 27/10/2016
 NOME: Douglas Omena da Cruz RA: 0056898
RESPONDER BASEADO NA LEITURA DA CARTA DE SAULO DE TARSO AOS ROMANOS
Capítulos 1, 2, 3, 5, 6 e 7
Qual é o conceito de pecado segundo Paulo?
R: Paulo não define o pecado, mas claramente não o vê primariamente como uma ofensa direcionada a outras pessoas; para Paulo o pecado é primariamente uma ofensa contra Deus. O rompimento de um relacionamento correto com Deus resulta em um impedimento de manter relacionamentos corretos com as pessoas, mas é a ofensa contra Deus que o define em primeira instância.
Quais são os resultados do pecado?
R: Paulo vê uma ligação entre pecado e morte, de fato ele diz “a morte veio através do pecado” e, além disso, uma vez que todos pecaram, todos morrem. O pecado cria um abismo entre Deus e os pecadores, como Paulo deixa claro, ele fala especificamente de estar alheio à vida de Deus e diz que os colossenses eram “estranhos e inimigos por causa das obras malignas”. Em qualquer caso é óbvio o suficiente que quando seres criados pecam contra seu Criador, eles erguem uma barreira entre Deus e eles.
Paulo oferece um vislumbre único ao apontar para a alienação de criação que o pecado traz, e na qual ele habita em Romanos. Claramente, Paulo vê o pecado como operando por toda a humanidade e como algo que vai existir até o fim da história humana.
Qual é a diferença entre judeus e gentios, em relação ao juízo de Deus? Existe algum ser humano que seja diferente do outro perante Deus? Justifique. 
R: Judeus e gentios parecem diferir fundamentalmente um do outro no fato de que os judeus ouvem a lei, possuindo-a e ouvindo a sua leitura na sinagoga todo sábado, enquanto os gentios não têm a lei. No entanto, insiste Paulo, pode ser que haja exagero nessa diferenciação. Afinal, não existe entre eles qualquer distinção fundamental no que diz respeito ao conhecimento moral que possuem, já que as exigências da lei estão gravadas em todos os corações humanos, ou ao pecado que eles cometeram, desobedecendo a lei que conheciam ou à culpa em que incorreram, ou ao julgamento que receberão.
 A Bíblia nos diz que Deus não faz acepção de pessoas, acontece que muitos distorcem esse ensino, afirmando que, Deus ama a todos, e Cristo morreu por todos. Paulo nos mostra a imparcialidade de Deus, explicando que ninguém pode se considerar inescusável diante dele, e apelar para a inocência por não conhecê-lo e a sua lei. Por visto a ignorância não ser argumento de defesa para o pecador, porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
 
Qual deve ser nossa relação com a lei de Deus?
R: Jesus ajuda-nos a clarificar a nossa relação com a lei de Deus. A Bíblia diz em Mateus 5:17-18 “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.” Jesus também disse que aqueles que o amam, guardariam os mandamentos. Na verdade, se amamos à Deus, guardaremos os 4 primeiros mandamentos, que se referem ao nosso relacionamento com ele. E, se amamos o nosso próximo, guardaremos os outros 6 mandamentos, que se referem ao nosso relacionamento com o nosso próximo.
Quantas naturezas humanas existem? Quais são elas?
R: Natureza Pecaminosa e Natureza não pecaminosa.
A Natureza pecaminosa é a capacidade e inclinação humana para fazer tudo que nos torna reprováveis aos olhos de Deus. Já a Natureza não pecaminosa ela é antes do pecado existir, porque Deus não criou o homem na intenção de pecar.
No julgamento de Deus, quais são as duas coisas que Deus dará aos homens, de acordo com o seu julgamento?
R: Uma vez que o homem pecou, Deus deu a lei para mostrar-lhe que ele pecou. A lei de Deus veio ao mundo a fim de que as transgressões humanas abundassem. No princípio, o homem tinha apenas pecado; ele não tinha transgressões. Mas quando a lei veio, o homem não só possuía pecado, mas também transgressões. Após transgredir, o homem percebe que é um pecador. Graças ao Senhor, porque apesar de termos pecado e transgredido, Deus, que é amor, propôs-se a dar-nos graça e misericórdia. Ele propôs fazer algo para nós a fim de resolver os problemas que não podemos resolver por nós mesmos.

Continue navegando