Buscar

Trabalho de Filosofia Juridica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hobbes e Kelsen 
Introdução: Hobbes e Kelsen foram peças fundamentais para a construção e interpretação do direito como conhecemos hoje, se trata de dois filósofos que seguem linhas de pensamentos distintas, sendo Hobbes Jusnaturalista e Kelsen Juspositivista. Quando citamos esses dois filósofos é impossível não lembrar de suas principais obras: Leviatã de Hobbes e a Teoria Pura do Direito de Kelsen, obras estas que consagraram ambos e sempre são usadas como referência nos dias atuais. 
Hans Kelsen – Foi um jurista positivista, austríaco nascido no final do sec. XXI, aos 3 anos de idade mudou-se para Viena, Formou-se em Direito pela Universidade de Viena 1906. Além de professor universitário também foi Juiz da Corte Constitucional até 1929. 
Em 1934 escreveu seu consagrado livro “A teoria pura do direito”, chamou assim por querer livrar-se de elementos metajuridicos onde buscou desenvolver uma teoria cientifica e a definição da ciência jurídica como campo de estudo do qual o objeto são as normas jurídicas positivas. Segundo Paulo Nader A Teoria Pura do Direito é nascida de uma inquietação intelectual quando Kelsen observava, ainda no curso jurídico, que os próprios docentes confundiam os planos do ser e do dever ser, não separando claramente o Direito Positivo do virtual ordenamento jurídico. Ainda segundo Nader, foi esta perplexidade que o teria conduzido à pureza metódica. Kelsen atribuiu à Ciência do Direito o estrito papel de analisar as normas jurídicas e divisou na Ética, Sociologia e Política a função de submeter o Direito à crítica de conteúdo. A Teoria Pura do Direito, se encaixa tanto na Teoria geral do Direito quanto na Filosofia Jurídica, essa teoria ela visa responder o que é o Direito e como este é. 
Kelsen distinguiu as normas jurídicas das demais, classificando o direito em 3 tópicos: O direito como uma técnica social especifica porque por meio do estado há regulação de condutas, uma vez sendo previstas consequências para atos lícitos e ilicitos, que são aplicadas pelo estado; O Direito como coercitividade 	 
http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,o-positivismo-juridico-a-partir-do-pensamento-de-hans-kelsen,49372.html
Introdução ao Direito, Mezzomo, Clareci – Caxias do Sul, RS: EDUCS, 2011
Filosofia do Direito, 24ª edição Paulo Nader
http://aquitemfilosofiasim.blogspot.com.br/2008/06/distino-entre-ser-e-dever-ser-em-hans.html
Filosofia do Direito, 20ª edição – Miguel Reale

Outros materiais