Buscar

fundamentos históricos da Educação Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos Históricos da Educação Brasileira nota 100.
“O regime implantado pelo golpe civil-militar de1964 produziu uma democratização do acesso à educação no Brasil, mas dentro de uma lógica de vinculação da educação pública aos interesses do mercado e de estímulo e favorecimento à privatização do ensino. ”
A ditadura civil-militar modificou significativamente a estrutura educacional brasileira. A partir desses elementos e do livro-base, assinale a alternativa correta:
As reformas educacionais dos governos militares geraram conquistas quantitativas, porém sem um acompanhamento de recursos orçamentários abrindo espaço para a iniciativa privada no setor. B
No Brasil os Jesuítas se dedicaram a duas tarefas principais: a pregação da fé católica e o trabalho educativo. Com seu trabalho missionário, procurando salvar as almas, abriram caminho a penetração dos colonizadores, com seu trabalho educativo, ao mesmo tempo em que ensinavam as primeiras letras e a gramatica latina, ensinavam a doutrina católica e os costumes europeus”.
Sobre as ações dos Jesuítas, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(  ) Para a catequização dos índios, os jesuítas buscaram sistematizar a língua tupi e utilizaram práticas como a dança e a música.
(  ) No século XVI havia muitas casas de bê-a-bá e poucos colégios, que se tornaram mais numerosos nos séculos seguintes.
(  ) Nas ações jesuíticas a educação é necessariamente articulada à religião e à moral, desde os discursos até os conteúdos disciplinares.
(  ) Logo após a expulsão dos jesuítas, Portugal implantou o sistema público de ensino no Brasil, nos moldes do que era feito na metrópole.
V – V – V – F. E
 “Um outro elemento-chave a ser observado no projeto da escola primária republicana diz respeito ao papel assumido por essa instituição na formação do caráter e no desenvolvimento de virtudes morais, de sentimentos patrióticos e da disciplina na criança. Mensagens de caráter moralizante e cívico foram amplamente propagadas pela escola pública primária. ”
O início do período republicano trouxe mudanças para o cenário educacional. Considerando esses elementos e o livro-base, assinale a alternativa correta:
A escola na Primeira República influenciada pela lógica positivista do período se esforçava para moralizar e civilizar a população e estabelecer uma ordem social necessária para o progresso. E
O objetivo proclamado da ação dos jesuítas é a conversão do índio à fé católica. Na realidade, o que se fez (faz) é subjugá-lo, e quando resiste, massacrá-la 
As ações educativas dos jesuítas surgiram no Brasil a partir da contrarreforma. Quais foram as ações e práticas educativas significativas dos jesuítas? Analise as afirmativas a seguir:
I. As práticas pedagógicas estavam baseadas na prática das virtudes, observância das leis e formalidade pedagógica.
II. A educação jesuítica aos poucos ganhou espaço nos centros comerciais, pois o ensino enfatizava o diálogo e a disciplina.
III. As casas de bê-a-bá e os colégios internos foram as instituições organizadas pelos jesuítas
IV. O aprendizado era voltado para o uso das letras, da catequização das crianças indígenas.
São corretas as afirmativas:
Afirmativas I, III e IV apenas. C
“Na análise das origens das universidades na Idade Média, dois fatos históricos se destacam. O primeiro diz respeito ao conflito político entre os poderes laico e eclesiástico. O segundo liga-se à disseminação do pensamento aristotélico no Ocidente”.
A origem das universidades tem relação com a educação na Idade Média. De acordo com o livro-base, assinale a alternativa correta:
Diversos acontecimentos influenciaram no surgimento das universidades, como o renascimento das cidades, fortalecimento do comércio e as disputas entre a realeza e o papado. A
A partir do século XVI, a direção do ensino público português desloca-se da Universidade de Coimbra para a Companhia de Jesus, que se responsabiliza pelo controle do ensino público em Portugal e, posteriormente, no Brasil. Praticamente, foram dois séculos de domínio do método educacional jesuítico, que termina no século XVIII, com a Reforma de Pombal, quando o ensino passa a ser responsabilidade da Coroa Portuguesa. ”
 A Reforma educacional pombalina foi um importante marco na história da educação brasileira. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
A reforma pombalina na Educação foi influenciada pelo Iluminismo buscando a modernização; estabeleceu o sistema de aulas régias e visava que os súditos legitimassem as leis e costumes do Estado. D
“O fim do regime militar e a institucionalização do processo de democratização alastraram-se pelo país como suporte ideológico, atingindo também os setores educacionais, que conclamavam uma nova educação, e, portanto uma nova LDB. ”
No período da redemocratização brasileira em diante tivemos significativas mudanças na legislação e campo educacionais. Sobre esses elementos, assinale a alternativa correta
Em 1996 é aprovada a Lei nº 9394, a LDBEN, após oito anos de tramitação. Um dos seus pontos centrais é a organização do sistema de ensino em educação básica e em ensino superior. C
O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento”.
Sobre a educação na Idade Média, analise as afirmativas a seguir:
I. A educação na Idade Média estava pautada na formação do homem de fé.
II. Todas as universidades foram criadas desconsiderando a autorização da Igreja Católica.
III. A memorização e a oralidade foram os elementos principais das escolas que aceitavam o método escolástico.
IV. Os livros, referências e obras da cultura greco-romana foram controlados por muito tempo pela Igreja Católica.
São corretas as afirmativas:
Afirmativas I, III e IV apenas. A
“A Era Vargas foi palco das primeiras investidas dos novos métodos de ensino, preconizando a centralidade na criança e na sua iniciativa no processo de aquisição do conhecimento. Mesmo que inicialmente restrito, porque atendendo a uma camada da população, esse ensino renovado se sedimentou, atingindo amplos setores educacionais. ”
O autoritarismo do governo Varguista coexistiu com a discussão no campo educacional dos intelectuais e novas perspectivas pedagógicas. Considerando esses elementos e o livro-base, assinale a alternativa correta:
Em 1932 intelectuais brasileiros lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova com princípios liberais e um amplo programa educacional. A
A educação foi tratada no discurso inaugural do Imperador, na abertura da Assembleia Constituinte [1823], ocasião em que afirmou ser necessária uma legislação especial que disciplinasse a matéria. ”
Sobre a educação nos primeiros anos do Império brasileiro, retratada no discurso acima, assinale a alternativa correta:
Apesar da fala do imperador sobre a necessidade de legislar sobre a Educação, no contexto da Constituinte de 1823, o Estado Imperial não se envolveu de forma concreta na educação básica.  D

Outros materiais