Buscar

Operações Unitárias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sistema Aberto: que pode trocar energia e matéria com a vizinhança. Motores de automóveis e o corpo humano. 
Sistema Fechado: tem uma quantidade fixa de matéria mas pode trocar energia com a vizinhança. Bolsa de gelo, botijão de gás sem usar
Propriedade extensiva: Dependem da massa da amostra. Ex: Volume (podemos ver comparando 1 saco de 2Kg de açúcar com um saco de 5kg- é obvio que ocupa maior espaço) 
Propriedade intensiva: Não dependem da massa da amostra. Ex: pontos de fusão e ebulição. 
Entalpia: faz parte da Termoquímica, que estuda os princípios da termodinâmica que envolvem as trocas de calor que ocorrem durante uma reação química, entre o sistema e o meio ambiente externo. A entalpia é uma grandeza física que mede a máxima energia em um sistema termodinâmico em forma de calor.
A maioria das reações químicas são acompanhadas pela liberação ou pela absorção de calor. Quando há liberação de calor a reação é chamada exotérmica e quando há necessidade de absorver calor para que ela ocorra, é conhecida como endotérmica.
A entalpia absoluta (H) é definida pela fórmula: H = U + PV
U = energia interna do sistema
PV= quantidade de energia associada ao conjunto sistema-vizinhança, nas CNTP. ΔH = H final (produto) – H inicial (reagente)
Calor (Q): Relaciona-se com a diferença de temperatura entre dois sistemas, a energia quando em forma de calor tende a fluir de um corpo com maior temperatura para um corpo de menor temperatura. No caso da Termoquímica, o calor é a energia que é absorvida ou que é liberada do sistema (reação química).
Calor de Reação(Qp): É a quantidade de calor trocada pelo sistema (reação) com as vizinhanças (meio externo ao sistema). Qp = ΔH
CP: calor especifico a pressão constante. 
CV: calor especifico a volume constante
Função de estado:É uma função que descreve uma relação entre duas ou mais variáveis de estado que definem o estado de um sistema termodinâmico. Designa também qualquer variável de estado assumida dependente daquelas escolhidas para definirem-se os estados do sistema e por tal tratadas como independentes.

Outros materiais