Buscar

06 Roteiro de estudo Sistema Neurovegetativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões orientadoras de Sistema Neurovegetativo.
1 – Caracterize anatomicamente as três divisões do sistema neurovegetativo.
2 – Caracterize a neurotransmissão no Sistema Neurovegetativo.
3 – No século passado se acreditava que as vísceras eram todas inervadas pelas divisões simpática e parassimpática, e que estas exerciam efeitos antagônicos sobre elas, controlando as suas atividades. Discuta esta afirmação à luz do conhecimento atual.
4 - No século passado se acreditava que o sistema neurovegetativo exercia uma influência sobre as vísceras de forma desvinculada com a nossa vontade, e por isso foi denominado sistema nervoso autônomo. Discuta esta colocação.
5 – O sistema neurovegetativo atua sobre as vísceras possibilitando a manutenção de um estado de funcionamento homeostático. Todavia, ela também adapta o funcionamento do organismo às mudanças do meio ambiente, promovendo as alterações indispensáveis à nossa sobrevivência. Discuta o assunto e exemplifique com situações em que isto ocorre.
6 - O sistema neurovegetativo não contribui apenas com a manutenção da homeostasia, visto que ajuda a compor a expressão de comportamentos. Discuta o assunto e exemplifique.
7 – De forma geral, qual o efeito de uma ativação da divisão simpática e parassimpática sobre o funcionamento de nosso organismo?
8 – Especifique a atuação das divisões simpática e parassimpática sobre órgãos ou sistemas específicos.

Outros materiais