Buscar

RESUMO DOS SISTEMAS

Prévia do material em texto

SISTEMA NERVOSO
É dividido em: 
Sistema Nervoso Central: consiste no encéfalo e na medula espinhal. É o centro de integração e comando do sistema nervoso, ele interpreta as entradas sensoriais e ordena as respostas motoras.
Sistema Nervoso Periférico: É formado por nervos que emergem do encéfalo. Estes atuam como linha de comunicação que unem todas as partes do SNC.
CÉREBRO
O cérebro é a porção mais maciça e o principal órgão do Sistema Nervoso. Ele é responsável por comandar ações motoras, estímulos sensoriais e atividades neurológicas como a memória, a aprendizagem, o pensamento e a fala.
Ele é formado por duas metades, os hemisférios direito e esquerdo, separados por uma fissura longitudinal. Os dois hemisférios compreendem o telencéfalo.
DIENCÉFALO
Consiste em o tálamo, o hipotálamo e o epitálamo.
TRONCO ENCEFÁLICO
Consiste em Mesencéfalo, Ponte e Bulbo.
CEREBELO
Ele é relacionado com a manutenção do equilíbrio corporal, controle do tônus muscular e aprendizagem motora.
MENINGES
Todo o Sistema Nervoso Central é revestido por três membranas que o isolam e protegem, as meninges.
As meninges são:
Dura-máter: É a mais externa, sendo espessa e resistente. Formada por tecido conjuntivo rico em fibras colágenas. A sua porção mais externa fica em contato com os ossos.
Aracnoide: É a membrana intermediária, entre a dura-máter e a pia-máter. Sua estrutura parece uma teia de aranha, por isso o seu nome.
Pia-máter: É a mais interna e delicada, em contato direto com o SNC.
A aracnoide e a pia-máter são separadas pelo líquido cefalorraquidiano ou liquor. Ele confere proteção mecânica e amortecimento de choques aos órgãos do Sistema Nervoso Central. Ainda oferece nutrientes ao cérebro.
MEDULA ESPINAL
A medula espinhal é a parte mais alongada do sistema nervoso central. É uma via de condução bidirecional, tanto levando informações como recebendo mensagens do encéfalo. Está protegida por ossos,meninges e LCS. Possui 12 pares de nervos cranianos e 31 de nervos espinhais. 
NERVOS CRANIANOS (fazem conexão com o encéfalo e ligam-se ao tronco encefélico)
Olfatório-sensitivo
Óptico-sensitivo
III e IV. Oculomotor e troclear- motor.
V e VII. Trigêmio e Facial – misto
VI. Abducente-motor (mastigatório)
VIII. Vestibulococlear- sensitivo (cabeça e pescoço)
IX e XII. Glossofaríngeo- misto e Hipoglosso-motor(língua)
X e XI. Vago-misto e Acessório-motor. (esôfago).
NERVOS ESPINHAIS
8 = cervicais; 12= toracicos; 5= lombares; 5+1 = sacrais e coccigenos. 
SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP)
Fornece essas ligações entre o mundo exterior e o nosso corpo. Fibras nervosas brancas percorrem cada parte do corpo, possibilitando que o SNC receba informações e execute suas decisões. 
O SNP inclui todas as estruturas neurais que se localizam externamente ao encéfalo e a medula espinal, que são os receptores sensoriais, os nervos periféricos e os seus glânglios associados e as terminações motoras eferentes.
Os nervos são cordões formados por fibras nervosas dispostas paralelamente e envoltas por tecido conjuntivo. Essas estruturas são responsáveis por unir o sistema nervoso central aos órgãos do nosso corpo, conduzindo, pelas fibras, os impulsos nervosos.
Gânglios
Os gânglios são regiões dilatadas que estão localizadas nos caminhos percorridos pelos nervos. Eles são formados por acúmulos de corpos celulares e estão situados fora do SNC.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
O coração tem quatro câmaras- dois átrios (superiores) e dois ventículos (inferiores). A repartição interna que divide o coração longitudinalmente é chamada de septo interatrial onde separa os átrios e de septo interventricular onde separa os ventrículos. A função básica do sistema cardio vascular é de levar material nutritivo e oxigênio ás células.
PERICÁRDIO
O pericárdio é a membrana mais externa. É um saco fibroso e seroso que recobre todo o coração como se fosse um saco. O pericárdio tem as seguintes características: Separa o coração dos outros órgãos do mediastino; Sustenta o coração no mediastino; Limita sua expansão durante a diástole ventricular. 
MIOCÁRDIO
O miocárdio consiste em tecido muscular cardíaco (tecido encontrado somente no coração) cuja contração e relaxamento de suas células promovem o bombeamento de sangue.
ENDOCÁRDIO
Endo” quer dizer dentro. O endocárdio é uma camada fina de epitélio escamoso simples que recobre as paredes internas do miocárdio. Reveste as valvas cardíacas e a cordas tendíneas e é contínuo com o tecido epitelial que recobre os grandes vasos sanguíneos.
CIRCULAÇÃO
Pequena Circulação (Pulmonar) Coração – pulmões – coração.
Começa no ventrículo direito artéria tronco pulmonar valvas semilunares do tronco pulmonar artéria pulmonar esquerda e direita pulmões (hematose) veias pulmonar esquerda e direita átrio esquerdo. 
Grande Circulação (Sistêmica) Coração- todo o corpo- coração. 
Começa no ventrículo esquerdo artéria aorta valva semilunar da aorta distribuído ao corpo e retorna ao coração no Átrio direito veia cava superior e inferior no átrio direito. 
SISTEMA LINFÁTICO
É uma rede complexa de vasos e pequenas estruturas chamadas de nódulos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático dos tecidos de volta para o sistema circulatório.
Funções: 
Remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais.
Absorção dos ácidos graxos e transporte subseqüente da gordura para o sistema circulatório.
Produção de células imunes.
Ducto Linfático Direito: Conduz a linfa para circulação sanguínea nas seguintes regiões do corpo: lado direito da cabeça, do pescoço e do tórax, do membro superior direito, do pulmão direito, do lado direito do coração e da face diafragmática do fígado.
Ducto Torácico: Conduz a linfa da maior parte do corpo para o sangue.
Órgãos Linfáticos:
BAÇO: “Limpa” o sangue, funcionando como um filtro desses fluído tão essencial. O baço também tem participação na resposta imune, reagindo a agentes infecciosos. Inclusive, é considerado por alguns cientistas, um grande nódulo linfático.
LINFONODOS: São os órgãos linfáticos mais numerosos do organismo. Armazenam células brancas (linfócitos) que tem efeito bactericida, ou seja, são células que combatem infecções e doenças. Eles também liberam os linfócitos para a corrente sanguínea. Possuem estrutura e função muito semelhantes às do baço.
Tonsilas Palatinas (amígdalas), Tonsila Faringea (Adenoides)
Timo: Considerado um órgão linfático por ser composto por um grande número de linfócitos e por sua única função conhecido que é de produzir linfócitos.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Função: 
Troca de gases com o ar atmosférico, assegurando permanentemente concentração de oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas.
Eliminação de gases residuais, que resultam dessas reações e que são representadas pelo gás carbônico.
Este sistema inclui: nariz, cavidade nasal, faringe, laringe, traquéia, brônquios,pulmões, bronquíolos e alvéolos pulmonares.
NARIZ: é a porta de entrada no trato respiratório através de duas aberturas chamadas de narinas. Tem por função: umedecer, filtrar e aquecer o ar além de conter receptores olfatórios.
FARINGE: Tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço. É situada atrás das cavidades nasais e a frente das vértebras cervicais. É constituída por músculo esquelético. E tem por função a passagem do ar e alimento. Pode ser dividida em:
Nasofaringe: porção superior da faringe.
Orofaringe: porção intermediária da faringe.
Laringofaringe: porção inferior da faringe.
LARINGE: Possui três funções
Fornece uma via livre para a passagem de ar e agir como mecanismo alternador para direcionar o ar e o alimento (cartilagem epiglote).
Produção de voz, por conter as preguas vocais
É constituída por: cartilagens,músculos e ligamentos.
São 9 cartilagens: 3 únicas (tireóide, cricóide e epiglote). E 3 pares ( aritenóides, cuneiformes e corniculadas).
TRAQUÉIA: É um tubo constituído por anéis cartilagíneos na qual irá direcionar o ar para ospulmões e situa-se anterior ao esôfago e apenas sua terminação desvia ligeiramente para direita, visto que o coração esta no centro. O seu limite é chamado de Carina.
BRÔNQUIOS: São divididos em direito (lobos superior, médio e inferior) é mais vertical, curto e largo e em esquerdo ( lobos superior e inferior. Os brônquios são subdividos em: lobares três para direita e dois para esquerda. Os brônquios lobares se ramificam em brônquios segmentares na qual são sem cartilagens, a partir disso se dividem novamente só que em porções menores sendo chamados de bronquíolos e apartir disso surgem os alvéolos pulmonares que são pequenos sacos de ar composto por capilares sanguíneos é onde ocorre a troca gasosa e podem ser vistos apenas com o auxílio de microscópio
Pulmões: Ocupam toda cavidade torácica, do diafragma ate à clavícula, justapostos as costelas. É a linha final de via respiratória.
Pulmão direito: É mais espesso e largo,também mais curto possui três lobos e duas fissuras chamadas de obliqua que separa o lobo inferior dos lobos médio e superior e a fissura horizontal que separa o lobo superior do médio.
Pulmão esquerdo: É menor do que o direito é dividido em lobo superior e inferior e é subdividido em fissura obliqua. Apresenta concavidade por conta da incisura cardíaca. As pleuras formam uma fina camada dupla serosa que envolve e protege cada pulmão. 
Pleura parietal: camada externa, aderida á parede da cavidade torácica e ao diafragma
Pleura visceral: camada interna reveste os pulmões.
Cavidade Pleural: líquido lubrificante reduz o átrio e favorece o deslizamento das camadas durante a respiração.
Hilo do pulmão: é a região que possuem estruturas que chegam e saem dos pulmões brônquios principais, artérias pulmonares, veias pulmonares, artérias e veias bronquiais e vasos linfáticos. 
SISTEMA DIGESTÓRIO
É constituído por:
Trato Gastrointestinal (cavidade oral, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso).
Órgãos Digestórios Anexos: (dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar, fígado e pâncreas).
Funções:
Transformação mecânica e química das macromoléculas alimentares ingeridas.
 Transporte de nutrientes para os capilares sanguineos da mucosa do intestino.
Eliminação de resíduos alimentares.
Atividades Funcionais do Sistema Digestivo: Ingestão, Mastigação, Deglutinação, Digestão, Absorção, Peristaltismo Rítmico, Defecação. 
CAVIDADE ORAL: É revestida por uma mucosa. Seus limites são anteriormente aos lábios, lateralmente as bochechas, superiormente o palato e inferiormente a língua. A língua é responsável pela captura do alimento e constantemente o reposiciona entre os dentes, também mistura o alimento com saliva e forma uma massa compacta chamada de bolo depois inicia a deglutição empurrando o bolo posteriormente para a faringe. A língua também nos ajuda a pronunciar algumas consoantes quando falamos. Os dentes ajudam no processamento do alimento rasgando-o e triturando-o em porções menores.
As glândulas salivares são responsáveis por umidificar os alimentos para a formação de bolo alimentar. As principais são a glândulas parótidas, sublingual e submandibular.
Esôfago: Tubo fibro-músculo-mucoso que vai do pescoço ao tórax através do mediastino do tórax e pentra o diafragma no hiato esofágico entrando no abdômen e mede cerca de 25 cm.
Estômago: é um tanque de armazenamento temporário onde começa a degradação química das proteínas. Está situado no abdomêm, abaixo do diafragma estando anteriormente ao pâncreas e superiormente ao duodeno e a esquerda do fígado. Ele é dividido em: cárdia, fundo, corpo e piloro.
Intestino Delgado: É o maior órgão digestório do corpo,dentro de seus caminhos sinuosos a digestão é completada e ocorre praticamente toda a absorção. Se estende do esfíncter do piloro ate o ostio ileal. Possui três subdivisões: o duodeno, o jejuno e o íleo.
Intestino Grosso: É dividido em 4 partes principais.
Ceco(cecum)
Cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmóide)
Reto
Ânus.
Possui função de absorção de água, síntese de vitaminas pelas bactérias intestinais e eliminação de resíduos através das fezes.
Fígado: É a mais volumosa vícesa abdominal. Localizada na região superior direita do abdômen e tem como função a produção de bile(digestão de gordura). Possui o lobo direito e o lobo esquerdo sendo dividindo por um ligamento chamado de falciforme.
Vesícula Biliar: É basicamente um órgão de armazenamento de bile.
Pâncreas: É achatado no sentido Ântero posterior ao estomago que se estende no abdômen. É dividido em cauda, corpo e cabeça. Ele é importante no processo da digestão porque produz enzimas que degradam todas as categorias de alimento, as quais são liberadas no duodeno. O produto exócrino chamado de ducto pancreático é localizado no centro do órgão.
PERITÔNIO: É uma bicamada de tecido conjuntivo que protege as víseras.
Reveste a parede adbominal = peritônio parietal.
Resveste as víceras = peritônio visceral
Espaço entre os folhetos parietal e visceral do peritônio = cavidade peritoneal.

Continue navegando