Buscar

Velocidade de reações - química geral

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
Este experimento foi feito com base nos conhecimentos sobre os fatores que alteram a velocidade de uma reação, como por exemplo, a temperatura, a superfície de contato e a concentração dos reagentes da reação química que será analisada. 
Objetivo
Observar e entender como tais fatores interferem na velocidade das reações.
Resultados e Discussão
Na primeira parte do experimento usou-se a variação de temperatura para observar a diferença na velocidade das reações. Utilizou-se água quente em um béquer e a mesma quantidade de água gelada em outro béquer, e foi adicionado ¼ do comprimido efervescente em cada béquer.
O observado foi que a reação em água quente ocorreu em 21 segundos, enquanto a reação em água gelada ocorreu em 43 segundos. Conclui-se que a reação em água quente é mais rápida pelo fato de, com uma maior a temperatura há uma maior agitação das partículas, fazendo com que a chance de ocorrer à interação entre as mesmas seja maior.
	NaHCO3 + H+ → Na+ + H2O + CO2
Na segunda parte do experimento usou-se a superfície de contato para observar a diferença na velocidade das reações. Foi adicionada a mesma quantidade de água à temperatura ambiente em dois béqueres. Em seguida foi adicionado a um béquer ¼ do comprimido efervescente, e no outro foi adicionado ¼ do comprimido efervescente triturado.
O resultado observado foi que o comprimido triturado foi dissolvido mais rápido pelo fato de haver uma maior superfície de contato entre o sólido e o líquido, fazendo com que a interação entre os mesmos seja mais direta e rápida. Logo a reação do comprimido triturado foi mais rápida que a reação do comprimido inteiro.
Tempo do comprimido triturado: 6 segundos
Tempo do comprimido inteiro: 27 segundos
A reação é mais rápida quando o comprimido está triturado, pois apresenta maior superfície de contato que o comprimido inteiro.
		NaHCO3 + H+ → Na+ + H2O + CO2
Na terceira parte do experimento, usou-se a concentração de um dos reagentes para analisar a variação da velocidade das reações.
Em um béquer foi adicionado 5 ml de Vinagre e em outro béquer foi adicionado 10 ml de Vinagre, e nos dois béqueres a mesma quantidade de água. Ao mesmo tempo foram acrescentados 0,2g de NaHCO3 (Bicarbonato de Sódio) no béquer que continha 10 ml de Vinagre, e no outro béquer com 5 ml de Vinagre foi acrescentado também 0,2g de (Bicarbonato de Sódio).
O observado foi que a reação que continha maior concentração de Vinagre demorou mais a ser finalizada totalmente em comparação com a reação ocorrida no béquer em que havia apenas 5 ml de Vinagre. Logo a reação entre o Bicarbonato de Sódio e o Ácido Acético do vinagre é muito mais rápida quando se tem menor concentração de vinagre, ou seja, a concentração em relação ao outro béquer é menor.
	
	NaHCO3 + CH3COOH → CH₃COONa + CO₂ + H₂O
Questões
Cada comprimido efervescente contém bicarbonato de sódio (1854mg), carbonato de sódio (400mg), ácido acetilsalicílico (325mg), ácido cítrico (1413mg).
Fórmula: NaHCO3	(H₂CO₃)
Estrutura química: NaHCO₃ + H₂O → NaOH + H₂O + CO₂ ↑
 Em contato com a água, o bicarbonato de sódio (NaHCO3) reage com os ácidos, e libera CO2, como o gás é pouco solúvel em água ele é liberado da solução em forma de bolas (efervescência).

Continue navegando